A crise desencadeada pela pandemia da COVID-19 causou impacto intenso na atividade industrial, conforme levantamentos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Dados da Sondagem Industrial do início da pandemia, referente ao mês de março, mostram que a queda da demanda forçou uma redução sem precedentes da atividade industrial, que levou a utilização da capacidade instalada ao menor nível já registrado na série mensal, iniciada em 2010.
Na contramão desse cenário, está a empresa Ideal Tintas,em catalão. “Nossas vendas estão bombando”, revelou Matheus Rocha Birck, desenhando a trajetória até os dias atuais. “No primeiro momento, dia 20 de março, quando fechou o comércio, demos férias coletivas a todos os nossos funcionários e ficamos somente eu e meu pai atendendo, continuamos com o serviço delivery da maneira que sempre tivemos, mas dessa vez somente eu e ele – respeitando todos os protocolos. Quando o comércio retomou atividades, chamamos a equipe de volta com todos os cuidados, máscaras para todo mundo, muito álcool em gel”, lembrou.
Ele confessa que não avaliaram – nesse recomeço – a entrada de clientes e a limitação do número de pessoas. “Passado algum tempo, vimos que isso era necessário e isolamos mais a área de atendimento, deixando uma distância de 1,20 m entre cliente e vendedor, como orienta o Protocolo de Retomada. Agora, um novo Decreto e a Ideal Tintas atende apenas com meia porta aberta para controlar o número de pessoas mais ainda durante o período do dia que pode atender conforme as regras em Catalão.
Há 13 anos com endereço em Catalão, a Ideal Tintas é fruto da idealização de João Alberto Birck, fundador, que conta com Matheus, o filho, também adiante dos negócios. “Em 2007, o ramo era algo inédito para meu pai, que nunca tinha trabalhado nessa área”, contou Matheus que rememorou aquela época. “Somos do Paraná; meu pai saiu do Banco onde trabalhou 19 anos e queria novos ares. Como temos família em Monte Carmelo, foram eles que nos indicaram a cidade de Catalão – que estava em pleno desenvolvimento -, e assim nos instalamos aqui e, graças a Deus, tem dado tudo certo”.
Antes da pandemia, segundo Matheus, já haviam se tornado a maior loja da cidade no ramo de tintas. “Sempre trabalhamos muito em parceria com o Sebrae; desde o começo, somos associados da ACIC/ CDL – Associação Comercial e Instustrial de Catalão, porque sempre acreditamos nessa parceria entre Associação, Loja e Sebrae”, enfatizou o jovem empresário ao comentar que realizou diversos cursos e seminários no Sebrae. “Mas, nada comparado ao Empretec, que é um seminário fantástisco que ainda não consegui colocar na prática, um pouco devido a essa pandemia que nos tirou qualquer plano”, revelou sem rodeios, mas com a premissa que ainda vai levar as ideias adiante.
Fôlego no giro
Matheus Birck alinhou um aporte financeiro via Sebrae. “Utilizamos esse caminho porque, por mais que as vendas estejam nesse patamar otimista, nosso país já estava numa situação complicada antes da pandemia. Quando saiu o empréstimo na Caixa Econômica Federal com subsídio do Sebrae, não pensamos duas vezes em pegar, pois a taxa era muito boa. A exemplo disso, em nosso fornecedor principal, fizemos uma compra para nos manter por 60 dias utilizando essa verba, pois, com o desconto que nos concederam, foi totalmente viável pegar um empréstimo para pagar.
Serviço:
Ideal Tintas
Avenida Raulina Fonseca Paschoal, 2375 – Santa Helena II, Catalão – GO, 75701-480
Telefone: (64) 3442-2444
Os horários de funcionamento ou serviços podem mudar conforme Decreto Municipal
Informações para a imprensa:
No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação (Catalão): Deise Pasquarelli – (64) 98116-7276
-