ASN GO
Compartilhe

Em Anápolis, Sebrae sedia encontro regional de Cidades Empreendedoras

Iniciativa contou com a parceria da Prefeitura, do Governo do Estado, da Associação Goiana de Municípios (AGM), e da Federação Goiana de Municípios (FGM), e teve como objetivo fortalecer ações de incentivo e fortalecimento do empreendedorismo
Por José Aurélio Mendes Soares
ASN GO
Compartilhe

O Município de Anápolis foi escolhido para receber a quinta edição do programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae Goiás e parceiros. O encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira, 22/03, contou com a participação de prefeitos, secretários, vereadores, lideranças de setores produtivos e representantes de classe de 60 cidades circunvizinhas. O prefeito Roberto Naves foi representado, na ocasião, pelo vice, Márcio Cândido, enquanto o Governador Ronaldo Caiado enviou o Secretário de Retomada Econômica, César Moura.

Empreendedorismo

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Ubiratan da Silva Lopes, o objetivo do encontro regional é alinhar ações que visem a criação de ferramentas, ou seja, de políticas públicas voltadas para o fomento ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda. Segundo Ubiratan Lopes, no ano passado, mais de 3,9 milhões de novos CNPJs (novas empresas) foram criados no Brasil e mais de 2,7 milhões de empregos com carteira foram gerados. E, dentro desse contexto, as micro e pequenas empresas tiveram um papel fundamental. “Somos um povo naturalmente empreendedor. Só precisamos de orientação”, resumiu ele.

 

-

Nesse sentido, o programa Cidades Empreendedoras foi criado para unir esforços do poder público e das entidades, para que o empreendedorismo tenha apoio dentro dessa fase de retomada da economia. Na mesma linha, o gerente da região Centro-Leste, Sérgio Carvalho e o superintendente do Sebrae em Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, expuseram a importância dessa conjugação de esforços no intuito de fomentar o empreendedorismo.

O vice-prefeito Márcio Cândido destacou que a Prefeitura tem “trabalhado incansavelmente pelo desenvolvimento de Anápolis e região, citando que através de parcerias, projetos importantes estão em curso, dentre eles, o Espaço do Empreendedor. Além disso, citou que o prefeito Roberto Naves trabalha para viabilizar o polo industrial municipal com perfil tecnológico.

-

Cidade Empreendedora

Ainda, fizeram uso da palavra, os secretários estaduais César Moura (Retomada) e Joel Sant`Anna Braga (Indústria e Comércio); o presidente da FGM, Haroldo Naves; o prefeito de Abadiânia, José Diniz, que também é vice-presidente da AGM, detalhando as iniciativas ligadas ao programa Cidades Empreendedoras, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios”, disse o secretário César Moura.

-

Em seu discurso, Moura, considerou que o resultado de Goiás no ramo de serviços vai ao encontro de outros índices positivos conquistados, graçasao espírito empreendedordo povo goiano, os esforços do governo e a parceria com o programa do Sebrae. “Em 2021, Goiás foi líder na geração de emprego no Centro-Oeste, e alcançou a 8ª posição nacional, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este dado é resultado da combinação de políticas públicas adotadas pelo governador Ronaldo Caiado, com foco no desenvolvimento de micro e pequenas empresas, responsáveis pela maioria dos postos de trabalho ocupados”, exemplificou o secretário.

-

-

Rede e criatividade

A última parte da programação ficou a cargo da palestrante Karina Zapata. Especialista em Desenvolvimento Regional, formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado em Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona. Karina é empreendedora social e facilitadora de processos e estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial. Segundo ela, um dos pilares do empreendedorismo coletivo é a necessidade das pessoas estarem em rede. “Na rede tudo fica junto, a opinião das pessoas, diante suas competências, são ouvidas. O processo de aprendizagem em rede é ágil. É a combinação de competências que aumenta repertórios, promove melhorias e diferenciação no mercado”. A mediadora ainda salientou a necessidade de protagonismo na região.

“Não é o dinheiro que vai desenvolver os municípios, o desenvolvimento depende da capacidade local de aprendizagem, identificando os potenciais culturais, sociais. Todas os representantes dos municípios, empresários ou não, são responsáveis em criarem oportunidades. Só assim o município vai avançar. Precisamos de liderança, para promover projetos inovadores para destacar os territórios”, afirmou a palestrante. O próximo evento do Cidade Empreendedora será em São Miguel do Araguaia, na primeira quinzena de junho.