ASN GO
Compartilhe

Encontros Regionais Temáticos iniciam por Rio Verde, com fortalecimento da inclusão socioprodutiva

Promovido pelo Sebrae Goiás, o primeiro encontro reuniu gestores para discutir caminhos que conectam assistência social, empreendedorismo e geração de renda
Por Vivianne Oliveira, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe
Agenda dos encontros une assistência social, capacitação e oportunidades (Fotos Vivianne Oliveira)

Com o auditório lotado e muitos olhares atentos, o município de Rio Verde foi palco, na terça-feira (20), do início de uma jornada que promete transformar realidades em todo o estado. O Sebrae Goiás, por meio do programa Cidade Empreendedora, deu início à série de Encontros Regionais Temáticos, com foco na inclusão socioprodutiva — uma agenda que une assistência social, capacitação e oportunidades concretas para quem mais precisa.

Durante a apresentação, o consultor em Políticas Públicas credenciado pelo Sebrae e criador do projeto, Celso Nunes de Oliveira, destacou que a proposta é fortalecer a atuação de gestores públicos e das equipes dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) na construção de políticas que realmente deem voz e vez às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Na prática, isso significa sair do discurso e agir de forma concreta — com formação, incentivo ao empreendedorismo, apoio técnico e articulação entre secretarias”, afirmou.

Celso Nunes de Oliveira, criador do projeto e consultor de Políticas Públicas credenciado pelo Sebrae

O agente territorial do Sebrae Américo Neto, que atua diretamente na mobilização dos municípios, deu um depoimento contundente sobre o impacto da proposta. “Estamos lidando com um público que, por muito tempo, foi invisível. Pessoas inscritas no CadÚnico, sem acesso a capacitação, crédito ou oportunidade. A missão agora é tirá-las dessa condição, e isso exige sensibilidade, estratégia e continuidade. O caminho é desafiador, mas necessário — e este encontro mostrou que estamos no rumo certo”, pontuou.

Presente no evento, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Rio Verde, Lara Carrijo, destacou ações já desenvolvidas no município, como o programa Menor Aprendiz, que tem inserido adolescentes no mundo do trabalho com dignidade e propósito. “Trabalhar com juventude é também plantar um futuro com mais oportunidades. E isso só é possível quando unimos forças como estamos fazendo aqui hoje”, afirmou.

A secretária de Assistência Social de Rio Verde, Lara Carrijo

Também participou da abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Denimarcio Borges, que destacou o papel da Sala do Empreendedor como ponto de apoio direto à população. Ele apresentou ainda o Qualifica Rio Verde, programa realizado em parceria com o Sistema S, que já capacitou centenas de mulheres e homens da cidade. “Empreender é um caminho real de inclusão e o Sebrae é um parceiro fundamental para dar escala e suporte técnico a essas ações”, ressaltou.

Denimarcio Borges, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Rio Verde

Uma rede para transformar vidas

Segundo o gestor estadual do programa Cidade Empreendedora, Charles Dumaresq, este primeiro encontro é parte de uma agenda ampla e estratégica. O programa atua com dez pilares estruturantes e cada encontro temático vai tratar de um deles, de forma personalizada e alinhada ao potencial de cada região.

“A inclusão socioprodutiva é o primeiro pilar que adotamos neste ciclo. Mas vamos avançar também em temas como inovação, turismo, agronegócio e economia criativa. A ideia é despertar o potencial dos territórios, conectar boas práticas e, sobretudo, apoiar os municípios na criação de políticas públicas assertivas, que favoreçam os pequenos negócios e transformem realidades”, disse Charles.

Ainda conforme o gestor, os encontros servem também para mapear iniciativas locais que já estão em andamento e que podem ser fortalecidas com o apoio técnico do Sebrae — além de promover intercâmbio entre municípios, com visitas, benchmarks e trocas de experiências entre gestores que enfrentam os mesmos desafios.

Charles Dumaresq explicou que os encontros ainda preveem temas que incluem inovação, turismo, agronegócio e economia criativa

Próximos encontros

Além de Rio Verde, outras sete cidades receberão os Encontros Regionais Temáticos nos próximos dias. Em cada uma delas, será trabalhado um tema diferente, conforme as vocações e características locais. Veja a agenda:

  • Anápolis – 23/05
  • Posse – 26/05
  • Porangatu – 28/05
  • Ceres – 29/05
  • Diorama – 03/06
  • Bela Vista de Goiás – 09/06
  • Padre Bernardo – 10/06

Com uma proposta que valoriza o território, as pessoas e suas histórias, o Sebrae reforça seu papel como articulador de soluções e parceiro das prefeituras na construção de políticas públicas que fazem diferença onde ela mais importa: na vida das pessoas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Vivianne Oliveira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98174-9881

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • encontro regional temático
  • Rio Verde