Um grupo de 65 empreendedoras de Niquelândia esteve em Goiânia no último sábado, 7, para uma missão técnica organizada pelo Sebrae Goiás, com o objetivo de conhecer a tradicional Feira da Lua e colher referências para a criação da Feira da Mulher Empreendedora, prevista para ser lançada no município até abril deste ano. A iniciativa da criação da feira foi da vereadora Carmen Lúcia Costa de Oliveira Ferreira, e conta com o apoio direto do Sebrae.

Segundo a analista de microrregião da Regional Norte do Sebrae Goiás, Leidiane da Silva, o projeto é resultado de um trabalho contínuo iniciado ano passado, dentro do programa Sebrae Delas, que já promoveu oficinas e capacitações em finanças, marketing e transformação digital. “O grupo que atendemos em Niquelândia é de 160 mulheres então a feira será grande. Depois desse benchmarking vamos continuar o trabalho de capacitação em áreas estratégicas como vendas, qualidade dos produtos, estoque, precificação entre outros temas”, contou Leidiane.
A programação incluiu ainda momentos de integração e orientação sobre como cada participante poderia aproveitar a missão técnica de acordo com seu segmento de atuação, como artesanato, moda e alimentação. Durante a visita, as empreendedoras puderam observar a organização dos estandes, o fluxo de clientes e a diversidade de produtos comercializados na Feira da Lua, considerada uma das mais tradicionais da capital.

A experiência prática foi apontada como essencial para que o grupo possa planejar, com mais clareza, a estrutura e o funcionamento da futura feira em Niquelândia. Gisele Bernard de Oliveira, que trabalha com venda de vestuário feminino estava empolgada nos corredores da feira. Para ela, conhecer essa feira tão tradicional em Goiânia é dar um norte para todas do grupo, já que estão na fase de obter conhecimento, aprender como destacar cada mercadoria, como chamar a atenção dos clientes e vender.
“A nossa expectativa é grande e o Sebrae está sendo muito importante nessa jornada porque estamos aprendendo muito. É como se a nossa visão e nossa mente ampliasse para entender o que não sabíamos e que vai nos trazer muito benefícios como empreendedoras”, avaliou.
A vereadora Carmen Lúcia destacou que a missão técnica representa um marco para o fortalecimento da autonomia financeira das mulheres do município e reforçou a importância de dar visibilidade ao trabalho das empreendedoras locais. “As mulheres precisam mais do que nunca lutar pelos seus espaços e ter o seu dinheiro no bolso. E essas mulheres precisam internalizar que são empreendedoras e precisam trabalhar com qualidade para que a nossa feira tenha sucesso e seja referência no norte do estado”, explicou.

A parceria com o Sebrae, segundo a vereadora, vem de encontro ao anseio do grupo e traz ainda mais determinação e esperança para essas empreendedoras que estão muito engajadas em todos os processos. “A analista Leidiane, o gerente André Moura, todos vocês do Sebrae fazem total diferença. Eu pensei, tive um sonho e quando vocês apareceram ficou muito maior do que eu imaginava e isso é muito bom”, analisou Carmen Lúcia.

“A expectativa é que a Feira da Mulher Empreendedora se torne um espaço de referência para negócios liderados por mulheres, para ampliar oportunidades e consolidar a presença feminina no mercado e, com o Sebrae Goiás ao nosso lado, trilhar esse caminho do empreendedorismo é mais tranquilo porque sabemos da competência da instituição.”
Homenagens na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Além da visita à Feira da Lua, o grupo foi recebido na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde recebeu homenagem como representantes das mulheres empreendedoras de Niquelândia, por meio do deputado Cristóvão Tormin. Cada uma recebeu um certificado. A vereadora Carmen Lúcia Costa de Oliveira Ferreira foi agraciada com a medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria da Alego, pelo trabalho desenvolvido com o empreendedorismo feminino desde que assumiu a vereança em Niquelândia.

A vereadora Carmen Lúcia Costa de Oliveira Ferreira foi agraciada com a medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria da Alego, pelo trabalho desenvolvido com o empreendedorismo feminino desde que assumiu a vereança em Niquelândia.

