
Empresários e profissionais de turismo e serviços participaram, na noite desta segunda-feira, 02, na sede do Sebrae Goiás, em Goiânia, de mais uma capacitação do programa Acelera GP, iniciativa voltada à preparação dos pequenos negócios para o Grande Prêmio Brasil do Mundial de Motovelocidade (MotoGP), que será realizado na capital, de 20 a 22 de março, com um público estimado em 120 mil pessoas. Com foco no atendimento ao público internacional, o palestrante e consultor do Sebrae Leandro Garibaldi abordou estratégias práticas para atendimento de excelência e uso de aplicativos de tradução simultânea.
A analista do Sebrae Goiás Camilla Carvalho recepcionou os participantes e detalhou a importância do evento para Goiânia como uma oportunidade de aumento no faturamento das empresas, já que, segundo o Instituto Mauro Borges, a movimentação financeira gerada pelo evento deverá ser de R$ 868 milhões, com geração de cerca de 4 mil empregos e uma arrecadação em torno de R$130 milhões.

“Estamos a 20 dias do evento, e o nosso objetivo é mostrar como as empresas de pequeno porte podem se preparar para atender melhor, vender mais e conquistar novos clientes. Mesmo sem fluência em inglês ou espanhol, é possível usar a tecnologia a favor do negócio e garantir um atendimento de qualidade”, orientou.
Representante da Prefeitura de Goiânia, o analista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), Marlon Costa, enquanto parceiro da capacitação, destacou que a qualificação é estratégica diante do perfil do público esperado para o evento.
“Cerca de 70% dos ingressos vendidos são para visitantes de fora da cidade, sendo entre 15% e 20% estrangeiros. Precisamos receber bem essas pessoas, e para isso é fundamental conseguirmos nos comunicar. O Sebrae contribui muito com esses cursos, que facilitam a interação e fortalecem a imagem de Goiânia como destino preparado para grandes eventos”, pontuou.

Por sua vez, o recepcionista do Umuarama Plaza Hotel, Edimar Eterno, destacou a importância da capacitação para o setor de hotelaria, que deve registrar aumento significativo na demanda durante o período do MotoGP. Segundo ele, a decisão de participar do encontro foi motivada por experiências anteriores positivas com o palestrante e pela necessidade de preparação diante do novo perfil de público que a cidade irá receber.
Para Edimar, a qualificação constante é essencial, especialmente quando promovida em parceria com o Sebrae Goiás e conduzida por profissionais com experiência consolidada. “Já participei de outra palestra do Leandro e sei da qualidade do conteúdo. Estamos vivendo a expectativa do MotoGP, que traz muita hospedagem e diferentes públicos, inclusive estrangeiros. Precisamos estar capacitados”, afirmou.

Já o motorista de aplicativo Murilo Krauswscki elogiou a iniciativa durante a capacitação e ressaltou que o treinamento será fundamental para garantir um atendimento mais eficiente nos dias de maior movimento. Segundo ele, a expectativa é de trânsito intenso e grande circulação de visitantes, o que exige preparo e organização.
“Vai ser um período bem movimentado, e a gente precisa estar preparado para evitar transtornos, enfrentar engarrafamentos com mais tranquilidade e oferecer um atendimento melhor aos turistas, para que tudo fique mais organizado e possamos aproveitar esse momento”, afirmou.

Capacitação prática
O consultor e palestrante Leandro Garibaldi reforçou que a preparação prática pode ser decisiva para o sucesso durante o evento internacional. Durante a capacitação, além de abordar a excelência no atendimento aliada ao uso de aplicativos de tradução simultânea, com foco especial em ferramentas amplamente acessíveis, como as disponíveis em smartphones com sistema Android e iOS, também alertou para a importância do respeito às diferenças culturais e religiosas dos turistas, da ausência de julgamentos e da preparação prévia dos estabelecimentos, com perguntas e respostas frequentes em mais de um idioma
“Sucesso é quando a oportunidade encontra o preparado. Goiânia está se organizando para receber um grande público, principalmente americanos e europeus, e o Sebrae está capacitando os empresários para que possam dar um show no atendimento”, salientou. Leandro ressaltou que o objetivo da capacitação foi que os participantes saíssem aptos a utilizar pelo menos duas ferramentas de tradução, de modo a garantir uma comunicação clara e assertiva, inclusive em atendimentos rápidos, como os realizados por motoristas de aplicativo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
