Produtores rurais de Jussara, na Região Noroeste de Goiás, a 225 km de Goiânia, aprenderam técnicas e estratégias focadas no aumento da produção e melhoramento da qualidade a partir de tecnologias que ainda amenizam o volume de investimentos. A capacitação foi direcionada aos produtores rurais que fazem parte do Programa Agricultura Familiar.
O tema faz parte da palestra sobre estratégias mais assertivas para a produção no campo, realizada na terça-feira (17) pelo Sindicato Rural do município, marcando o início da Feira do Empreendedor 2023, que segue até a próxima sexta-feira (20). A iniciativa é promovida pelo Sebrae Goiás, em parceria com a prefeitura de Jussara, e conta com o apoio de diversas instituições, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Federação da Agricultura de Goiás (Faeg); Instituto para o Fortalecimento da Agricultura de Goiás (Ifag) e Sindicato Rural de Jussara.
Conforme explicou a agrônoma e técnica de campo da Emater, Melania Assunção, o ganho de produtividade é um desafio constante para quem atua no agronegócio. Assim, buscar soluções inovadoras deve ser uma preocupação não somente para garantir a qualidade dos processos, mas também para acelerar o crescimento no setor. E nesse sentido, a tecnologia no agronegócio, utilizada de maneira estratégica, pode trazer diversos benefícios, oferecendo ao empreendedor condições para alcançar seus objetivos com mais facilidade e principalmente em menor tempo e espaço.
A família do agropecuarista Itamar Caiado de Castro investe no agronegócio em Goiás há décadas e já faz uso de tecnologia no setor produtivo faz algum tempo. Mesmo assim ele aprendeu novidades com a palestra e explicou que precisa investir em novas tecnologia nas fazendas, onde ele faz empreendimentos tanto no gado de corte quanto leiteiro e também na agricultura. Atualmente ele tem aproximadamente 150 matrizes e produz cerca de 400 litros de leite por dia.
“A vida é sempre muito sofrida, tivemos recentemente uma crise que muito nos atrapalhou, mas com essas parcerias as coisas voltaram à normalidade, e só temos que agradecer ao Sebrae e às demais instituições parceiras que estão nos dando esse apoio”, ressaltou.
Já o pecuarista Divino Mendes de Godoi Filho ainda não experimentou os recursos tecnológicos e tem um pequeno rebanho de gado mestiço. Depois de assistir à palestra, ele está agora com novas ideais para levar para a fazenda. “Achei a palestra muito interessante, um assunto que chama a atenção. A intenção agora é usar essas estratégias para principalmente melhorar a genética do rebanho e repensar o manejo que está sendo utilizado e agregar valor à produção”, disse.
O gerente do Escritório Regional do Sebrae, Flávio Vilhalba destacou a importância dos atores do agronegócio para o mercado produtivo.”É importante que esses agropecuaristas tenham acesso a essas informações, pois o agronegócio representa uma parcela considerável na economia goiana e também no cenário nacional. Conhecimento traz crescimento, e com certeza eles estão saindo daqui bem orientados e prontos para transformar esse aprendizado em oportunidades de negócios, destacou.
Clique aqui para conferir a programação da Feira do Empreendedor em Jussara.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn