ASN GO
Compartilhe

Formosa recebe curso de crochê com fibras em valorização ao artesanato local

Evento foi realizado por Sebrae e parceiros para levar novos conhecimentos para as artesãs da cidade
Por Renato Feitosa, de Formosa
ASN GO
Compartilhe
As participantes aprenderam novas técnicas que amplia as possibilidades do crochê (Fotos Állephe Rhauan F. Lima)

O Sebrae realizou, na tarde de sexta-feira (19), o curso Crochê com Fibras em Formosa (Entorno do DF), em um dos principais pontos turísticos da cidade, às margens da Lagoa Feia. O evento teve como anfitrião o Baiana Bar e Restaurante e contou com a parceria da ABRASGRÃOS, da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor.

Com foco na valorização do artesanato e na inclusão da fibra no crochê, o curso resultou na produção de peças ao longo da semana, apresentadas em um desfile na programação de encerramento. As artesãs exibiram criações confeccionadas com fibras naturais, como a palha de buriti, demonstrando criatividade e técnica em coleções de moda praia e de verão, além de vestimentas como saias, blusas e vestidos, e acessórios como bolsas, colares, chapéus, tiaras e brincos.

Representando o Sebrae, esteve presente a analista Maria José e Silva, que acompanhou as atividades conduzidas pelo mestre em fibras João Gomes, conhecido como “Juão de Fibra”. Reconhecido nacionalmente como referência cultural pelo Sebrae, Juão integra o Top 100 do artesanato no Brasil e é um dos quatro principais artesãos de Goiás na técnica com fibras naturais.

“O objetivo é garantir qualidade ao produto que está sendo feito, para que o artesão possa acessar o mercado que merece. O mestre Juão trouxe sua técnica, ensinando as crocheteiras a trabalhar com fibra junto à linha, o que resulta em novos formatos e produtos”, disse a analista.

Mestre Juão de Fibra, a analista Maria José e a artesã e presidente do Sintego regional, professora Katia Viviane Carvalho de Sousa: valorização local

Durante a semana de curso, o mestre orientou as artesãs na aplicação da fibra no crochê, destacando o potencial de diferenciação e acesso ao mercado. Segundo Juão de Fibra, mais do que produzir peças, o projeto estimulou pertencimento, autoestima e autonomia às participantes, que puderam vivenciar o processo criativo e apresentar seus trabalhos em um desfile de encerramento.

“Este evento tem como ideia a criação de um desfile na conclusão de um curso em que as participantes produziram tudo. Existe a questão do “eu fiz”, que traz um sentido forte de pertencimento para essas mulheres. É uma forma de capacitação. Percebi a necessidade de algo nesse sentido para melhorar a autoestima delas, dar essa sensação de empoderamento e até servir como um gancho para a vida, um começo de caminhada. Durante a semana houve transformação com o curso, e acredito que isso pode repercutir ainda mais depois. A ideia é justamente essa: trazer pertencimento, felicidade e fazer com que elas se sintam capazes de alçar voos”, enfatizou.

Entre as participantes, a artesã e presidente do Sintego Regional de Formosa, professora Katia Viviane Carvalho de Sousa, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do crochê no município. Segundo ela, o curso abre novas perspectivas para o artesanato em Formosa, inclusive com a possibilidade futura de criação de uma associação ou cooperativa.

“Esperamos que, através do Senar, do Sebrae e da ABRASGRÃOS, possamos abrir oportunidades em Formosa. Nós, crocheteiras, ainda não temos espaço na sociedade para mostrar nosso trabalho. Dizem que crochê é coisa de vovó, mas aprendi criança, e queremos resgatar essa cultura no município. Estamos engatinhando dentro do Sebrae, é o primeiro curso para crocheteiras, mas é um passo muito importante. Tenho certeza de que, a partir de agora, vamos começar a criar asas para voar”, ressaltou.

A empresária Edinalva Rodrigues, a Baiana, falou sobre a sensação de receber o evento e destacou a parceria com o Sebrae

O evento também contou com a colaboração do Baiana Bar e Restaurante, que ofereceu um espaço acolhedor com música ao vivo e se consolidou como parceiro na valorização do artesanato local. Além de receber o desfile de encerramento, o restaurante abriu suas portas para futuras ações de comercialização dos produtos confeccionados pelas artesãs.

A empresária Edinalva Rodrigues, mais conhecida como Baiana, anfitriã do desfile realizado em seu restaurante, falou sobre a sensação de receber o evento e destacou a parceria com o Sebrae. “Eu me sinto privilegiada e honrada de estar aqui com todas essas meninas espetaculares e peças maravilhosas. É um prazer e as portas da nossa casa estarão sempre abertas, à disposição de coração. Sobre a parceria do restaurante da Baiana com o Sebrae, foi tudo muito rápido, não deu nem tempo de pensar, mas adorei. Vai só para frente. O sentimento é de leveza, essa é a palavra certa. Será um imenso prazer manter essa parceria por muitos e muitos anos”.

As artesãs desfilaram com suas criações

O encerramento da atividade foi marcado por um desfile de peças autorais e pela entrega de brindes às participantes, celebrando a união de talento, tradição e inovação em torno do crochê com fibras.

Iniciativas como o curso de Crochê com Fibras reforçam o compromisso do Sebrae com a valorização do artesanato, a geração de renda e o fortalecimento da economia local, apoiando os pequenos negócios, capacitando os empreendedores e criando oportunidades para que talentos regionais tenham mais visibilidade e acesso ao mercado. A instituição segue com a missão de incentivar práticas sustentáveis e inovadoras, que unem tradição cultural e potencial econômico, oferecendo às artesãs de Formosa condições para transformar conhecimento em negócio e agregar valor ao artesanato da região.

O artesanato com fibras naturais é uma atração à parte

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn