ASN GO
Compartilhe

Empreendedores viram referência em Iporá com venda de celulares e acessórios

Lemes Comercial está no mercado há cerca de dois anos e estarão em plotagem da Sala do Empreendedor
Por Carla Gomes, de Iporá
ASN GO
Compartilhe
Joana e Thiago se inspiraram na venda on-line de relógios que eles faziam para iniciar um comércio físico de celulares e acessórios (Fotos Arquivo Pessoal)

Um casal de namorados de Iporá, no Oeste Goiano, começou com o comércio de relógios pelas redes sociais e viu nessa iniciativa uma oportunidade de empreender. Esse é um resumo da história de Maria Joana Rodrigues Sousa Bezerra e seu esposo Thiago de Sousa Lemes, que usaram dessa experiência para investir em um comércio de celulares e acessórios. Assim surgiu a Lemes Comercial, uma empresa em Iporá que tem se destacado no mercado com inovação e planejamento. Os empreendedores têm uma história ligada ao Sebrae Goiás por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

Se o sonho empreendedor do casal, que começou virtualmente, em poucos meses eles já tinham o showroom na garagem da sua residência. O espaço ficou pequeno para atender com qualidade os clientes e o casal decidiu dar um passo maior, tanto na vida pessoal com o casamento, como na vida profissional, com o aluguel de um espaço para montar sua loja. A ideia foi tão positiva que Maria e Thiago pretendem mudar e ampliar o seu espaço em maio de 2025, mês em que o empreendimento completa dois anos de loja física.

“Quando mudamos, tudo melhorou. A loja deu super certo. Hoje em dia a loja é muito completa e queremos melhorar mais, tanto que nós vamos mudar de ponto novamente, porque precisamos dar mais conforto ao nosso cliente. Nós gostamos bastante de fazer promoção, chamar a atenção e precisamos de mais espaço”, explica Maria.

Sebrae chega com orientações e inovação

O Sebrae entrou na vida desses empreendedores por meio de um Agente Local de Inovação (ALI). “O Sebrae entrou na minha vida quando eu não imaginava. A Monique foi até minha loja e disse que estava tendo uns cursos de empreendedorismo e eu me interessei bastante. Participei do acompanhamento do ALI e fez toda diferença para nós”, diz a empreendedora.

Maria diz que acatava todas as orientações que recebia da consultoria. “Quando participamos desse tipo de iniciativa, temos que estar abertos. A Monique me ajudou muito. Acho que foi uma arrancada para gente crescer e melhorar. Ela me apoiou na questão da gestão financeira, modificou muito nas vendas. Ela me ensinou muito, mas quero aprender ainda mais e assim que puder vou solicitar uma nova consultoria do Sebrae”, afirmou.

Maria destacou ainda que, sempre que tem alguma dúvida como os impostos a pagar, busca a Sala do Empreendedor. “Esse é outro suporte muito bom que temos. Sou muito curiosa e gosto de andar certinha. Sempre que preciso procuro”.

A empresa recebeu orientações de uma Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae Goiás

Quanto ao fato de ser um dos três empreendimentos que será plotado na Sala do Empreendedor, Maria Joana não esconde a alegria de servir de inspiração para outros empresários de sua cidade. “Eu e o Thiago ficamos muito felizes quando soubemos que seremos um dos empreendedores plotados na sala. É uma responsabilidade muito grande servir de inspiração, mas ao mesmo tempo é uma forma de percebermos que estamos no caminho certo. Já conquistamos muitas coisas, mas não podemos parar e temos sempre que pensar em novos processos e inovação para acompanharmos o mercado”, ressalta.

Mas no começo os dois enfrentaram dificuldades na transição de carreira. Ela era blogueira e ele trabalhava como mecânico há 11 anos em regime de CLT. Maria recorda que tudo começou com a compra de cinco relógios. “Eu fiquei tomando conta do empreendimento, que foi crescendo. Nesse período fiquei grávida e continuei tocando a empresa. Depois de um tempo o empreendimento foi crescendo e conversei com o Thiago que não dava conta de olhar as crianças e cuidar da loja o tempo todo. Foi quando ele decidiu sair do emprego e investir no nosso negócio. O Thiago tem uma visão administrativa muito boa e desde que estamos juntos na loja o empreendimento tem crescido muito”, conta.

Diante dessa história, Maria Joana é categórica em dizer aos novos empreendedores que eles devem acreditar no seu empreendimento e ter perseverança. “Empreender não é fácil. Tem meses que a gente faz as contas e a vontade é de não continuar. Mas é preciso persistir. Se você acredita no seu produto e gosta do que faz, você vai encontrar o caminho para melhorar seu faturamento. Levantar de manhã e saber que estou levantando para trabalhar em uma coisa que é minha não tem preço. Busque conhecimento e inovação que as coisas vão dar certo”, finaliza.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • ALI
  • Brasil Mais Produtivo
  • Iporá
  • Oeste Goiano