Goiás possui 7,2 milhões de habitantes e o 9º maior PIB brasileiro, graças ao agronegócio, comércio, serviços e indústria. Mas algumas regiões possuem milhares de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social. Com objetivo de ampliar e levar atendimento e apoio para todos que desejam empreender, o Sebrae Goiás participa há alguns meses do Projeto Goiás Social, do governo de Goiás, em uma parceria para oportunizar a melhoria na qualidade de vida de quem vive nas comunidades.
É o caso do projeto desenvolvido na comunidade do Tinguizal, em Monte Alegre de Goiás, que fica dentro do Patrimônio Cultural Kalunga, na Chapada dos Veadeiros. O território Kalunga, que também inclui áreas nas cidades de Cavalcante e Teresina de Goiás, é a maior área quilombola do país em extensão (230 mil hectares), onde vivem cerca de quatro mil pessoas. O território foi reconhecido pela ONU em 2021 como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil.
No Tinguizal, com atuação do Sebrae, das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e da Retomada e da Organização da Voluntárias do Estado de Goiás (OVG), estão sendo feitas ações dentro do “Amar é”, projeto social que integra a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. Os trabalhos feitos dentro desta iniciativa foram apresentados no início da noite de segunda-feira (17) ao presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, durante a visita ao Sebrae Goiás.
Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Wellington Matos de Lima, entre outros convidados que acompanharam o depoimento de uma das 111 líderes kalungas, Maria Helena Serafim Rodrigues, conhecida como Tuia Kalunga, que contou como a comunidade tem recebido capacitações para apoiar os pequenos negócios na localidade. “O Sebrae representa a atuação e a parceria com as quais sempre sonhávamos no nosso coletivo, dentro das comunidades Kalunga no Tinguizal”, afirmou. Ela lidera um grupo de mulheres buscando resgatar a arte da costura com toques da cultura local e criou um movimento e uma marca batizados de “Tuya Kalunga”.
Tuia contou que esse coletivo de mulheres está na luta há muitas décadas para sobreviverem e pela permanência das comunidades. “Porque quando uma mãe kalunga sai do território, ela carrega vários descendentes. Tenho minha filha e minha neta. Se eu saio eu levo comigo três gerações, eu corto raízes daquela árvore que é a nossa fortaleza, cultura, ancestralidade, toda a nossa memória que enfraquece um povo inteiro. Porque ali não é só uma terra, é o meu povo, gente que quer viver, desenvolver e crescer”, disse.
Com o apoio que o local tem recebido, com capacitações, cursos, treinamentos, uma escuta ativa para saber como os que vivem lá querem oportunidades, Tuia Kalunga conta que o Sebrae plantou uma “sementinha” que está se tornando uma realidade que tem o poder de transformar milhares de vidas. “A semente do sonhar, de esperançar, de termos uma fonte de renda, de sermos produtivos com qualidade e a moda pode ser um caminho promissor para que enfim possamos realizar nosso principal desejo, que é ter liberdade e poder voar”, emociona-se. As iniciativas do Sebrae incluem mostrar alguns dos trabalhos de moda criados na comunidade durante a Amarê Fashion, que será realizada em Goiânia de 29/08 a 02/09.
Tuia refletiu que todos os parceiros que já passaram e que irão passar pela história da comunidade irão costurar cada retalhinho. “Vamos fazer mais do que uma roupa. Quando estivermos vendendo nossos produtos, vamos trazer não só moda, mas nosso território, nossa memória, nossa história. Nela vão estar representadas nossa resistência e nossa resiliência”, completou.
Ao ouvir os detalhes do projeto, o presidente Décio Lim disse que aprendeu na vida pública que “as obras mais importantes não são as obras de concreto, cimento, as grandes pontes, as grandes estradas, mas sim as obras humanas, que produzem resultado na vida das pessoas. E são as mais baratas”. Ele avaliou que a visita em Goiás o deixou otimista com todos os resultados alcançados pela diretoria, que considerou extraordinária, mas que também aumenta o compromisso e a responsabilidade de trazer mais condições para que a instituição no estado possa expandir projetos como dessa cultura dos Kalungas. “Podemos sim ampliar esses programas e abrir as portas para o sonho de quem quer empreender, que é quem representamos. E peço que Goiás, com seu potencial no agronegócio, tenha um olhar para os pequenos. Um olhar para essa extraordinária cultura, para a inclusão, para o entusiasmo dessa negritude que quer encorajar o seu povo e a sua gente. Estou muito orgulhoso e que possamos seguir nessa direção”, ressaltou.
Atendimento desde 2022
Com a comunidade do Tinguizal o Sebrae iniciou uma parceria em abril de 2022, com um a visita da primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, da OVG, da Secretaria da Retomada, da Sescoop e do Shopping Mega Moda. Na oportunidade, além de receber doações como cestas básicas, filtros de água e kits para gestantes, a comunidade também recebeu retalhos, palestra sobre cooperativismo e a oficina “Autonomia de Quereres” com a estilista goiana Naya Violeta, a primeira do Centro-Oeste a desfilar na São Paulo Fashion Week.
Depois dessa ação, a Secretaria da Retomada, em parceria com os Colégios Tecnológicos em Goiás, realizou um curso básico de costura. Quarenta e oito participantes foram capacitadas e ganharam um crédito social no valor de R$ 4.883,33 e adquiriram máquinas de costura e bolsa qualificação. Em março de 2023, o Sebrae retornou ao local, em parceria com a Seds, para escuta ativa junto à comunidade e em junho realizou o curso “Aprender a Empreender Social”, que já era realizado em parceria com a Seds em 2022, quando capacitaram as 111 líderes em vulnerabilidade social.
O Sebrae Goiás tem também parceria com a OVG que apoia grupos de adolescentes, em sua maioria meninas entre 13 e 15 anos em situações de vulnerabilidade social, que fazem parte de dois projetos: “Adolescentes Tecendo o Futuro”, em que elas aprendem sobre moda, corte e costura; e o “Menina de Luz”, que oferece apoio psicológico, nutricional, social e informativo para adolescentes grávidas até 21 anos. Já foram atendidas cerca de cem adolescentes e outras turmas já estão previstas para acontecer.
O projeto também conta com a parceria da ONG Goodwill, um empreendimento social que oferece formação profissional, serviços de colocação no mercado de trabalho e programas com base na comunidade para pessoas com deficiência, com baixo nível de escolaridade ou experiência de trabalho, ou ainda aqueles que enfrentam dificuldades na conquista de um emprego. A parceria é com a caixa de coleta para vestuário usado que serve como insumo para geração de renda com a Goodwil.
Amarê Fashion
Está previsto para começar no próximo mês o curso de “Aceleração em Design Autoral” e algumas oficinas, além da realização de visita de um consultor de turismo para colocar o Tinguizal no roteiro quilombola da Chapada dos Veadeiros. Também está sendo elaborado um projeto técnico junto à comunidade que culminará em um ponto de venda físico em Goiânia e lançamento da marca Tuya Kalunga na Amarê Fashion. O projeto terá continuidade em setembro e outubro, com o plano de trabalho da “Aceleração em Design Autoral”.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, disse que esse projeto é um grande desafio, mas que tem a convicção de que o Sebrae vai avançar e fomentar as micro e pequenas empresas em todos os 246 municípios do estado e com as que estão na região do Quilombo Kalunga não será diferente. “Compartilhamos com o presidente nacional, Décio Lima, tudo que já tem sido feito e buscamos cada vez mais apoio para que nossos projetos se fortaleçam e que mais ações sejam executadas em prol dos pequenos negócios”, finalizou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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