A aproximação entre Goiás e o mercado chinês ganhou força com o lançamento da 139ª edição da Canton Fair, maior feira multissetorial do mundo, realizado na Casa da Indústria pela Fieg, em parceria com o China Trade Center e apoio do Sebrae Goiás. O evento mostrou a grandiosidade da feira, e como os empresários que pretendem ir precisam se preparar para aproveitar ao máximo para a jornada. Empreendedores participaram de um painel em que responderam sobre os benefícios de participar da feira e também de alguns desafios, para que os próximos participantes possam ter 100% de aproveitamento.

O Sebrae Goiás tem aumentado o foco na capacitação de micro e pequenos empreendedores para conquistarem o mercado externo. No caso da Canton Fair, a instituição tem sido protagonista ao organizar missões guiadas que facilitam o acesso de pequenos e médios empresários ao evento. Além do subsídio de nas passagens, as missões oferecem planejamento prévio, apoio na definição de objetivos e pesquisa de fornecedores, negociações em grupo que garantem volume e melhores condições comerciais, além de suporte pós-evento nas tratativas com fornecedores chineses.

De acordo com o gestor de Internacionalização do Sebrae Goiás, Leonardo Araújo, o primeiro passo para quem quer exportar, seja para a China ou para outros países, é procurar o Sebrae que possui estudos de mercado, capacitações, consultorias para que o empresário possa estar mais focado em desenvolver o produto. “O segundo passo é estar atento ao que está acontecendo no cenário econômico mundial porque as decisões refletem aqui no Brasil. O empresário precisa estar atento porque muitas vezes o mercado na América Latina pode ser mais interessante. Quem quiser se preparar para essa jornada, nós estamos à disposição para acompanhar todo esse processo com parceiros como Apex e Câmaras de Comércio”, esclareceu Leonardo.
Um dos exemplos de quem se preparou está representado na figura da empresária Daniela Trindade, da Trindade Soluções Construtivas, que destacou como a vivência na China ampliou sua visão sobre eficiência e tendências, tanto que durante a feira ela entendeu que poderia, além de ter negócios ligados à construção e logística, a ampliar seu portifólio de atuação. “Nessa visita à China, em outubro, uma das prospecções foi a gente pensar no processo de exportação de café para o país. Mas com o auxílio da Câmara Chinesa de Comércio, por meio de um estudo feito pela Mariana Vieira, identificou que o melhor mercado para exportação do meu produto é para o mercado europeu”, contou Daniela.

Para ela, todo esse cuidado do Sebrae e da Câmara foi valiosíssimo para perceber que fazer negócio é uma das possibilidades, mas é possível prospectar, abrir outros negócios e outras portas através da experiência na China. “A primeira coisa que aprendi na China foi profissionalização, inserir a tecnologia de maneira adaptativa para o seu eixo de negócio. Na China tive acesso a essa inovação e o Sebrae tem todas as ferramentas para nos ajudar na implementação para a gente. Então, isso foi fundamental para que a minha experiência fosse sensacional”, afirmou a empresária.
Leonardo Araújo disse que a China está aberta economicamente para estreitar relações. “Como exemplo de como o país asiático se prepara e investe para isso, é a parceria estratégica para viabilizar um corredor logístico (Rota Bioceânica) que deve conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico por via terrestre, com objetivo de encurtar o tempo e o custo do transporte de mercadorias da América do Sul para a Ásia”, explicou.
Leonardo alerta que o empresário goiano que pretende exportar para a China precisa cumprir alguns requisitos. “Participar das missões é um início para entender como é a cultura, as burocracias, e, principalmente as oportunidades”, avalia. Ele ressalta que para exportar para o país asiático o produto tem que ser diferenciado, volume, ser competitivo, possuir uma série de certificados. Um estudo de mercado feito pelo Sebrae Goiás aponta que produtos alimentícios como frutas e castanhas têm grande potencial.
Sobre a Canton Fair
Reconhecida como a “fábrica do mundo”, a China abriga a Canton Fair, vitrine global que conecta fornecedores, compradores e investidores em três fases anuais. A primeira, realizada em abril e outubro, reúne máquinas leves e pesadas, automação, eletrônicos, ferramentas, autopeças, robótica, novas energias e maquinário agrícola e de construção. A segunda, também em abril e outubro, concentra materiais de construção e decoração, louças sanitárias, móveis, itens domésticos, cerâmica, jardinagem, utensílios e presentes. Já a terceira fase, em maio e novembro, apresenta têxtil, confecções, calçados, brinquedos, papelaria, higiene pessoal, medicamentos, alimentos e produtos esportivos.

Empresários que já participaram relataram que a missão guiada é um divisor de águas. Rodrigo Guimarães, do Grupo Guimarães Logística, reforçou: “Quem quer ir, não vá sozinho. A missão guiada pelo Sebrae Goiás fez toda a diferença nas nossas negociações.” Outros relatos confirmam o impacto da experiência. Carlos Cunha, do Grupo Sigma Engenharia, ressaltou que não se trata apenas de comprar, mas também de abrir portas para vender produtos brasileiros. Já Carlos Alberto Soares, da Paulete Armários, lembrou que planejamento e foco são essenciais para aproveitar a feira, evitando desperdício de tempo diante da imensidão de oportunidades.

Para o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, o movimento é natural: “A China é hoje não apenas um gigante econômico, mas um dos destinos mais importantes para quem deseja ampliar mercados e acessar novas tecnologias”, afirmou. O gestor de Internacionalização do Sebrae Goiás, Leonardo Araújo, reforçou que com o apoio do Sebrae, que garante condições acessíveis e suporte técnico, os empresários goianos têm a chance de transformar suas empresas ao participar da Canton Fair, não apenas ampliando fornecedores, mas também construindo parcerias globais.
SERVIÇO:
Para quem quer mais informações sobre o programa de Internacionalização dos Pequenos Negócios do Sebrae acesse: https://www.sebraego.com.br/acesso-a-mercado/
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
