
A cidade de Uruaçu, situada a aproximadamente 300 km de Goiânia, abriu oficialmente na noite de terça-feira (09) a XIII edição da Feira da Indústria, Comércio e Turismo de Uruaçu (Fictur), considerada uma das maiores vitrines de negócios do Norte Goiano. O evento, realizado na Feira Coberta do município, segue até sexta-feira (12) e promete reunir milhares de visitantes em quatro dias de programação intensa.
O evento tem como foco fortalecer os pequenos negócios, estimular o comércio local e atrair investimentos para a região. De forma estratégica, o Sebrae Goiás apoia 25 expositores nesta edição, oferecendo subsídio de 75% no valor dos estandes. Além disso, o espaço institucional do Sebrae oferece consultorias rápidas, atividades interativas e os chamados Sebrae Games – três jogos com dinâmica empreendedora que ajudam empresários a refletirem sobre comportamento, riscos e estratégias de negócio.
Segundo André Moura, gerente da Regional Norte, o evento é uma grande oportunidade para quem empreende. “A Fictur é uma vitrine onde o empreendedor mostra o produto, amplia o networking, fecha negócios e projeta o futuro. Essas feiras viabilizam o sustento de muitas empresas. Além disso, trazemos atividades lúdicas que estimulam o olhar estratégico do empresário, e quem participa ainda recebe brindes do Sebrae”, destacou.

A edição deste ano conta com 57 estandes, distribuídos entre agronegócio, serviços, comércio e a tradicional praça de alimentação, que reúne dez espaços gastronômicos. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (Aciau), Osvando Teixeira, a Fictur é hoje referência no estado. “Estamos muito felizes em chegar à 13ª edição. É um evento consolidado, que gera negócios, aquece a economia e promove lazer. Só nesta semana esperamos entre 3 mil e 4 mil visitantes por noite, podendo ultrapassar 20 mil pessoas nos quatro dias. Isso significa mais de R$ 1 milhão em negócios, além das prospecções que se confirmam depois da feira”, avaliou.
A programação mistura oportunidades de negócios e atrações culturais. Na quarta-feira (10), ocorreu o desfile das candidatas ao título de Miss Fictur 2025 e nesta quinta (11), apresentações escolares e academias movimentam a feira. O encerramento na sexta-feira (12) terá shows musicais, incluindo a participação de uma banda consolidada na região. A abertura foi marcada pela apresentação da banda Mister GYN, doada pelo Sistema OCB.

Para os empresários locais, a Fictur é sinônimo de exposição e expansão. Jane Karla, proprietária da loja Poá Poê, especializada em moda e calçados infantis, participa desde as primeiras edições e reforça a importância da feira. “É uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho e de estar frente a frente com o cliente. A Fictur é interação, é network, é um espaço para fortalecer o comércio e oferecer produtos a preços acessíveis. O apoio do Sebrae com o subsídio de 75% no estande foi essencial, principalmente em tempos de tantos desafios para o comércio”, afirmou.
Entre os expositores apoiados pelo Sebrae está o estande da Associação de Mulheres de Uruaçu, que reúne atualmente cerca de 160 associadas. O espaço leva peças de artesanato produzidas manualmente, muitas delas a partir de materiais recicláveis e recursos naturais, como a palha de buriti, além de bordados e caminhos de mesa. Segundo a presidente da entidade, Maria Ledir Xavier Gonçalves, a feira representa uma oportunidade essencial para dar visibilidade ao trabalho das mulheres.

“Já faz três anos que participamos da Fictur. Aqui nós mostramos o que produzimos e conseguimos comercializar nossos artesanatos. O apoio da Aciau e do Sebrae tem sido fundamental, tanto no incentivo com cursos de capacitação para melhorar a qualidade dos produtos, quanto no subsídio para viabilizar o estande. Se fosse para pagar o valor integral da locação, a associação não teria condições financeiras de participar. Essa ajuda é muito importante para nós”, afirmou.
O prefeito de Uruaçu, Azarias Machado, o Machadinho, também prestigiou a feira e ressaltou sua importância para o fortalecimento econômico do município. “Estou aqui, como prefeito, para colaborar com o desenvolvimento de Uruaçu. A cada ano, a feira melhora, e a prefeitura é parceira da Aciau na organização. Essa união de forças faz com que o evento se torne mais expressivo, atraindo novos expositores e fortalecendo o nosso comércio, o que é muito importante”, afirmou.

Machadinho destacou ainda o papel fundamental do Sebrae como incentivador do empreendedorismo local. “O Sebrae é um parceiro excepcional em movimentar a economia de Uruaçu, e esse envolvimento com a prefeitura se consolida a cada dia. Através de instituições como a Aciau e o Sebrae e de outras entidades que somam esforços, conseguimos trazer mais oportunidades e novidades para os empresários. Meu compromisso é sempre trabalhar pelo melhor para a nossa cidade”, concluiu o prefeito.
O presidente da Facieg, Márcio Luís, natural do Norte Goiano, prestigiou a abertura e ressaltou a relevância do evento. “Sou testemunha da evolução dessa feira. A Fictur movimenta a economia, valoriza os micro e pequenos empreendedores e oferece lazer de qualidade à população. Tudo isso só é possível graças às parcerias locais, especialmente com o Sebrae. O Norte Goiano vive um momento de prosperidade, com infraestrutura em crescimento, como a duplicação da BR-153, que vai potencializar ainda mais o desenvolvimento da região”, considerou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
