
Crianças de 4 a 11 anos em Anicuns tiveram uma manhã de muito conhecimento e apresentação de resultados de um trabalho que desenvolveram durante um ano nesta quinta-feira (14). Os 173 alunos do Jardim 1 até a 5ª série dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Lúcia colocaram em prática o aprendizado que tiveram no decorrer do ano com a Culminância do JEPP, do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)
Este é um programa do Sebrae que tem como objetivo desenvolver habilidades e competências empreendedoras em alunos do ensino fundamental. E esses pequenos empreendedores aprenderam as lições e apresentaram uma variedade de produtos, como mudas de ervas e especiarias, produtos como sabão, sachês e sabonetes, brinquedos feitos com material reciclado, delícias da culinária salgadas e doces.
A participação das crianças e seus familiares foi um momento a parte dentro da inciativa, já que era visível o orgulho dos pequenos em mostrar os seus produtos e ofertá-los para os visitantes da feira.

Nicole Santos de Lima cursa a 4ª série e atuou como apoio na feira. Ela explicou o seu papel. “Eu ajudo os que estão vendendo, os que mais precisam. No JEPP aprendi que a gente deve ajudar e atender bem os visitantes. A gente tem que vender certinho”, afirmou a jovem empreendedora.
A diretora da Escola Santa Lúcia, Aliny Abrão de Paula Fernandes, destacou a parceria do Sebrae e a importância dessas iniciativas para o aprendizado dos alunos. “Essa parceria com o Sebrae e com a implantação do JEPP na escola foi benéfica para os nossos alunos. Além de trazermos a comunidade para dentro da escola, os estudantes aprenderam a empreender. Eles mesmos fabricaram os produtos apresentados aqui na feira. É o segundo ano que nós estamos aqui. O empenho e trabalho de todos os envolvidos foi 100%. Só parabenizar a todos”, disse.
Moredison Ferreira Costa é o professor de empreendedorismo da escola e destaca a participação dos alunos. “Trabalhamos a teoria e a prática com os jovens. O desempenho, o capricho, a dedicação, o conhecer e o querer aprender. Os participantes demonstraram total interesse no projeto. Além do empreendedorismo, trabalhamos também a educação ambiental, o meio ambiente, entre outros. Então é uma questão global, do dia a dia desses alunos”, explicou.

O analista do Sebrae Fábio Soares afirmou estar emocionado com o projeto, pois é uma forma de as crianças aprenderem sobre o empreendedorismo. “Só através da educação nós teremos soluções para os problemas graves que vivemos hoje. E, por esse motivo, destaco a importância do JEPP. O Sebrae tem várias iniciativas para empreendedores. Damos suporte e o orientamos em suas gestões. Mas, se nós começamos a educar os estudantes desde pequenos para a consciência do que é o empreendedorismo, essa sementinha vai ser empregada não por palavras, mas por sentimentos, pela prática, por expressões que se fazem presentes”, finalizou.

A secretária Municipal de Educação, Anderlucia de Castro Ferreira, destacou que o JEPP, além de ensinar às crianças as formas de empreender, ainda é uma forma de interação entre família, escola e comunidade. Mesmo ponto destacado pelo prefeito Paulo César José do Nascimento, o Paulinho do Barrerão. “O Sebrae tem sido muito importante para nós, na nossa vida pública, especialmente aqui com o projeto JEPP, que vem despertar o empreendedorismo. Nós estamos trabalhando esse futuro tão importante que é das crianças, já desde o início, mostrando que ele pode ser um empreendedor”, disse.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Anicuns (Acians) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Júlio Barbosa de Araújo Neto, parabenizou aos responsáveis pelo projeto na escola e todos os envolvidos na prefeitura pela iniciativa. Ele ainda ressaltou as parcerias que o Sebrae desenvolve no município. “Além do JEPP, o Sebrae tem apoiado Anicuns tanto na prefeitura, na Associação Comercial, na CDL e agora diretamente nas escolas municipais, aqui no nosso município. O Sebrae é um parceiro que realmente é muito importante nesse projeto empreender e mostrando para as crianças o que é ser um empreendedor”.
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) envolve os professores, a escola, as famílias e os alunos. A metodologia é prática e incentiva o aprendizado de forma lúdica. O JEPP faz com que os alunos participantes compreendam os conceitos de empreendedorismo, planejamento e gestão de maneira bem leve e acessível. O JEPP busca formar cidadãos conscientes e participativos.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn