A edição de Goiânia da Feira do Empreendedor 2025 do Sebrae Goiás foi aberta oficialmente na tarde desta terça-feira (29) no Centro de Convenções da capital, dentro da primeira Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo (FIC Goiás). Considerado maior iniciativa setorial no estado, o evento, em uma área de 3,5 mil m², é resultado da união entre Sebrae Goiás, Fecomércio Goiás, Fieg, Facieg, Sistema OCB Goiás e Fórum Goiano da Habitação e segue até sábado (01/11), com entrada gratuita.

Além da Feira do Empreendedor, a FIC Goiás reúne a terceira ExpoFecomércio (Feira do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás); a segunda Expoind, voltada a fornecedores de tecnologia e soluções para a indústria de Goiás, promovida pela Fieg; a primeira Expocom, feira de fornecedores do varejo goiano, organizada pela Facieg; a Coopsparty Summit 2025, realizada pelo Sistema OCB-Goiás; 18ª Feira do Imóvel, organizada pelo Fórum Goiano da Habitação; e o Intermídias, feira e congresso de comunicação, informação e marketing.
Toda essa estrutura oferece extensa programação, com mais de 200 marcas envolvidas, três palcos com palestras, workshops variados, Cozinha Show e pavilhão internacional. E a Feira do Empreendedor do Sebrae conta com algo especial que se destaca, o “Caminhão de Tendências” – a Unidade Móvel de Atendimento –, em que especialistas em diferentes segmentos de mercado estão colocando em pauta inovações e oportunidades em áreas como saúde e bem-estar, alimentação, mercado pet, academias e varejo, a cada hora.


O Sebrae também disponibiliza o time de analistas e consultores para atendimentos em seu estande, além da oportunidade de participação em rodadas de negócios. A Feira do Empreendedor de Goiânia, coordenada pela Regional Central do Sebrae Goiás, encerra o circuito estadual, que percorreu nove municípios goianos ao longo do mês de outubro, com oferta de capacitação, consultoria e oportunidades de negócios a milhares de micro e pequenos empreendedores e a quem sonha e quer estar preparado para ter o próprio negócio.
Na cerimônia de abertura da FIC, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou que o evento representa o fortalecimento da integração entre as entidades empresariais presentes, com perspectivas positivas para os setores representados.

“Estamos entusiasmados com todas essas movimentações e tenho convicção de que durante os quatro dias de duração da feira, teremos muitos negócios e muitas ações e conexões estratégicas serão construídas”, afirmou Antônio Carlos.
O diretor superintendente também ressaltou que a FIC nasce como maior evento multissetorial com a temática focada em tecnologia, sustentabilidade e conexão estratégica, com uma grande oportunidade de reunir importantes eventos, citando a ExpoFecomércio, a segunda ExpoIndy, da Fieg, e a Coopsparty Summit 2025.

André Luiz Baptista Lins Rocha, presidente da Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, ressaltou que o evento representa a comemoração de uma força estratégica do setor produtivo.
“Une o que há de melhor. Temos uma prova cabal com objetivo em comum, atrai investimentos e gera prosperidade”, afirmou André Luiz. Segundo ele, a expectativa é de que o evento proporcione a geração de negócios, além de ter sido programado para oferecer uma extensa programação.

Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás, destacou que a FIC é uma feira única na qual as entidades resolveram unir-se em um único propósito para trazer o melhor do nosso negócio.
“Muitas dessas entidades ainda não tinham participado de feiras como essa. A Fecomércio nos honra dizer que temos feito cada vez melhores entregas em qualificação. Estamos preparando profissionais para trabalhar nas empresas de Goiás”, salientou Marcelo.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís, que também integra o CDE do Sebrae Goiás, assinalou que a feira representa uma maior proximidade do setor produtivo.
“O evento mostra a força da economia goiana, o quanto é multissetorial, desde grandes aos microempreendedores. O setor produtivo soma forças. A união representa a realidade da economia e da sociedade goiana”, assinalou Márcio.

Luís Alberto Pereira do Sistema OCB, salientou que a feira é a manifestação da vontade de que fosse realizado um evento cooperativo com a envergadura da FIC.
“São várias instituições cooperando, porque esse é o nosso DNA. A gente se sente muito feliz de participar e trazer aqui a segunda edição do CoopsParty, que vai oferecer conteúdo de inovação, de cooperativismo, para fortalecer esse movimento cada vez mais em Goiás”, ressaltou Luís Alberto.
O presidente do Secovi Goiás, Antônio Carlos da Costa, representando o Fórum Goiano da Habitação, salientou a satisfação pela realização da feira do segmento dentro da FIC 2025, como um ponto de encontro dos atores do mercado imobiliário.

“Um espaço de negócios e realização de sonhos, e uma vitrine de produtos e símbolo da força e união, porque representa a realização da conquista do sonho da casa própria”, afirmou. Com 18 expositores, a feira de imóveis tem a expectativa de mais de R$ 100 milhões de negociações. “Neste cenário otimista em que as novas regras da caixa é fomentadora para atingir o acesso à casa própria”, disse Antônio Carlos da Costa.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi representado pelo secretário da Retomada, César Moura, que destacou o apoio do governo aos eventos e detalhou quais serviços estão em oferta na feira em apoio ao setor produtivo, e pelo secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga Filho, que parabenizou a maturidade e reunião de esforços em fazer uma feira em conjunto no estado que, segundo ele, mais gera empregos, tem Ideb número um e segurança para o setor produtivo investir.

A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Claudia, salientou a robustez da feira como um evento de multisserviços voltados ao empreendedorismo, cooperativismo e habitação. “Agregar tudo que faz a economia girar no nosso estado, com muitas atividades e aprendizagem. Vamos sair daqui com economia fortalecida e setores mais unidos”, reiterou.
O evento também foi prestigiado pelo superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges; pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marciano de Freitas Matos; pelos integrantes do CDE do Sebrae Goiás Goiás Marcos Chaul e Geovar Pereira; pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Empreendedorismo e Cidades Inteligentes da Assembleia Legislativa; pelo presidente da Associação Pró-desenvolvimento da Indústria (Adial), Edwal Porfírio; pela presidente da GoiâniaTur, Narcia Kelly, além de vereadores e de comitivas de embaixadas da Argentina, Chipre, Áustria, Quênia, México, Ruanda, Indonésia e África do Sul.

Após a abertura oficial, o palestrante Luís Artur Nogueira abordou o tema “Futuro Econômico, Desafios e Oportunidades”, a convite do Sebrae Goiás.
Confira a programação do Caminhão de Tendências do Sebrae Goiás:


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

