Brincadeira com depoimentos verídicos e um verdadeiro questionamento sobre a qualidade do atendimento ao cliente. Foi assim o encerramento da Feira do Empreendedor, na Cidade de Goiás, no Oeste Goiano, que aconteceu na terça-feira (22), no Teatro São Joaquim.
Antes da apresentação teatral, a feira se iniciou com atendimentos que ocorreram das 8h às 17h na Praça Jornalista Goiás do Couto, onde os empreendedores locais puderam ser atendidos por consultores do Sebrae especializados nas áreas de marketing digital e gestão financeira.
Na mesma data, a Feira encerrou sua programação no Teatro São Joaquim com a presença de autoridades e a apresentação da peça “A Loja”. O evento realizado pelo Sebrae contou com a parceria da Sala do Empreendedor, Prefeitura de Goiás, da CDL local e da UFG Campus Goiás.
Com o espetáculo “A Loja – Um Show de Atendimento”, a Marco Produções mostrou de maneira lúdica alguns pontos que os empreendedores precisam se ater para receber bem seus clientes. Entre brincadeira séria, por meio do teatro, e depoimentos de pessoas diretamente envolvidas com o empreendedorismo local, os mais de 250 espectadores puderam conhecer um pouco mais sobre o que se deve fazer ao investir em algum negócio na cidade.
Autoridades presentes ressaltaram a importância da parceria e da busca de informações com instituições que têm expertise sobre determinado segmento. A presidente da CDL Goiás Marli Lúcia Lemes Cunha, agradeceu a todos os parceiros pelo apoio. “Iniciativas como essa são de grande valia aos empreendedores locais. A peça teatral vai nos auxiliar a identificar erros do nosso do dia a dia para podermos melhorar”, disse.
Mesma opinião do representante da UFG Campus Goiás, Iran Leandro da Silva, que vê na parceria um crescimento local. “A universidade prega o ensino, a pesquisa e a extensão. É importante essas parcerias para pensarmos no desenvolvimento local e regional. O Sebrae, junto com UFG, CDL e município, precisa fomentar o empreendedorismo na cidade para alavancar o comércio local. Precisamos estar juntos para pensarmos os melhores caminhos para desenvolver nossa cidade”, afirma.
O prefeito de Goiás, Aderson Liberato Gouvea, falou do desafio que a gestão municipal tem diariamente. “Estamos recebendo empreendimentos importantes como uma grande rede de supermercados e a reabertura do frigorífico. Estamos em uma hora de crescimento, e a parceria com o Sebrae é de suma importância para continuarmos crescendo, inclusive a Sala do Empreendedor da cidade, que é premiada com o Selo Ouro, na qual primamos pelo atendimento, e esse reconhecimento é a confirmação desse trabalho. Nosso maior desafio é acolher bem as pessoas, somos patrimônio mundial, e temos que preparar nossa cidade”, disse.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, destacou o trabalho de descentralização que o Sebrae tem desenvolvido na realização da Feira do Empreendedor e explicou como é a forma de repasse para o Sistema S e a importância dele para fomentar a economia e o desenvolvimento e aprimoramento profissional dos micro e pequenos empreendedores. “O Sebrae Goiás até ontem atendeu mais de 485 mil negócios, são 220 mil CNPJs. Se metade desses empreendedores gerar um emprego, são 110 mil pessoas no mercado de trabalho, girando a economia”, explicou.
Durante sua fala, o diretor fez uma dinâmica em grupo pedindo para que as pessoas fechassem os olhos e esticassem o braço direito direcionando para o Norte. Quando o diretor pediu para abrirem os olhos ele enfatizou que as pessoas tinham apontado para várias direções e que em nenhum momento ninguém perguntou para a pessoa ao lado se ele sabia qual seria a direção. “O Sebrae está aqui para isso. Para orientar os empreendedores sobre qual a melhor direção. Depois dos Bombeiros, o Sebrae é a entidade que entra em todos os lugares. Nós temos esse privilégio, mas precisamos saber a demanda dos empreendedores. Cada cidade tem sua peculiaridade”, avaliou.
O diretor encerrou sua fala contando uma parábola. “A floresta estava pegando fogo. O beija-flor com o bico pegava a água e jogava no fogo. O leão, vendo aquela situação, parou e falou ao beija-flor ‘Você não irá conseguir apagar o incêndio’. E o beija-flor respondeu ‘Se eu vou conseguir apagar eu não sei, mas estou fazendo a minha parte’. Temos que cada um de nós fazer a nossa parte”, finalizou.
O gerente do Sebrae Regional Oeste, Flávio Vilhalba, pontuou o encerramento da Feira do Empreendedor na cidade de Goiás atendeu às expectativas da instituição. “Começamos o dia com atendimentos na praça com diversos empresários tanto na parte de marketing digital como na parte financeira”, disse.
Flávio salientou ainda que o saldo tanto da Feira em Goiás como a de Jussara, que ocorreu na semana passada, foi muito positivo. “Tivemos uma programação bem diversificada e extensa. Atendendo um público variado. Foi de verdade um evento recheado com programação diversa. O sentimento é de realização, e a expectativa foi atendida e cumprida. E o mais importante, a população empreendedora participou ativamente e hoje conhece muito mais a Feira do Empreendedor e sabe como o Sebrae pode ajudar”, celebrou.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn