ASN GO
Compartilhe

Festival Circuito X Patrimônio Goiano celebra na capital o sabor e a tradição dos pit dogs

Cerca de 10 mil lanches foram vendidos no lançamento, que aconteceu na Arena X, no coração do Jardim Goiás, com a presença de 20 representantes, cada um com uma versão única do x-salada
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Lançamento do evento, que conta com apoio do Sebrae, aconteceu entre 8 e 10 de maio e vai até dia 1° de junho (Fotos Silvio Simões)

Para quem gosta de um pão, hambúrguer, filé de frango, bacon, salsicha, ovo, muçarela, abacaxi, cebola frita, tomate, alface, milho verde, batata palha e molho de ervas, bem-vindo ao Festival Circuito X, que acontece em Goiânia até o dia 1º de junho. O lançamento aconteceu de 8 a 10 de maio, na Praça das Artes, no coração do Jardim Goiás, região sul da cidade, com a presença de 20 pit dogs, cada um com a melhor versão do x-salada. Nesses três dias, foram comercializados mais de 10 mil unidades e centenas de famílias aproveitaram o evento que teve shows, djs, brinquedos, cozinha show e oficinas gastronômicas.

A analista do Sebrae Camila Carvalho, disse que muitos pit dogs estão na Rota Gastronômica de Goiânia

Onde tem pequeno negócio tem Sebrae Goiás e no Circuito X não é diferente. Camila Carvalho, analista do Sebrae, explicou que o projeto tem duas etapas. “Nesse fim de semana foi o lançamento, um momento de apresentar, organizar e promover esses empreendimentos de sucesso e tanta relevância para nossa história. A partir de segunda-feira (12), o Circuito X se espalha por toda a capital e fomenta ainda mais esses pequenos negócios tão importantes não só para a cultura, mas para a economia goiana. Muitos dos pit dogs que estão aqui participam da Rota Gastronômica de Goiânia. Quem nunca comeu em um pit dog na volta de uma festa?”, disse.

O empreendedor Rafael Melo comercializou 70 sanduíches em apenas duas horas

Rafael Melo, proprietário do Kid Abelha Campinas, Setor Oeste e Serra Dourada, que está no mercado há 14 anos, disse que o Circuito X favorece a visibilidade e agrega muito para divulgar as qualidades. “A nossa expectativa já superou em duas horas de evento. Já comercializei 70 sanduíches dos 150 que imaginei vender. Com certeza não só até domingo, como até o fim do Circuito X vamos ter excelentes resultados”, analisa.

A proprietária do Eldorado Burguer, Maria Paixão Soares da Silva, há 11 anos vendendo tradição, disse que espera que a comunidade tenha experiências, memórias afetivas aguçadas desse momento único. “O que queremos é que todos levem esse sabor na memória, dos lanches que são feitos com muito amor e que são o motivo da nossa sobrevivência no mercado”, comentou.

Maria Paixão Soares da Silva acredita que esse momento pode resultar em memórias afetivas para o público

Para Ademildo Godoy, se não fossem as parcerias e apoio, o segmento seguiria invisibilizado, apesar da tradição e de anos de atuação em Goiás. “Como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiânia, desde 2021, fomos reconhecidos e geramos, só na capital, mais de 40 mil empregos. É muito empenho de parceiros que estamos conseguindo escrever nossa história. Sem o Sebrae e a Fecomércio, isso não seria possível”, enfatizou.

O contador Rogério Garcia Milhomens estava na Arena X com a esposa e a filha. Morador do Jardim Goiás há 12 anos, ele disse que a região tem bastante espaço e é carente de eventos próximos. “Se tivéssemos pelo menos uma vez um evento desse aqui no quintal de casa seria bom”, brincou. Já Joana Divina Nunes veio da Cidade Jardim, um bairro de outra região de Goiânia, para prestigiar o evento. “Vim com toda a minha família para experimentar esses sanduíches que só encontramos em Goiás”, frisou.

Rogério Garcia Milhomens trouxe a esposa e a filha para o evento

O Circuito X, movimento de valorização da cultura, acontece até dia 1ª de junho em outros locais de Goiânia. É organizado pelo Sistema Fecomércio Sesc/Senac, com apoio da Confederação Nacional do Comércio Bens e Serviços (CNC), do Sebrae Goiás, Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs e Lanches de Goiás (Sindipitdogs-GO), Sicoob Secovicred, Pão Maná e tem a TV Anhanguera como emissora oficial.

História dos Pit Dogs – Em 1972, Jacob e Jorge Rassi inauguraram o primeiro pit dog em Goiânia, um marco de uma tradição que se tornaria símbolo da cidade. Em 2021, os pit dogs foram reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiânia. Atualmente, o setor gera mais de 40 mil empregos na capital. São cerca de 3 mil pit dogs em todo o estado, dos quais 1,6 mil estão em Goiânia, segundo registros do Sindipitdogs-GO.

SERVIÇO:

Circuito X Patrimônio Goiano

Data: de 8 de maio a 1º de junho

Mais informações: www.circuitox.com.br, @sindipitdogs, @euamopitdog

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Circuito X
  • Goiânia
  • pit dog