Na manhã desta quarta-feira (17), o Sebrae Goiás lançou dois programas que prometem aprimorar a gestão e produtividade dos pequenos negócios. O “Sebrae na sua empresa” fará, até julho deste ano, diagnóstico gratuito para 70 mil empresas na Capital e nas 23 maiores cidades do Estado. E, o “Brasil Mais” acompanhará 3.600 empresas até o final de 2022.
-
O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Eder Oliveira, apresentou o funcionamento das iniciativas para consultores, empresários, representantes do poder público e jornalistas na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag). Aparecida será a primeira cidade a receber o programa Sebrae na sua empresa e quase 20% do quantitativo de visitas será no município – 12 mil.
-
Os secretários de trabalho e de desenvolvimento econômico da cidade, Jeferson Ferreira e Marlúcio Pereira, falaram aos presentes sobre a importância do incentivo ao empreendedorismo. Marlúcio Pereira defendeu a redução da carga tributária para os empresários e disse que trabalha especialmente para reformar a cobrança do imposto sobre transmissão causa mortis e doação- ITCD. Empresários defendem redução da base de cálculo do imposto em razão das áreas públicas doadas nos últimos anos.
-
Pastor Jefferson afirmou que a capacitação continua sendo o principal elemento para que a população acesse as vagas de trabalho disponíveis. O presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, ressaltou o trabalho da entidade e agradeceu a iniciativa do Sebrae para alavancar a economia neste momento.
-
O atendimento do Sebrae na sua Empresa é feito de porta em porta. Os técnicos da instituição visitarão as empresas espontaneamente, identificando as principais fragilidades e oportunidades do negócio. Os consultores estarão identificados com colete e crachá. O Raio X do diagnóstico das empresas será composto por 29 questões do negócio por perfil, território e segmento.
-
“A primeira coisa será realizar um diagnóstico de como está a empresa, planejamento, finanças e vendas, principalmente. Identificar o que está atrapalhando e o que pode mudar e criar ações práticas para obter resultados rápidos”, comenta Vânia Cristina Moraes que é consultora do Sebrae desde 2003. Os interessados em receber a vista de um consultor pode também entrar em contato com o Sebrae pelo 0800 570 0800.
-
O programa Brasil Mais terá duração até 2022, divido em ciclo de quatro meses. Ao longo desse período, a empresa receberá nove atendimentos presenciais ou virtuais, oferecidos por um profissional capacitado em inovação e produtividade. O acompanhamento será por meio do acompanhamento contínuo de um Agente Local de Inovação (ALI). O público alvo desse programa são os pequenos negócios de serviços e comércio.
-
O Brasil Mais é resultado de parceria do Ministério da Economia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI). Para participar, o empresário precisa acessar o site do Ministério da Economia para fazer cadastro e responder a um auto diagnóstico. O primeiro ciclo do programa começa na próxima segunda, serão atendidas 22 empresas em cada ciclo de quatro meses.