Com o objetivo de resgatar as receitas culinárias com um valor afetivo para os produtores rurais de Firminópolis, 28 pessoas participaram na sexta-feira (21) da terceira edição do Festival de Receitas do Campo, que foi realizado no parque de exposição da cidade pelo Senar com a parceria do Sebrae.

O evento conta com cerca de 25 festivais em todo o estado durante o ano. O coordenador regional do Senar, Saulo Paranhos, relembrou como tem sido a iniciativa desde a sua primeira edição. “A cada edição aumenta o número de inscrições no evento. Isso mostra que o pessoal está engajado e quer participar. Temos aqui mais de 200 pessoas que vieram prestigiar o evento. Isso mostra que a cada ano vai melhorando mais, tanto na questão da qualidade como na participação do público”, destacou. Ele acredita que, se no ano que vem a cidade for sede novamente do evento, será ainda melhor que 2025.

O analista do Sebrae Goiás Fábio Soares destacou que a instituição entra como parceiro do festival, que traz a importância da culinária do campo, o que destaca a participação da entidade no agro. “O Sebrae está presente no agro. Inclusive, estamos com inscrições abertas para o programa Sebrae em Campo. Temos várias iniciativas para apoiar o pequeno produtor e alavancar o empreendedorismo no campo para gerar emprego e renda. O Sebrae tem investido muito na capacitação, na produtividade do campo, na melhoria genética e está sempre pronto para atender ao pequeno produtor”, finalizou.

O prefeito José Airton parabenizou toda a equipe que realizou o festival. “Foi um grande trabalho. Também tenho que destacar a presença da população que abraçou esse festival que já faz parte do nosso calendário. Esse ano superamos a expectativa do público em relação ao ano passado e tenho certeza que em 2026 essa participação será ainda maior”, disse.
O prefeito lembrou ainda da parceria do Sebrae com o município. “O Sebrae é uma peça fundamental para qualquer cidade. Ele trouxe para nós vários cursos e tem auxiliado muito o Sindicato Rural. A gente fica muito feliz de ter essa parceria”, finalizou José Airton.

Mesma opinião compartilhada pelo prefeito de Turvânia, Jadir Dias Policardio, que ressaltou a importância do Sebrae para a cidade e destacou que iniciativas como o festival valorizam a história local. “Essas receitas são mais que um patrimônio nosso. Elas resgatam a cultura antiga. É uma forma de passarmos um pouco da nossa história para as futuras gerações. Isso é muito bom e fomenta agro da nossa região”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Firminópolis e Turvânia, Cleberson Costa dos Santos, reconhece essa parceria. “O Sebrae é um parceiro de grande importância. Desde o primeiro festival na cidade, nós procuramos a entidade e o Sebrae abraçou a gente. É uma instituição de ensino e desde que focamos na qualificação e ensino no sindicato a gente desenvolveu bastante e conseguimos desenvolver o agro e o Sebrae foi primordial nesse processo de qualificação”, disse.
Cleberson também acredita que esse tipo de iniciativa estimula as pessoas a voltarem para o campo. “O festival é um resgate da culinária rural. Temos aqui receitas feitas pelos nossos pais e avós. A gente sabe que teve um grande êxodo rural, mas relembrar o passado e o que se viveu na zona rural e quem sabe até incentiva algumas pessoas a retornarem para o campo. O agro precisa de mais pessoas”.

Adriana Rodrigues Ferreira é membro da comissão da Faeg Mulher e foi uma das pessoas que auxiliou na organização do evento. “Era um sonho nosso ver o salão cheio. Muitas pessoas participam desse evento. Nosso objetivo é abranger e atingir, levar a política do alimento rural, do ingrediente e passar para as próximas gerações. Além da valorização da gastronomia de mães e avós, também trazemos relíquias rurais para fomentar o agro com os participantes. Inclusive, participantes esses que fazem questão de vir vestindo roupas típicas de trabalhadores rurais. O evento é uma forma de renovar a identidade rural”, comemorou.
Adriana pontuou também que os 28 produtores que participaram dessa edição do festival com as receitas tradicionais de suas famílias já podem se considerar vencedores. Porém, apenas os primeiros colocados das três categorias do festival irão participar do livro “Receitas com Histórias do Campo”. As três categorias são: Almoço e jantar, Lanche da fazenda e Sobremesa rural.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn