
Com criatividade e tradição, Bonfinópolis (Regional Centro-Leste) viveu uma semana especial em homenagem ao artesanato local. Para celebrar o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, a cidade promoveu diversas atividades, e na noite da última quinta-feira (20) foi realizada a palestra “Criatividade (Confiança Criativa)”, ministrada por Lavínia Lemes de Castro e Silva e organizada pelo Sebrae Goiás na histórica Estação Ferroviária.
O evento reuniu artesãos, empreendedores e autoridades locais para debater como a economia criativa pode transformar talento em oportunidade de negócio. O analista do Sebrae Fausto Silva reforçou a importância do setor: “Nosso objetivo é capacitar os artesãos e mostrar que, com boas estratégias de gestão e marketing digital, é possível ampliar mercados e gerar renda de forma sustentável”.
A palestra abordou como a confiança na própria criatividade é essencial para inovar e se destacar. Durante a apresentação, os participantes puderam trocar experiências e aprender técnicas para fortalecer seus negócios, aproveitando as tendências do mercado digital.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Bonfinópolis, que tem investido no fortalecimento do artesanato local. O prefeito Lucas Moreira de Carvalho destacou a importância do evento. “Estamos cada vez mais próximos dos empreendedores, oferecendo suporte para que possam crescer e se destacar no mercado, principalmente, por meio da Sala do Empreendedor”, disse.
O secretário de Indústria, Comércio, Cultura e Turismo, Welksson Moura, ressaltou a importância da revitalização da Estação Ferroviária para atrair visitantes e fomentar a economia da cidade e também valorizou a parceria com o Sebrae. “Comemoramos o Dia do Artesão ao longo de toda a semana e, com a parceria da instituição, trouxemos essa palestra para fortalecer ainda mais a nossa economia criativa”, afirmou.

Economia criativa e artesanato
O setor de artesanato desempenha um papel essencial na economia criativa, valorizando a identidade cultural e impulsionando a sustentabilidade financeira de pequenos empreendedores. A crescente demanda por produtos autênticos e sustentáveis tem fortalecido esse segmento, que se beneficia de estratégias digitais para ampliar sua visibilidade e comercialização.
A interação entre turismo, cultura e artesanato cria novas oportunidades para os artesãos, que podem expandir seus negócios com apoio de capacitação e orientação estratégica. O SEBRAE continua investindo no setor com cursos, consultorias e eventos que possibilitam a profissionalização desses talentos.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn