Integrantes do “Mente prata, negócio de ouro”, atividade realizada pelo Programa Plural 50+, com foco no fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo com atores de idade acima dos 50 anos, realizou último encontro de 2025. A ação, desenvolvida pelo Sebrae Goiás, reuniu o grupo na quarta-feira (3), no auditório da instituição, no setor Bueno, em Goiânia, em uma programação com exposição de produtos, palestras, avaliação de resultados e oportunidade solidária com entrega de arrecadação para o projeto Box Solidariedade, da Osceia e Goodwill Goiás.

Victor Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, participou da abertura do evento e parabenizou a gestora do Programa Plural, Thais Oliveira, além da gestora do Programa DELAS, Vera Lúcia Oliveira; Beatriz Dorneles, analista do Sebrae integrante do Delas; e a consultora Cybelle Bretas responsável por conduzir o encontro. Para Victor, os resultados alcançados em Goiás foram positivos, confiante de que em 2026, serão ainda mais promissores. “Houve uma evolução muito grande. O grupo se mostrou engajado, participativo, e ocorreram transformações importantes entre os participantes. Isso é muito relevante”, afirmou.
O gerente destacou que o bom desempenho chamou a atenção da coordenação nacional do Sebrae. “Hoje recebemos a coordenadora do Sebrae Nacional para acompanhar o que está sendo feito em Goiás e analisar possibilidades de replicação nos demais estados”, disse. Segundo ele, os resultados geraram não apenas satisfação, mas também orgulho. “A gente olha para tudo isso com muita positividade e muito orgulho, porque foi realmente muito bom”, concluiu.
Por sua vez, a gestora Nacional do Sebrae Futura Idade, Gilvany Isaac, avaliou positivamente o encerramento do ciclo de ações do programa em Goiás e que confirma a importância de fortalecer a pauta do empreendedorismo sênior no país. “O Sebrae, com uma visão estratégica de sustentabilidade, de resgate e de compromisso com o desenvolvimento do nosso país, acredita que o empreendedorismo é para todos. A gente entende que o empreendedor sênior chega com uma bagagem, uma experiência que não pode ser desperdiçada”, afirmou.

Gilvany prosseguiu ao destacar que vendo o trabalho construído ao longo do período, observou que já são mais de 140 integrantes. “Todos os ensinamentos, as práticas e as oficinas que foram eleitas pelo Sebrae Goiás têm como prioridades despertar e preparar essas pessoas de mais de 50 anos para esse novo tempo em que a pirâmide etária do nosso país já está invertida. O envelhecimento é hoje um capital que a gente tem e que precisa ser bem gerido”, acrescentou.
Ao longo do ano, a gestora explicou que realizou uma curadoria nacional sobre o comportamento empreendedor do público 50+. “O desempenho de Goiás deve servir de referência para todo o Sistema Sebrae. Nosso papel agora, no início do ano, é apresentar o que os estados fizeram e como fizeram, para que todos participem dessa pauta relevante. Como aconteceu com o empreendedorismo feminino, queremos que o empreendedorismo sênior também ganhe força com programas, mentorias e, principalmente, inclusão digital”, assinalou.
Segundo Gilvany a transição de carreira tem sido um dos principais temas entre os participantes. Para ela, a ideia de “aposentar” perdeu sentido. “Aposentar é ficar inativo, e isso não agrega mais. Temos longevidade, estamos ativos, produtivos. O empreendedorismo desperta esse sentimento de continuar realizando”, pontuou.
Na palestra apresentada no encontro, como o tema “Economia prateada: desafios e oportunidades”, também foi abordado o etarismo e as barreiras culturais enfrentadas por pessoas com mais de 50 anos. “Muitas vezes até a própria família questiona por que a pessoa quer fazer algo novo. Mas temos muita vida, muito valor, e podemos curar muitas dores da nossa comunidade com nossa experiência”, afirmou Gilvany, que se inclui no grupo, aos 61 anos.

Thais Oliveira, gestora estadual do Programa Plural, avaliou o quanto a jornada foi gratificante. “A gente observa que, de fato, houve uma adesão muito grande do público 50+ às nossas iniciativas, sobretudo o interesse deles em empreender, em ter novas oportunidades e, principalmente, uma necessidade também que a gente observou de estar junto e conhecer pessoas com histórias semelhantes”, destacou.
A gestora estadual assinalou que, a trilha ‘Mente Prata, Negócio de Ouro’ conseguiu juntar tudo isso. “A gente levou a capacitação, novas possibilidades e conseguiu criar uma rede, criar um grupo de pessoas com interesses em comum. Os resultados são extremamente positivos”, afirmou. Para Thais, “a perspectiva é de que a gente já avalia que em 2026 não tem como não acontecer e será de uma forma melhor, ainda com mais capacitação, sempre respaldados pela demanda das temáticas solicitadas pelo grupo, de acordo com a linguagem e a forma de apresentação do conteúdo”, explicou.

Vera Oliveira, avaliou a jornada “Mente Prata, Negócio de Ouro”, em 2025, como um processo construído de forma colaborativa para atender de maneira inédita o público 50+, que até então, não contava com soluções específicas dentro do Sebrae. “O programa foi cocriado com os participantes e estruturado para impulsionar a chamada economia prateada”, disse. Segundo Vera, a jornada contemplou pilares essenciais para o fortalecimento do empreendedor sênior, incluindo saúde física e mental, tidas como fundamentais para a sustentação do comportamento empreendedor, além de orientações sobre planejamento e saúde financeira.
Além disso, o foco nos relacionamentos mereceu destaque tanto no uso estratégico das redes sociais quanto na ampliação de redes de contato. “Com o encerramento do ciclo de 2025, a equipe inicia agora a construção das etapas previstas para 2026. O propósito é seguir apoiando o desenvolvimento de quem já empreende ou deseja empreender após os 50 anos”, salientou.

Cybelle Bretas, consultora do Sebrae Goiás que conduziu o encontro, avaliou o percurso desenvolvido pelo projeto piloto do Sebrae. “Mesmo em fase experimental, a iniciativa já apresenta resultados concretos”, pontuou. A consultora explicou, que um formulário de avaliação foi aplicado aos participantes e revelou que mais de 40% deles perceberam evolução significativa durante o programa. “É muito expressivo. Sabemos que ainda há pontos a aprimorar, mas o balanço é bastante positivo”, afirmou.
Ela destacou ainda a importância da presença de Gilvany Isaac, gestora do Sebrae Nacional, que confirmou que a instituição já trabalha na criação de soluções específicas para esse público. “É muito relevante saber que o Sebrae Nacional está gerando inteligência e buscando experiências nos estados para construir as entregas de 2026”, disse.
Para Cybelle, o alinhamento entre Goiás e o planejamento nacional reforça a força do projeto. “Percebemos que estamos realmente conectados com a inteligência do Sebrae Nacional e com aquilo que está sendo proposto. Nossa expectativa agora é manter o grupo e, ao mesmo tempo, trazer novos empreendedores — ou potenciais empreendedores — para somar forças no próximo ano.”
Transformação pessoal e profissional
Diva Maria Gomes de Brito, artesã e responsável pelo perfil @divaedivasbordados, afirmou que a jornada do Sebrae marcou uma importante transformação pessoal e profissional. Para ela, representou “a saída do sofá”, tirando-a do comodismo e levando-a da teoria à prática. Aposentada da carreira bancária, Diva encontrou no bordado manual um trabalho terapêutico, que ajudou em seu bem-estar emocional.

Com o programa, Diva afirma que resgatou habilidades, fortaleceu competências e incentivou a geração de renda e ainda convidou outras pessoas a participarem das iniciativas da instituição, ressaltando o impacto positivo que teve em sua vida. “O Sebrae foi como um pai, que me tirou da preguiça e do comodismo. Além das interações sociais, conseguimos gerar renda, e isso é fundamental no momento econômico em que vivemos”, frisou.

A terapeuta integrativa sistêmica e empreendedora Alessandra Alcântara, responsável pela @boutique_daalma, relatou forte emoção no encerramento da jornada 2025 do Sebrae, ao destacar o impacto imediato ao chegar ao evento e sentir a música executada e a energia do grupo. Para ela, os encontros transformaram sua visão de negócios como mulher 50+, que contribuiu, inclusive, com o reposicionamento da sua marca. Alessandra descreveu o encerramento do projeto. “É o fechamento de um ciclo importante, marcado por propósito e renovação, que me deixa motivada a continuar evoluindo”, ressaltou.

O artista plástico Bento Cassiano, do @cassianoartes, avaliou a jornada como uma experiência excelente, que permitiu a ampliação dos seus conhecimentos, revelou novas possibilidades de investimentos e agregou valor ao seu trabalho. A expectativa é que o projeto continue em 2026 para participar novamente. “As palestras, a interação com outros participantes, o aprendizado sobre redes sociais e inteligência artificial foram pontos marcantes”, destacou.

Darley Marinho, autor da marca @pequininos, contou ter participado de quase todas as atividades da jornada do Sebrae em 2025 e considerou especial a oportunidade de expor seu trabalho no encerramento do ciclo. “Mais importante que vender é divulgar sua marca voltada ao público infantil, com o propósito de ajudar crianças a reduzirem o tempo diante das telas”, reiterou ao afirmar que a contribuição da jornada também se manifesta nas conexões criadas e do apoio da equipe, especialmente Cybelle e Beatriz.
Graça Castro, proprietária da @graçacastrosemijoias, além de compartilhar a expectativa com a exposição dos produtos, avaliou a jornada. “Minha expectativa, na verdade, não é nem a venda em si, é expor as minhas peças e o pessoal conhecer o meu trabalho, o que eu faço, criar até um network, que é o que a gente faz muito aqui, e as pessoas passarem a conhecer o meu trabalho, o que eu faço”, disse.

A expectativa da empreendedora é de integrar e interagir com o grupo. “Quero aproveitar esse momento, que é maravilhoso, e também mostrar minhas peças. Não perco mais nenhuma oportunidade de participar de um programa maravilhoso assim”, complementou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

