ASN GO
Compartilhe

Ensino superior adere à educação empreendedora em Rio Verde

IF Goiano adota programa do Sebrae e promove ações que preparam os estudantes para os desafios do mundo empresarial e contribuem no desenvolvimento econômico local
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe
IF Goiano de Rio Verde aderiu ao Programa Nacional de Educação Empreendedora (Foto Divulgação)

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde implementou o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae de maneira abrangente, integrando-o em diversas iniciativas que vão desde a oferta de cursos específicos, até a inclusão do empreendedorismo como componente curricular, conforme explicou a diretora de extensão do IF Goiano, Haihani Passos.

O PNEE promove ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, seja na rede pública ou privada de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior.

Em parceria com o Sebrae, o instituto assegura que os alunos tenham acesso às melhores práticas e recursos disponíveis em relação ao empreendedorismo, segundo a diretora. “E essa colaboração se estende além dos limites da sala de aula, impactando não apenas os alunos, mas também professores e a comunidade em geral. Trabalhamos em conjunto para promover uma cultura empreendedora”, ressalta.

Portanto, ela explica que a missão da instituição é oferecer formações para docentes, organizar eventos e oficinas sobre inovação, negócios e desenvolvimento de carreira. “As ações refletem nosso compromisso de preparar os estudantes para os desafios do mundo empresarial e em contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nossa região.”

Segundo Haihani, em colaboração com o Sebrae, o IF Goiano promove uma série de eventos e programas de formação em diversas áreas relevantes para o empreendedorismo. Nesse processo, há temas em destaque como “Saber Vender é da Natureza Humana”, “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo” e “Criatividade: Confiança Criativa”. Conforme disse, o instituto explora estratégias de comunicação e liderança, empreendedorismo digital e marketing, entre outros assuntos.

De acordo com a diretora, essas palestras, oficinas e workshops não apenas beneficiam os universitários, mas também são direcionadas às startups na incubadora de empresas do IF Goiano para a aprendizagem prática e interativa. “Essas ações práticas visam prepará-los para os desafios do mundo do trabalho. Aqui adquirem habilidades e conhecimentos necessários, visando alcançar o sucesso em suas jornadas empreendedoras”, comenta.

Por reconhecer a importância de manter os alunos e professores atualizados com as realidades do mercado e tendências tecnológicas, Haihani afirma que as ações da instituição, em parceria com o Sebrae, abordam esses aspectos. “E passamos isso através da ajuda de parceiros, como empresas locais, projetos de pesquisa aplicada, projetos de extensão e a integração da temática em nossos currículos”, afirma.

O IF Goiano conta com o apoio do Sebrae nas atividades da unidade de ensino, através dos seus centros de excelência, a fim de impulsionar a inovação e o avanço tecnológico em diversas áreas estratégicas. “Um dos principais destaques é o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), dedicado à aplicação de tecnologias disruptivas no agronegócio.”

Por meio da promoção da “Agricultura 4.0”, Haihani ressalta que o Ceagre tem sido fundamental para impulsionar a competitividade do setor, ao integrar inovações tecnológicas em suas práticas. Além do mais, ela lembra que o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) tem se destacado no desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de bioinsumos.

Já outra iniciativa de destaque, apontada pela coordenadora, é a do Polo Embrapil, em parceria com o IF Goiano. Juntos, ambos atuam com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), voltados para tecnologias agroindustriais.

Conforme destacou a especialista, o corpo docente do IF Goiano é estimulado a promover a educação empreendedora. Por isso, ela ressalta que é fundamental se atualizar com as últimas tendências e práticas do mercado para que a instituição transmita esse conhecimento aos alunos de forma eficaz. “Com o incentivo e apoio do PNEE do Sebrae, o IF Goiano promove o desenvolvimento profissional dos nossos professores através de workshops, cursos de atualização e incentivos na participação em atividades relacionadas ao empreendedorismo”, afirma.

No processo de promover o empreendedorismo como parte essencial da experiência educacional no IF Goiano, Haihani afirma que o Sebrae é um parceiro essencial nas iniciativas da instituição. “A entidade colabora conosco em diversas frentes para impulsionar a preparação dos alunos nesse sentido e desenvolver a capacitação contínua dos professores”, frisa.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • educação
  • Educação Empreendedora
  • ensino
  • IF Goiano
  • PNEE
  • Rio Verde