Para celebrar o encerramento do ciclo 2 do Programa ALI Produtividade, da Regional Central do Sebrae, em Goiânia, empresários, agentes locais de inovação e equipe da instituição se encontraram no salão de festas da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) para comemorar. Na noite desta segunda-feira, 19, foram apresentados os resultados do programa, como o aumento de 121% nos controles gerenciais das empresas e destacou o impacto direto da inovação aplicada de forma prática no dia a dia dos negócios.

A gestora do ALI Produtividade na capital, Rhaiane Martinelli, reforçou que o programa tem transformado a forma como os empresários enxergam a inovação. Para ela, a cada consultoria, a cada encontro com os agentes, foi possível mostrar que inovar não é algo distante ou inacessível. “Conseguimos mostrar o que é melhorar processos, organizar a gestão e criar condições reais para crescer. Aqui em Goiânia, vemos empresários conscientes, preparados e mais confiantes para tomar decisões estratégicas”, afirmou.
Rhaiane também destacou o papel dos agentes. “Eles são a ponte entre o Sebrae e o empresário. Estão no campo, entendendo a realidade de cada negócio e construindo soluções junto com o empreendedor”, analisou. Para atender um número maior de empresas do que inicialmente planejado, que era 418, quando esse número chegou a 458 foi preparada uma verdadeira operação para o atendimento, que contou com o trabalho de 29 agentes ALI e o suporte de pelo menos 23 profissionais do Sebrae, entre equipe interna, mentores e consultores.
A apresentação dos resultados ficou a cargo da ALI sênior Fernanda Marques, que comemorou o desempenho do ciclo. Segundo ela, o semestre foi intenso, mas extremamente produtivo. “Os desafios aconteceram, foram muitos quilômetros rodados, mas a certeza é de que levamos inovação para dentro das empresas. Foram mais de 2.500 ações propostas e 59,49% delas executadas pelos empresários. Isso mostra que o ALI vale a pena”, afirmou.

Fernanda também destacou o avanço nas ações concluídas dentro do Sebrae, por meio de cursos, palestras, oficinas. “Foram mais de 1.100 ações e nosso time conseguiu levar 40,59% dessas ações para dentro do Sebrae de forma presencial e o resultado foi muito positivo, se levarmos em conta a dificuldade que é do empresário deixar o próprio negócio e ter tempo para se ausentar. Foi uma alegria enorme trilhar essa jornada por mais um ciclo”, comemorou Fernanda, que deixou um recado para os empresários de pequenos negócios em Goiânia. “Venha para o ALI se você quer aumentar o seu faturamento, a sua produtividade, lucratividade e principalmente, ajudar aí na economia da goiana.”

Entre os participantes do ciclo 2, histórias de evolução e superação marcaram o evento. A empresária Súsian Lima, da empresa Gnose, uma marca de moda consciente, celebrou os avanços conquistados ao longo do acompanhamento. “Participei do programa e, a partir do diagnóstico inicial, desenvolvi várias ações na empresa. Também participei de capacitações que trouxeram resultados muito bacanas para o meu negócio. Hoje estou aqui para comemorar essas conquistas”, afirmou.

Já Gysele Tavares Bernardo destacou o impacto direto do acompanhamento personalizado. “Foi espetacular. A Fernanda Marques me acompanhou e ela vai além da caixinha. Teve momentos em que eu disse que não estava conseguindo, e ela simplesmente falou ‘Eu vou com você’. Sou muito grata ao Sebrae e à Fernanda Marques”, contou.
Gysele também relatou mudanças práticas no dia a dia. “Os resultados foram satisfatórios e já consigo sentir a diferença. Antes de conhecer o Sebrae, eu me sentia jogada, sozinha. Tudo era mais difícil para o empresário com negócios de pequeno porte. O Sebrae bateu na minha porta e foi um divisor de águas.” A empresária possui dois negócios, o Studio Power Plate, empresa de atividade física personalizada e inteligente que entrega um treino eficaz de 30 minutos, que equivale a duas horas e meia de uma ação pesada, segundo ela com tecnologia da NASA. O outro negócio é um painel de mídia voltado à divulgação de empreendimentos a se posicionar no mercado.

O evento de encerramento contou com a apresentação dos resultados, um painel onde três empresários contaram sobre a experiência de participar do Programa ALI, sobre os maiores desafios, as soluções e de que forma conseguiram isso no dia a dia. Também teve o momento de pitch, em que os empreendedores tiveram 30 segundos para falar sobre o próprio negócio, com a participação de quase todos que compareceram.

Em seguida um momento de descontração, que foi o sorteio de diversos brindes doados pelos próprios participantes. Ao final, os agentes de inovação entregaram um troféu para os seus mentorados. Para Rhaiane Martinelli, a gestora do programa em Goiânia, o ciclo foi um sucesso, com resultados robustos e a certeza de que o ALI é uma potente ferramenta de transformação dos pequenos negócios e é realizado a muitas mãos, e os agentes e consultores têm uma participação muito importante em todo o processo.
Sobre o ALI Produtividade
O ALI Produtividade é um programa gratuito do Sebrae que leva um Agente Local de Inovação à micro e pequena empresa por até seis meses. O acompanhamento inclui diagnóstico, aplicação de ferramentas ágeis, implementação de melhorias e capacitação para que o empresário continue inovando mesmo após o encerramento do ciclo. Além disso, os participantes têm acesso a cursos, consultorias e eventos do Sebrae, ampliando ainda mais as oportunidades de desenvolvimento.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
