ASN GO Atualização
Compartilhe

Gabriela Prioli exalta mulheres a buscarem cada vez mais a equidade de gênero

Advogada e comentarista política lota arena no “Delas - Mulher de Negócios” e provoca reflexões sobre as urgências e os caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Gabriela Prioli foi a convidada especial para o primeiro dia do evento (Fotos Silvio Simões)

Em uma arena lotada de participantes do “Delas – Mulher de Negócios”, a atenção de todos estava voltada para a advogada, comentarista política e influenciadora Gabriela Prioli, que falou, nesta sexta-feira (28), sobre “Equidade de Gênero: Por que Precisamos Falar Sobre Isso?”. O evento, realizado pelo Sebrae Goiás e pela Organização Jaime Câmara no Shopping Cerrado, reuniu um público diverso por ouvir as análises e a abordagem didática que consagraram Prioli como uma voz relevante no debate público brasileiro.

Com retórica, simpatia e dados contundentes, Gabriela Prioli desconstruiu a falsa dicotomia entre igualdade e equidade, explicando que, enquanto a igualdade formal preconiza tratamento idêntico para todos, a equidade reconhece as desigualdades históricas e estruturais que colocam mulheres em desvantagem, buscando compensar essas disparidades para alcançar uma sociedade mais justa.

A palestrante abordou a persistência da disparidade salarial entre homens e mulheres exercendo as mesmas funções, a sub-representação feminina em cargos de liderança na política e no setor privado, a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados que recai desproporcionalmente sobre as mulheres, e a alarmante prevalência da violência de gênero em suas diversas formas.

“Falar sobre equidade de gênero não é sobre privilégios, mas sobre direitos humanos fundamentais”, enfatizou Prioli em diversos momentos de sua fala. “É sobre reconhecer que a nossa sociedade ainda opera sob uma lógica patriarcal que limita o potencial de mulheres e perpetua injustiças. Precisamos desconstruir esses padrões, questionar os vieses inconscientes e criar mecanismos que garantam oportunidades iguais para todos.”

Centenas de pessoas prestigiaram a apresentação

De acordo com uma pesquisa da Global Gender Gap Report 2024, a desigualdade de gênero está diminuindo, mas a taxa coletiva de progresso desacelerou. Isso significa que sem um avanço robusto, levará 134 anos para que a plena paridade seja alcançada. O estudo que Gabriela apresentou mostra que as maiores disparidades estão na participação em oportunidades econômicas e políticas. “Essas lacunas precisam ser preenchidas para que possamos alcançar a mesma participação dos homens e, consequentemente, os mesmos poderes de decisão. Importante que tenhamos mulheres nos espaços de poder porque são essas mulheres que vão entender questões que são sensíveis para nós”, ressalta.

As mulheres, por exemplo, representam 42% da força de trabalho global, mas apenas 31,7% das lideranças seniores. O rendimento das mulheres representa em média 77% do rendimento dos homens. “Dos 500 CEOs das maiores empresas do mundo, segundo a Forbes, apenas 53 são mulheres”, enfatizou. Em relação ao trabalho não remunerado, Gabriela apontou que 76,2% são realizados por mulheres e apenas 23,8% pelos homens.

Mestre em direito penal pela USP e doutoranda em direito constitucional,Gabriela Prioli construiu uma sólida carreira jurídica e depois como comunicadora

A palestra não se limitou a expor os problemas, mas também apontou caminhos para a transformação. Gabriela Prioli destacou a importância da educação com perspectiva de gênero desde a infância, da implementação de políticas públicas que promovam a igualdade no mercado de trabalho e na divisão de tarefas domésticas, do fortalecimento das redes de apoio a mulheres vítimas de violência e da ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão.

Prioli mostrou conhecimento e sensibilidade em relação às diferentes realidades e desafios enfrentados pelas mulheres. “Todos esses dados que eu trouxe e as evidências do dia a dia de todas nós reforça a urgência e a relevância de manter o diálogo aberto e constante sobre essa temática para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida para todos.”

Mestre em direito penal pela USP e doutoranda em direito constitucional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, Gabriela Prioli construiu uma sólida carreira jurídica, atuando como sócia em um renomado escritório de direito criminal e como professora universitária. Comunicadora revelação da CNN Brasil, Gabriela estreou no canal em 2020 comentando e apresentando os programas “O Grande Debate”, “Mundo Pós-Pandemia” e “CNN Tonight”. Na emissora também desenvolveu e apresentou seu próprio talk show, o “À Prioli”, com três temporadas de sucesso.

Em 2023, ingressou no Grupo Globo como apresentadora do “Saia Justa” do canal GNT. Em 2024 estreou seu próprio programa de entrevistas no mesmo canal, o “Sábia Ignorância”. Influenciadora, com clareza e capacidade de argumentação únicas, fala para milhões de pessoas em suas redes sociais diariamente buscando trazer à luz assuntos relevantes, motivando as pessoas a se apropriarem de si mesmas e a explorarem ao máximo o seu potencial.

Empreendedora, idealizou o Clube do Livro, maior clube de leitura privado do Brasil na atualidade. Ela reúne em seus cursos mais de 60 mil alunos. Autora de dois livros best-sellers. O “Política é Para Todos”, da editora Companhia das Letras, oferece uma introdução acessível à política, incentivando o debate racional; e a obra “Ideologias”, pela mesma editora, apresenta as três principais ideologias que nos ajudam a pensar a política e a sociedade na contemporaneidade.

Rodas de conversa e estandes

Ainda no primeiro dia do Delas, os participantes puderam acompanhar o Demoday ELEVE – HUB Goiás, uma apresentação de negócios inovadores liderados por mulheres. A exposição de produtos nos estandes foi movimentada, e a programação contou também com a Roda de Conversa sobre desafios e superação da mulher na área profissional, que teve como convidadas Cleuza Eli de Souza, empresária na área de associativismo e cooperativismo e diretora da Facieg Mulher; Dejane Maffisone, advogada especialista em direito civil, processo civil e mediação e arbitragem, atual diretora jurídica da Facieg, presidente da Facieg Mulher e vice-presidente do Observatório Rio Verde; Wenya Alecrin, doutora em comunicação, jornalista e professora, CEO da Alecrim Comunicação, com experiência em veículos como TV Anhanguera e Canal Rural; e a autora do livro “Lá no Brasil; Claudia Gomes, graduada em pedagogia e psicopedagogia, vereadora em segundo mandato por Anicuns, empreendedora no segmento de distribuição de cosméticos para salões de beleza. Atualmente, é diretora/presidente da Acians Mulher; com moderação de Paula Simões, consultora em desenvolvimento pessoal, carreira e governança familiar, mentora de mulheres.

Estandes dão espaço a empreendedoras

O tema da segunda Roda de Conversa teve como tema “Entre Linhas e Lutas: Histórias que Ecoam”. As convidadas contaram suas histórias e trajetórias por meio dos projetos de escritas coletivas. A moderadora foi Camila Oliveira, advogada, com mais de 20 anos de experiência em direito empresarial e eleitoral, assessora jurídica do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE), e atua na capacitação de cidadãos e advogados, descomplicando o direito e fortalecendo a cidadania; e as convidadas Francis Teles, jornalista graduada em comunicação social – jornalismo pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília; Veronice Costa, gerente Financeira no Sebrae Goiás; com mais de 20 anos de liderança e transformação e escritora; Carla Magna, psicóloga, ,estre em psicologia e escritora; Kenia Cardoso, doutora em neurociência, mestre em marketing, filosofa, socióloga, antropóloga e cientista política, publicitária há 25 anos; a CEO da Kdigital Agência de Marketing especialista em marketing jurídico; e Ludmila Estulano, advogada e designer por formação, que transforma ideias em mensagens que inspiram, informam, educam e cativam, conectando pessoas e propósitos através da criatividade e estratégia.

Painéis e rodas de conversa debatem temas relevantes

Logo em seguida aconteceu o lançamento do “Perfil da Empreendedora Goiana”, pesquisa anual realizada pelo Sebrae Goiás e a Universidade Federal de Goiás. A reitora da universidade, Angelita Pereira de Lima, ministrou uma palestra com o tema “O Impacto do Empreendedorismo Feminino em Goiás”, momento em que contextualizou os números. O encerramento ficou por conta do Grupo de Percussão Maria Vai Casoutras. O evento continua amanhã, das 10h30 às 21h, no Shopping Cerrado.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Delas Mulher de Negócio
  • equidade de gênero
  • Gabriela Prioli
  • mulheres