João Victor quer ampliar seus conhecimentos para atender melhor os clientes. Experiente em sua área, o senhor João das Graças busca crédito e, principalmente, orientações sobre como fazer bom uso do dinheiro. E as amigas Juliene e Rosimeire desejam sair da informalidade e profissionalizar seus negócios. Todos eles têm algo em comum: o Sebrae.

Os quatro foram atendidos – entre dezenas de outros empreendedores – por consultores durante a Caravana Empreender com Você, realizada na quinta-feira (28), na cidade de Itauçu, no centro-leste do estado. Os atendimentos ocorreram na Unidade Móvel do Sebrae Goiás, instalada ao lado da Prefeitura Municipal, parceira do evento. Durante todo o dia, foram ministradas palestras voltadas a micro e pequenos empresários interessados em dar novos rumos aos seus negócios.
“São ações voltadas para o desenvolvimento local”, ressaltou o gerente regional do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil. Ele destaca a importância da parceria com a administração de Itauçu para a realização da caravana na cidade. “O apoio do gestor municipal é uma demonstração de que a união de esforços é o caminho para uma economia pujante”, afirmou Monturil, referindo-se ao prefeito Clayton Melo (UB).

João Victor Bueno Lopes, consultor de gestão de pessoas, passou pela Unidade Móvel do Sebrae para se atualizar sobre novidades que possam ser úteis no relacionamento com seus clientes. O que mais lhe chamou a atenção foram as soluções voltadas para o atendimento on-line. “A nossa região precisa de eventos desse tipo, uma oportunidade de acesso a novos conhecimentos”, disse.
Já João das Graças de Oliveira é proprietário de uma pequena fábrica de condimentos, a Tempero Ita. Ele também buscou a Unidade Móvel em busca de informações sobre como conseguir crédito para seu negócio. Recebeu orientações sobre fomento público, dicas de instituições financeiras e, principalmente, compreendeu a importância de entender qual o valor ideal do empréstimo e como utilizá-lo de forma consciente.

Juliene Abadia e Rosimeire Santos chegaram juntas, com o mesmo objetivo: a formalização. As amigas atuam em ramos diferentes – Juliene é artesã, enquanto Rosimeire trabalha com locações para eventos – mas ambas querem profissionalizar seus negócios para crescerem. “Recebemos orientações bastante esclarecedoras”, afirmou Juliene. “O Sebrae abriu nossas mentes para buscar os cursos oferecidos pela própria entidade”, completou Rosimeire.
O gerente Sérgio Monturil explica que a consultoria oferecida durante a caravana também é uma porta de entrada para um relacionamento mais aprofundado com o Sebrae. Ao identificar necessidades específicas, o consultor da Caravana Empreender com Você direciona o empreendedor aos analistas da entidade, que apresentam capacitações e outros produtos do Sebrae.

Monturil afirma que Itauçu segue o perfil das cidades do interior goiano, cuja base econômica é o agronegócio. No entanto, há um setor de serviços importante, que gera emprego e renda por meio de micro e pequenos empresários, público-alvo do Sebrae. A gastronomia também se destaca na cidade, que é conhecida como a “capital dos salgados”, muito consumidos por quem passa rumo ao Rio Araguaia.
Parceria
A parceria da Prefeitura de Itauçu foi fundamental para a realização da Caravana Empreender com Você na cidade. Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Sérgio Moreira, a presença da instituição é essencial para o desenvolvimento local. “Nosso município precisa de um suporte como esse; nossos empreendedores foram fortemente beneficiados com as experiências que os profissionais do Sebrae trouxeram neste dia”, frisou.
Moreira destacou ainda que o objetivo do poder público municipal é estabelecer novas parcerias com o Sebrae, por entender que esse é um caminho importante para a qualificação dos negócios locais. “Percebemos que fomos instigados a novos desafios. Empreender, por si só, já é um desafio, e vemos que o Sebrae é um facilitador nessa jornada”, comentou o secretário.

A Caravana Empreender com Você também marcou presença no comércio de Itauçu, com visitas realizadas por assistentes e analistas do Sebrae. Além de convidarem os empreendedores para as palestras do dia e para conhecerem a Unidade Móvel, os profissionais ouviram demandas e distribuíram materiais com dicas na área de finanças.
A analista Valéria Braga reforçou a importância da educação financeira: “Gerir bem as finanças não é só uma obrigação, é o combustível para o crescimento saudável do seu negócio”, destacou.
Orientações
Durante a tarde, a consultora Sônia Couto ministrou a palestra “De Devedor a Investidor – Crédito Consciente”, no auditório da Prefeitura Municipal, para empreendedores locais. O evento abordou conceitos de educação financeira e orientou os participantes sobre como sair do vermelho.
A atividade foi bastante interativa, com os presentes compartilhando exemplos reais do cotidiano de seus negócios a partir dos ensinamentos da consultora. Sônia explicou que estar endividado significa ter dívidas com pagamentos em dia, enquanto a inadimplência começa quando há atrasos.
Embora o endividamento seja comum, a consultora destacou a importância do planejamento para que ele não ultrapasse 30% da renda mensal, sob risco de colapso financeiro. Segundo ela, é fundamental gastar menos do que se ganha e usar com moderação o cartão de crédito, que tem os juros mais altos do mercado.

Sônia também falou sobre estratégias para quitar dívidas, enfatizando a importância da negociação com credores e de um planejamento adequado para o pagamento. Após superar essa etapa, é hora de investir – começando pela reserva de emergência. “Existe uma expressão: a cada parcela que você deixa de pagar ao banco, você paga para si mesmo”, afirmou.
A consultora apontou ainda as principais causas do aperto financeiro entre empreendedores: preço de venda inadequado, despesas operacionais elevadas, inadimplência de clientes, queda nas vendas e descasamento entre os prazos de pagamento a fornecedores e o recebimento dos clientes.
Sônia reforçou que o planejamento financeiro é essencial e deve ser feito com frequência diária. “A dívida olha para o passado; o investimento, para o futuro”, frisou, incentivando os participantes a agirem imediatamente: “mapeie suas dívidas, se organize e invista sempre o que sobrar”.
Ao final, citou o escritor e empresário John L. Beckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar; fracassa por não planejar”.

Comércio digital
O encerramento da Caravana Empreender com Você em Itauçu foi marcado pela palestra “Venda Mais com WhatsApp Business”, ministrada pela consultora e instrutora Ludimila Ganzaroli. O evento reuniu empreendedores interessados em utilizar o aplicativo para alavancar as vendas. A troca de experiências entre os participantes foi um dos destaques da atividade.
Com mais de 5 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp Business é uma ferramenta simples e eficaz para o relacionamento com o cliente. Segundo Ludimila, os números confirmam sua importância no dia a dia dos negócios, “Pesquisas indicam que 70% das pessoas preferem essa plataforma para se comunicar com empresas”, destacou.

A consultora apresentou diversas funcionalidades do aplicativo voltadas ao empreendedorismo, como gerenciamento de agenda, catálogo virtual de produtos e serviços, e a possibilidade de pedidos diretos com integração ao pagamento.
De acordo com Ludimila, o WhatsApp Business proporciona um atendimento ágil, aumentando a confiança do cliente, mantendo o público informado 24 horas por dia sobre o negócio e gerando engajamento, o que se traduz em fidelização.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

