A empresa Canalcór Soluções em Seguros está há quase 15 anos no mercado, fica localizada em Itaberaí, no Oeste Goiano, e possui 15 colaboradores. Este ano, a empresa ganhou o troféu “Os mais lembrados de 2023”, evento realizado pela Aciapi e CDL da cidade. Quem escuta essa história de sucesso não imagina o que o seu proprietário passou para alcançar esse patamar de sucesso.
“Se você acha que o fundo do poço é o fim, se enganou, pois existe o porão do fundo do poço e era exatamente onde eu estava.” É com essa afirmação que Jonhson Bessa, idealizador da Canalcór Soluções em Seguros, começa a entrevista para falar como o Empretec mudou sua vida.
O empreendedor participou da primeira turma do seminário em Itaberaí há 18 anos e, segundo ele, foi um divisor de águas em sua vida. “Nessa época, o seminário durava uns dez dias. Começava na sexta e ia até o domingo da outra semana. Eu me achava o melhor de todos e vi que não é nada disso. Todo empreendedor tem seus pontos positivos e suas falhas e precisa se conhecer para conseguir prosperidade nos negócios. Muitas pessoas acreditam que o problema da sua empresa está da porta para fora, mas, na realidade, o verdadeiro problema está dentro. Poder ler as pessoas e entender o seu papel enquanto empreendedor são algumas das ferramentas que podem utilizar. O Empretec te dá várias ferramentas e aí depende de você se quer usá-las ou não”, destacou.
Jonhson, antes de fazer o Empretec, atuou em várias áreas, como vendedor de produtos agrícolas e proprietário de uma confecção. Empreendimento que estava à frente quando fez o seminário. Com apenas o ensino fundamental, não gostava de estudar, mas sempre foi muito curioso e lia muito sobre negócios. Na época, sua fonte de informação era a revista Exame e artigos do pai da administração, Peter Drucker.
“Sempre tive a veia empreendedora e achava que sabia tudo com o que aprendia com a leitura. Mas nada dava certo. O Empretec me mostrou outra realidade. Eu me lembro que, no segundo dia, teve uma dinâmica de umas argolas. E quando vêm os feedbacks, parece que está todo mundo te olhando e você é o único que erra. Mas, para mim, ficou muito claro os pontos que precisavam ser melhorados e a vontade que tive foi de parar. Acreditava que estava errado e que não daria conta. São muitas emoções, porque você começa a apontar o dedo para você e se conhecer. O Empretec foi determinante e maravilhoso; você sai com muita informação e motivação”, relembrou.
Ele afirma ainda que, quando fez o seminário, já estava praticamente falido e que, após três meses, teve que fechar a confecção. “Depois que quebrei, eu pensei não ter nada a perder. Então, pedi para um consultor entrevistar três pessoas para saber quem é o Jonhson e observei quantos erros tinha na minha administração. De novo, me senti injustiçado, mas mudei essa visão em uma semana. Eu não tinha alternativa, muitos cobradores, muito sacrifício, morando no fundo da casa da minha mãe de favor e com um Fusca sem o banco de passageiro e o assoalho ruim. Aí eu já não tinha como. Eu não tinha dinheiro para nada. Já tinha decretado falência”, contou.
Com esse sentimento, mas com a esperança de que as coisas poderiam melhorar, Jonhson começou a atuar em consultoria e realização de eventos, mas foi no segmento de seguro que se firmou e montou sua empresa, que hoje é reconhecida em todo o Estado de Goiás. Dessa forma, Jonhson decidiu usar as ferramentas do Empretec na criação do seu negócio: busca de informação, planejamento.
“Para mim, o seminário é uma caixa de ferramentas com suas características, seus comportamentos. Porém, para dar certo, é preciso que você queira mudar e colocar em prática tudo que aprendeu. Depende de você querer. A gente tem medo do sucesso porque somos mais cobrados e você vai ter mais responsabilidade, e é pesado. Mas quem quer, tem que fazer a parte dele para dar certo. Eu era um cara antes do Empretec. Hoje eu mudei. Para mim, é determinante. Se você não se conhece, em algum momento você vai se perder, e o Empretec fez com que eu me conhecesse. Abriu a minha mente para feedback e passei a aceitar de uma forma menos dolorosa. O Empretec foi um divisor de águas”, finalizou.
De acordo com o site da Canalcór, inicialmente, o nome da empresa era Solução Seguros e o empreendimento surgiu da vontade de criar uma empresa inovadora no mercado de seguros, que prioriza um atendimento de excelência para garantir a satisfação e superar a expectativa de cada cliente.
Jonhson afirma que, para manter a credibilidade da empresa, possui uma equipe altamente comprometida e qualificada, além de parcerias sólidas com as melhores seguradoras do mercado, oferecendo diversas modalidades de seguro.
A mudança de nome para Canalcór ocorreu em 2020, com a visão de uma melhoria na marca, para transmitir a personalidade da empresa de se tornar cada vez mais jovem, digital e próxima do cliente. Já a motivação vem do reconhecimento e da confiança depositada pelos parceiros e clientes.
Conheça o Empretec no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/empretec/
SERVIÇO
Canalcór Soluções em Seguros
Instagram: @canalcor
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn