O II Encontro de Salas do Empreendedor da Regional Oeste, realizado nesta terça (25) e quarta-feira (26), no auditório do Sebrae em São Luís de Montes Belos, conta com a participação de cerca de 50 representantes das salas em que a regional do Sebrae Goiás atua. A oportunidade permite trocas de experiência e conhecimento das novas ferramentas que serão implantadas nas salas a partir deste ano.

O evento foi idealizado e conduzido pelos profissionais da Regional Oeste. Conforme a analista Elenimar Borges, responsável pela iniciativa, esse encontro anual teve início em 2024 e já faz parte do calendário de eventos da Regional. Segundo ele, é uma oportunidade de reunir os municípios e alinhar o atendimento realizado nas Salas do Empreendedor, para que seja cada vez mais de excelência e assertividade ao cliente que busca orientações para o seu negócio.
A coordenado da Rede Estendida do Sebrae Goiás, Adriana Vettorazzo, destacou que o principal objetivo da iniciativa é o alinhamento do atendimento das salas nesse primeiro semestre. “Vamos dar continuidade no trabalho e também fazer o treinamento do novo sistema que o Sebrae está utilizando. É o CRM que denominamos FOCOS”, disse.

Adriana explica que a instituição tinha até então um sistema de registro de atendimento. “Esse agora é um CRM, então além de a gente conseguir fazer um marketing um para um, nós conseguimos também fazer uma entrega melhor ao nosso cliente. Entregando a ele de fato o que ele precisa”, afirmou.
O gerente do Sebrae Goiás Regional Oeste, Flávio Vilhalba, pontou durante sua fala a importância dos agentes e atendentes da sala para vislumbrar a real necessidade do empreendedor e mostrar a eles o melhor caminho a se seguir para alcançar os seus sonhos. “Talvez vocês não percebam a grandeza que é ajudar a transformar sonhos em realidade, mas vocês transformam vidas”.

O prefeito de São Luís de Montes Belos, Jorcelino Marques Palmeira Júnior, o Júnior da Receita, destacou a importância da parceria do Sebrae com as administrações municipais e a união entre as cidades do Oeste Goiano. “Temos que fortalecer cada vez mais essa parceria. Cada cidade tem seu potencial e, com essa iniciativa aqui hoje, vocês vão poder levar conhecimento para as suas cidades. Inclusive estamos criando agora para março a Secretaria da Indústria e Comércio para fortalecermos o nosso comércio que em sua grande maioria aqui é pequeno empreendedor e, por isso, o Sebrae é parceiro fundamento para que esse processo de crescimento de nosso município amplie”, finalizou.

O vice-prefeito de Diorama, Douglas Garcia Santos, também destacou a parceria da prefeitura com o Sebrae na transformação e qualificação dos empreendedores locais por meio de cursos, consultorias e capacitações. Mesmo posicionamento da secretária de Assistência Social de Iporá, Pricila Halen de Araújo Rezende Saldanha Lima. Ela ressaltou que a Sala do Empreendedor é uma oportunidade para aqueles que sonham em ter a sua empresa e uma porta aberta para esse pessoal, além de ser uma oportunidade também para se ter novos conhecimentos com palestras direcionadas para o que o município necessita. A secretária da Indústria e Comércio de Araguapaz, Daniele Franco Bastos, irá implantar a Sala do Empreendedor da cidade este ano e tem certeza que esse local representará muitas oportunidades de crescimento para a população.
O Encontro contou ainda na sua abertura com a palestra do consultor do Sebrae Josimar Rafael que abordou o tema Levante-se e Cresça. No dia 25, Adriana Vettorazzo fez um treinamento com os agentes e atendentes das salas do sistema FOCO. No dia 26, durante todo o dia, continua o treinamento e fala um pouco sobre IA. Ao final do dia os gestores definem diretrizes e atuação das salas em 2025.

Sala do Empreendedor
A atendente da sala em Diorama Lorraine Caster destacou que o espaço tem menos de um ano na cidade e que já gerou resultados positivos. “Temos tido muita procura dos empreendedores e, com isso, a oportunidade de ofertar cursos e consultorias que tem resultado em maior qualificação dos empreendedores do nosso município”.
Já Valtenio Paiva atua como agente de desenvolvimento da sala de Turvânia há 14 anos e ressaltou que o espaço que o Sebrae disponibiliza com o apoio da prefeitura tem transformado e ajudado a comunidade turvaniense. “Estamos tirando os empreendedores do anonimato e os colocando à frente da comunidade. Temos várias histórias de pessoas que estavam na informalidade e hoje tem seu CNPJ e cresceram como empresários na cidade. Temos feito um trabalho gratificante, que orienta os empreendedores dando um norte para eles alcançarem os seus sonhos”.
Thalyta da Costa Freire é agente de desenvolvimento em Itaberaí e ressaltou a preocupação para detectar as dores dos empreendedores e para ofertar cursos e consultorias direcionadas para a necessidade local. “Os clientes sempre buscam uma solução e procuramos atendê-los da melhor maneira possível”. O espaço de Itaberaí é uma das salas que já foi contemplada com selos ouro e prata.
Ilson Pereira da Silva é atendente da sala de Aragarças e afirmou que a parceria entre a prefeitura e o Sebrae oportuniza a viabilização de muitos atendimentos e as soluções que os clientes buscam. “Isso tem nos auxiliado muito, fazendo com que a gente consiga atingir os nossos objetivos, dando a maior qualidade para os nossos empreendedores”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn