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Dos lençóis à moda praia, empreendedora conta com suporte do Sebrae para crescer

Empresária de Itaguaí conta que a instituição mostrou que ela poderia ir muito além do que imaginava
Por Carla Gomes, de Itaguari
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A empreendedora Zilda Borges, que criou a marca Z Luxos, em participação na Febratex (Fotos Acervo pessoal Zilda Borges e Luciene Moreira)

Quem acompanha o crescimento rápido de Zilda Borges com sua marca Z Luxos, em Itaguari, não imagina as batalhas que essa mulher, mãe e empreendedora enfrentou. Zilda vendia lençóis no ano de 2023 e decidiu mudar de ramo, porque não tinha o retorno esperado. Em meio a todas as mudanças profissionais, ela também enfrentava questões pessoais. “Quando decidi mudar, foi na mesma época em que eu estava me separando. Foi muito difícil, mas hoje as coisas estão se ajeitando. Resolvi vender outra coisa, porque lençol é um produto que não tem muito giro. Então, decidi investir em outro ramo: optei por moda praia e comecei a desenhar minhas peças e vender em abril deste ano”.

A Z Luxos é uma loja virtual, criada em abril de 2024. Dois meses depois a empresária já tinha CNPJ da empresa e, na mesma época, já integrava o programa Sebrae GO Moda. “Logo que comecei chegou a proposta do Sebrae para participar da iniciativa. Os acompanhamentos e consultorias que tive nesse período fizeram toda a diferença no meu negócio e ampliou minha visão do empreendimento. Deu aquele tchan para pensar a minha marca e apresentá-la de uma forma mais profissional”, conta.

Ao longo de 10 meses de atendimento, o programa rendeu frutos para Zilda, já que a iniciativa otimizou a ida da empreendedora para rodada de negócios da Amarê Fashion, em Goiânia, e também a sua participação na missão do Sebrae a Santa Catarina na Febratex, ambos eventos no mês de agosto deste ano.

“Na Amarê participei da rodada de negócios. Para mim proporcionou conexões e ampliação de networking. Achei interessante poder estar no grupo. Adquiri muito conhecimento. Na Febratex conheci empreendedores de todo país e até no exterior. É a maior feira têxtil das Américas. Levei a nossa moda goiana para vários locais. Nunca imaginei que chegaria tão longe”, comemora.

Zilda faz uma comparação da sua empresa com o crescimento de uma criança. “Eu estava engatinhando e o Sebrae me ensinou a andar. Quando cheguei na Amarê e vi tudo que era proposto no local, percebi que poderia muito mais. Participar dessa iniciativa me trouxe a sensação que posso ir longe. Passei a ter uma visão geral em torno da questão da moda. Eu me sentia pequenininha e agora me sinto grande”, disse.

Já a participação na Febratex, Zilda afirma que foi um marco na sua vida. “Lá eu pude vivenciar, desde a fabricação da malha até as novas tecnologias de máquina, da indústria têxtil, e pude trocar ideias. O networking também estava presente o tempo todo. Visitamos também a fábrica DeClaus, que é a fábrica da Renner. A grandiosidade de uma fábrica daquela, desde o início do projeto, a tecnologia que a fábrica usa para fazer as peças, a tecnologia que eles usam para a entrega, desde o início até o final. Nossa, foi enriquecedor, muito enriquecedor”, afirma admirada.

A consultora madrinha do programa GO Moda Lu Moreira destaca que a empresária se dispôs a fazer o que foi proposto pela iniciativa e, por esse motivo, Zilda se sobressaiu. “Praticamente ela começou junto com o projeto e foi importante para ela nesse sentido. Zilda conseguiu entender os detalhes técnicos tanto do produto quanto da parte financeira, e do negócio como um todo. E essa participação fora da cidade, pelo que ela me relatou e a gente percebe, fez ela sair daquele circuito que convivia e abriu sua visão dela para todas as possibilidades que ela tem”, diz.

Lu Moreira destaca ainda que com a viagem para a missão em Santa Catarina Zilda deu novas opções para o seu empreendimento. “A missão era uma feira de fornecedores, principalmente aeropúblicos, mas ela teve acesso a muitos fornecedores interessantes para a área dela, de tecidos, obviamente. Zilda se conectou com muitas pessoas. Além do networking, ela pôde ver outras habilidades de material para utilizar, de acabamentos”, explica.

A consultora, além de pontuar a participação da empreendedora fora de Itaguari, também disse que foi repassado para a Zilda dicas sobre inteligência artificial. “Além disso, repassamos como aproveitar melhor ferramentas básicas que ela pode usar para o dia a dia, tanto para planejar, quanto para criar mesmo, com gerador de imagem. Dei umas dicas bem pontuais para ajudar nesse início, na estruturação”.

E como o sonho não pode parar, Zilda já tem um local para o seu próximo passo: inaugurar sua loja física.

SERVIÇO

Instagram: @zluxos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

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