O ano de 2025 pode apresentar um cenário econômico desafiador, mas o Sebrae Goiás não para de buscar alternativas para impulsionar os pequenos negócios e garantir a competitividade das micro e pequenas empresas. Para isso, lança o Programa Move +, que foi nacionalizado pelo Sebrae e tem como objetivo a ampliação de mercado das empresas por meio de ações estruturadas. Com foco em capacitação, o programa trabalha sob os três pilares: mercado digital, mercado nacional e mercado internacional (exportação, que visa conquistar mercados exteriores para produtos ou serviços).
O Move + tem o intuito de promover a ampliação de mercados dos pequenos negócios de forma sustentável, por meio da identificação de oportunidades, preparação de empresários e empresas e aproximação de canais de vendas e compradores no Brasil e no mundo. O gestor do programa em Goiás, o analista Leonardo José Cicilio Araújo, explica que as capacitações serão feitas por meio de jornadas que darão conhecimento, orientação e acesso a oportunidades de negócios que visam o aumento de faturamento das pequenas empresas.
O grande diferencial desse projeto, segundo o analista, é que ele é estruturado através de uma jornada que com início, meio e fim, além da preparação, aproximação comercial e a mensuração dos resultados. As oito Regionais do Sebrae vão trabalhar para identificar potenciais clientes que podem aderir ao programa e na divulgação para alcançar o máximo de empreendedores goianos.
“O microempresário se inscreve e adere à jornada que vai começar com um diagnóstico para aferir qual é a maturidade do negócio, qual é a situação atual, e traçar um objetivo, até onde ele pode chegar para aumentar as vendas”, explica o gestor. O critério para participar do Move + é já ter uma empresa estabelecida, de qualquer segmento e de qualquer setor e nível de maturidade; ser uma micro e pequena empresa estabelecida em Goiás; ter a intenção de alavancar as vendas; e querer se preparar e realizar ações integradas e sustentáveis para a identificação de oportunidades de negócio.
A jornada passa então pelas fases de adesão da empresa; diagnóstico de maturidade e capacidade produtiva; definição de estratégia; consultorias; inclusão de ferramentas que possam viabilizar um aumento de clientes; e oportunidades de aproximação comercial por meio de rodadas de negócios, missões técnicas, feiras e eventos de mercado. As empresas, em seguida, vão passar por um período de mensuração de resultados, que vai mostrar se houve aumento de faturamento, qual o volume e como o negócio evoluiu. “É um projeto de longo prazo, que a gente vai plantar uma sementinha, mas vamos colher os resultados de impacto, que geram efetividade nos negócios dos pequenos empresários”, ressalta Leonardo.
A jornada vai contar com eventos presenciais e momentos de consultoria online para todo o estado. Para obter esse alcance, o Sebrae Goiás vai trabalhar com parceiros e ferramentas que vão otimizar as capacitações. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-move-mais/.Em breve, os consultores vão entrar em contato com os interessados e já aplicarem os testes de diagnóstico de maturidade das empresas.
SERVIÇO:
Programa Move +
Inscrições pelo link: https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-move-mais/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn