
O Sebrae realizou, na tarde de sexta-feira (19), o curso Crochê com Fibras em Formosa (Entorno do DF), em um dos principais pontos turísticos da cidade, às margens da Lagoa Feia. O evento teve como anfitrião o Baiana Bar e Restaurante e contou com a parceria da ABRASGRÃOS, da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor.
Com foco na valorização do artesanato e na inclusão da fibra no crochê, o curso resultou na produção de peças ao longo da semana, apresentadas em um desfile na programação de encerramento. As artesãs exibiram criações confeccionadas com fibras naturais, como a palha de buriti, demonstrando criatividade e técnica em coleções de moda praia e de verão, além de vestimentas como saias, blusas e vestidos, e acessórios como bolsas, colares, chapéus, tiaras e brincos.
Representando o Sebrae, esteve presente a analista Maria José e Silva, que acompanhou as atividades conduzidas pelo mestre em fibras João Gomes, conhecido como “Juão de Fibra”. Reconhecido nacionalmente como referência cultural pelo Sebrae, Juão integra o Top 100 do artesanato no Brasil e é um dos quatro principais artesãos de Goiás na técnica com fibras naturais.
“O objetivo é garantir qualidade ao produto que está sendo feito, para que o artesão possa acessar o mercado que merece. O mestre Juão trouxe sua técnica, ensinando as crocheteiras a trabalhar com fibra junto à linha, o que resulta em novos formatos e produtos”, disse a analista.

Durante a semana de curso, o mestre orientou as artesãs na aplicação da fibra no crochê, destacando o potencial de diferenciação e acesso ao mercado. Segundo Juão de Fibra, mais do que produzir peças, o projeto estimulou pertencimento, autoestima e autonomia às participantes, que puderam vivenciar o processo criativo e apresentar seus trabalhos em um desfile de encerramento.
“Este evento tem como ideia a criação de um desfile na conclusão de um curso em que as participantes produziram tudo. Existe a questão do “eu fiz”, que traz um sentido forte de pertencimento para essas mulheres. É uma forma de capacitação. Percebi a necessidade de algo nesse sentido para melhorar a autoestima delas, dar essa sensação de empoderamento e até servir como um gancho para a vida, um começo de caminhada. Durante a semana houve transformação com o curso, e acredito que isso pode repercutir ainda mais depois. A ideia é justamente essa: trazer pertencimento, felicidade e fazer com que elas se sintam capazes de alçar voos”, enfatizou.
Entre as participantes, a artesã e presidente do Sintego Regional de Formosa, professora Katia Viviane Carvalho de Sousa, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do crochê no município. Segundo ela, o curso abre novas perspectivas para o artesanato em Formosa, inclusive com a possibilidade futura de criação de uma associação ou cooperativa.
“Esperamos que, através do Senar, do Sebrae e da ABRASGRÃOS, possamos abrir oportunidades em Formosa. Nós, crocheteiras, ainda não temos espaço na sociedade para mostrar nosso trabalho. Dizem que crochê é coisa de vovó, mas aprendi criança, e queremos resgatar essa cultura no município. Estamos engatinhando dentro do Sebrae, é o primeiro curso para crocheteiras, mas é um passo muito importante. Tenho certeza de que, a partir de agora, vamos começar a criar asas para voar”, ressaltou.

O evento também contou com a colaboração do Baiana Bar e Restaurante, que ofereceu um espaço acolhedor com música ao vivo e se consolidou como parceiro na valorização do artesanato local. Além de receber o desfile de encerramento, o restaurante abriu suas portas para futuras ações de comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs.
A empresária Edinalva Rodrigues, mais conhecida como Baiana, anfitriã do desfile realizado em seu restaurante, falou sobre a sensação de receber o evento e destacou a parceria com o Sebrae. “Eu me sinto privilegiada e honrada de estar aqui com todas essas meninas espetaculares e peças maravilhosas. É um prazer e as portas da nossa casa estarão sempre abertas, à disposição de coração. Sobre a parceria do restaurante da Baiana com o Sebrae, foi tudo muito rápido, não deu nem tempo de pensar, mas adorei. Vai só para frente. O sentimento é de leveza, essa é a palavra certa. Será um imenso prazer manter essa parceria por muitos e muitos anos”.

O encerramento da atividade foi marcado por um desfile de peças autorais e pela entrega de brindes às participantes, celebrando a união de talento, tradição e inovação em torno do crochê com fibras.
Iniciativas como o curso de Crochê com Fibras reforçam o compromisso do Sebrae com a valorização do artesanato, a geração de renda e o fortalecimento da economia local, apoiando os pequenos negócios, capacitando os empreendedores e criando oportunidades para que talentos regionais tenham mais visibilidade e acesso ao mercado. A instituição segue com a missão de incentivar práticas sustentáveis e inovadoras, que unem tradição cultural e potencial econômico, oferecendo às artesãs de Formosa condições para transformar conhecimento em negócio e agregar valor ao artesanato da região.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
