
Na última sexta-feira, 26, o estacionamento do Sebrae Goiás, no Setor Bueno, se transformou em um espaço de acolhimento, criatividade e propósito. A Feirinha do Coração, realizada pela Associação de Pessoas com Down (Asdown) em Goiânia, teve parceria do Programa Plural, do Sebrae Goiás, e celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com uma programação que contou com 18 expositores, oficinas criativas e até uma peça de teatro com nome “Japonesa, eu?”, apresentada para explicar como são as pessoas com Síndrome de Down.
Das 16h às 21h, o público pôde conferir uma variedade de produtos artesanais, como tapetes, panos de prato bordados à mão, bijuterias, pijamas, velas aromáticas, cafés especiais, bolsas e pesos para portas, entre outros. Quem compareceu à feira, com entrada gratuita, também pôde escolher entre várias opções de doces, bombons, crepes, e ainda sanduíches e aquele arroz carreteiro.
O evento teve como principal objetivo arrecadar fundos para a Asdown e promover a integração entre empreendedores da feira, famílias, visitantes e o espaço do Sebrae. Thaís Oliveira, gestora do Programa Plural, destacou o papel transformador da iniciativa. “Dentro do calendário de apoios, o mês de setembro foi escolhido para essa iniciativa, que é uma forma de promover geração de renda das empresas ligadas à associação”, explicou.

O Sebrae Goiás apoiou com o espaço e a infraestrutura para realizar o evento e a mobilização do público. Durante a feira, foi lançado um jogo de empreendedorismo intuitivo para pessoas com down. Segundo Thaís, a instituição está de portas abertas para atender a Asdown com capacitações que possam dar suporte e orientar as famílias para que tenham pequenos negócios ainda mais prósperos. Desde o mês de julho, as mães participaram de capacitações em bordado realizadas pelo Projeto Sebrae de Artesanato.
De acordo com a gestora de Artesanato, Daniela Caixeta, o Sebrae faz um trabalho com essas famílias com o objetivo de geração de renda, de empreendedorismo e transformação. “O projeto oferece oportunidades de exposição e comercialização dos produtos, com o objetivo de gerar renda, promover o empreendedorismo e transformar a vida das famílias envolvidas, impactando não apenas os artesãos, mas todo o núcleo familiar”, explicou Daniela.
Ana Maria Ferreira Motta Fernandes, presidente da Asdown, celebrou a parceria com o Sebrae. Ana explicou que a Feira do Coração acontece de modo itinerante há dez anos e representa o reconhecimento da luta das pessoas com deficiência, com um espaço onde os associados podem mostrar os talentos, gerar renda e serem vistos e valorizados. Para a presidente da associação, está nascendo uma parceria entre a Asdown e o Sebrae, o que é muito importante.

“É um momento de mudança de comportamento, de visão. Nossos feirantes terão a chance, com a orientação do Sebrae, de se tornarem empreendedores e melhorar os resultados porque todos nós precisamos, para não depender do benefício do governo federal, de um salário mínimo por mês à pessoa com deficiência de qualquer idade. Preferimos abrir mão desse valor e conseguir um maior rendimento por meio do nosso trabalho”, avaliou Ana Maria.
Uma das mães expositoras, Aparecida Maria Pereira, faz parte da Asdown há 18 anos. Ela é mãe de Vitória Martins, 23 anos, formada em artes e pintura. De acordo com ela, é maravilhoso participar da associação porque todos se ajudam e a feira é um momento de mostrar o resultado do trabalho de todos do projeto. “Com o apoio do Sebrae com cursos específicos, espero colaborar muito mais com a associação e, consequentemente, aumentar minha renda familiar para termos uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.
A Asdown é uma entidade sem fins lucrativos de abrangência estadual, de caráter social, educativo, científico e cultural. O objetivo é congregar pais e familiares de pessoas com down, com a finalidade de combater preconceitos relativos à aceitação da pessoa com a síndrome, conquistar seus direitos e promover a busca incessante de medidas, visando ao seu desenvolvimento, bem como sua integração à sociedade e apoio às famílias.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
