ASN GO
Compartilhe

Empresária goiana aposta em projeto de inclusão produtiva no ramo da joalheira

Designer de joias cria projeto para formar novos ourives e incentivar negócios emergentes
Por Nathália Bariani
ASN GO
Compartilhe

Com mais de 30 anos de uma carreira premiada no ramo da joalheira, Adeguimar Arantes é uma inspiração para jovens ourives de todo o país. Nascida e criada em Goiás, a empresária descobriu na arte das joias e no empreendedorismo suas verdadeiras vocações. Com identidades únicas e traços regionais, suas peças logo conquistaram diversos prêmios nacionais – como o Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora Goiás e o TOP 100 Sebrae de Artesanato –, e não só: seu trabalho alcançou exposições internacionais na Itália, Estados Unidos e outros países, e é uma referência em estilo e autenticidade.

-

Sempre guiada pelo espírito empreendedor que desenvolveu ainda mais ao longo de sua carreira, durante a pandemia Adeguimar pôde colocar em prática outra ideia que vinha sendo elaborada há mais de 10 anos: o Projeto Farei Joias. Num esforço para agregar à sociedade de forma proativa e auxiliar na formação de novos talentos, o projeto viabiliza um curso à distância estruturado ao redor de aulas semanais e mentorias individuais, que abordam temas como iconografia pessoal, ourivesaria, pedras e gemas brasileiras, se apresentando como uma alternativa de inclusão produtiva pelo empreendedorismo.

-

“Através do Sebrae sempre tive acesso ao que há de melhor: foi meu maior parceiro profissional. Aprendi com os melhores cases em cursos, palestras, consultorias. Agora, com a pandemia, se tornou inadiável o meu desejo de estar do outro lado e mostrar na prática que a joalheria é uma atividade possível a qualquer pessoa”, conta Adeguimar.

 

Sem fins lucrativos e apoiado pelo Núcleo Joalheria Contemporânea/SP, o Farei Joias promove a ecojoia, requerendo menor demanda do meio ambiente e estimulando o uso de materiais reciclados e garimpados acima do solo. Os participantes são incentivados a produzir joias de bancada a partir de suas identidades e respectivas realidades. Até agora, o projeto conta com duas turmas e 31 alunos – jovens e adultos espalhados por todo o território brasileiro, com representantes em Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe. A terceira turma, que terá início em julho, será exclusiva para indígenas da etnia Tupi Guarani e já conta com 20 alunos selecionados.

-

Para Adeguimar, o empreendedorismo é um caminho fundamental para superarmos o momento histórico que vivemos em função da pandemia de COVID-19. “Vivemos tempos de escassez: teremos que ser fugazes e terapêuticos. Estou em home office há mais de 25 anos e nunca deleguei a educação de meus filhos: não posso negar esta oportunidade a outras mães, pois a considero a maior riqueza que a joalheria me deu. O empreendedorismo literalmente será o melhor e mais emergente caminho de cura, e conto com o Sebrae mais uma vez”, finaliza.

-

-

SERVIÇO:

-

Projeto Farei Joias

-

Site: https://adeguimararantes.com/farei-joias/

-

Contato: https://www.nucleojoalheriaescola.com/fareijoias

-

Instagram: https://www.instagram.com/fareijoiasadeguimararantes/

-

Informações para Imprensa: 

Sebrae Goiás (62) 99456-2491 – Jornalista Adriana Lima

Na Interativa Comunicação (62) 98319-7598 – Jornalista Michelly Martins