ASN GO
Compartilhe

Rosa CanaBrasil usa a ancestralidade para compor suas peças e adereços

A empresária exporta para 25 países e foi a primeira colocada na categoria Negócios Internacionais na etapa estadual do PSMN 2025
Por Carla Gomes, de São Luís de Montes Belos
ASN GO
Compartilhe

Rosiméria Pimentel carrega no seu nome artístico, Rosa CanaBrasil, toda a sua ancestralidade e a força de uma pessoa que acredita na força da natureza, da terra e no potencial que cada um carrega dentro de si. Inspirada e apaixonada por sua arte de bricolagem, Rosa acredita na força das conexões para acelerar seu empreendedorismo. Não por acaso, ela foi a primeira colocada na etapa estadual do prêmio Sebrae Mulher de Negócio, na categoria Negócios Internacionais.

Desde criança sempre foi apaixonada pelas artes manuais e aos 8 anos já fazia suas primeiras pulseiras e colares. Mas foi em 2014 que decidiu abraçar a arte como seu sustento. Deixou seu emprego de CLT, como educadora social na Coca-Cola, e decidiu empreender na sua paixão de infância. “Em 2014 minha cunhada, que é fotógrafa, me pediu para produzir algumas peças para um ensaio fotográfico que ela estava fazendo. Depois disso, muitas pessoas começaram a me pedir produtos. Resolvi investir nesse meu talento. Assim surgiu a Bricó Reprô. Na época meu namorado, hoje meu esposo, me deu total apoio para empreender e disse que me daria suporte se não desse certo. Com esse apoio, resolvi investir na minha arte e hoje vendo para o Brasil e para outros 25 países”, relembrou.

Rosa CanaBrasil resolveu investir em seu talento em 2014 e atualmente exporta artes e adereços para 25 países (Fotos: Divulgação)

O comércio exterior aconteceu de forma orgânica para a artista. “Minha loja é virtual e sempre trabalhei de forma online. Quando tive o meu primeiro pedido para o exterior fiquei um pouco apreensiva, mas acredito que network e conexões com várias pessoas nos auxiliam muito para expandir. Se eu não sei como fazer vou buscar aprender com pessoas que tenham conhecimento e foi isso que fiz. Se a gente não sabe, não podemos ter vergonha de pedir auxílio para quem sabe. Essas conexões fazem a diferença e nos ajuda a crescer”, disse.

Rosa CanaBrasil se emociona quando lembra como chegou a seu nome artístico. “Meus pais, desde criança, me chamavam de Rosa acredito que seria uma maneira carinhosa e reduzida do meu nome. Quando as pessoas falavam comigo o Rosiméria não me soava familiar como o Rosa. O CanaBrasil é o sobrenome da minha avó paterna. Quando meu pai falou esse sobrenome pela primeira vez achei muito forte. Então, resolvi unir o Rosa ao CanaBrasil. Eu gosto de me conectar com alguns lugares, com objetos, com palavras, com memórias. Por isso, pensei no Rosa CanaBrasil. Não tive o privilégio de conhecer a minha bisavó e meu pai teve pouco contato com ela também. Mas quando ele me fala desse sobrenome eu me conecto à força e resistência. Então, me conectei a esse sobrenome”, explicou.

Ornamento feito pela artista para o desfile da marca Jeronima Baco

O Sebrae surgiu na vida de Rosa CanaBrasil há pouco tempo. “Esse ano que comecei as consultorias no Sebrae em Goiânia. Fiz o movimento inverso. Ao invés de procurar o Sebrae no início. Eu testei todas as minhas possibilidades que eu acreditava e, depois que estava tudo bem desenhado em testes e eficácia, procurei o Sebrae para lapidar tudo. Então, eu faço o movimento contrário na busca de informação. Eu sou muito teimosa e audaciosa tipo eu quero desse jeito e vou fazer assim. É um caminho mais difícil, eu sei disso, mas agrega muito. Eu fiz esse movimento e quando estava carregada desse conhecimento eu pensei. Preciso lapidar isso, colocar todo esse conhecimento nos lugares certos e o Sebrae nesse momento foi essencial. Eu tive essa auto reflexão e fui procurar o Sebrae esse ano. Com essas consultorias em programas como o Peiex (programa de qualificação para exportação) do Sebrae”, afirmou.

Mesmo com esse acompanhamento recente, Rosa CanaBrasil destacou a importância das conexões e do Sebrae para os pequenos empreendedores. “Estamos na mesma trajetória do jeito de fazer e a gente vai se conectando e crescendo juntas. Eu gosto muito de árvores. Tenho esse entendimento da conexão com as árvores, essa conexão com as pessoas que vai crescendo. Cresce tanto para o céu quanto enraíza para a terra. São duas conexões. Esse entendimento que já vem da raiz, da sua essência, da sua história, do que você traz e a gente se conecta com outras pessoas que também acreditam e vai se ressumando, se conectando, se transparecendo e crescendo para o céu. Em todo esse processo, o Sebrae é a água. É a água que molha esse plantio, que nutre. É o alimento para o fortalecimento dessas ramificações”, poetizou a artista.

Peças produzidas por Rosa CanaBrasil para uma peça teatral

E nesse fazer em bricolagem, reutilizando o que era descartado ou guardado por alguns para dar novas formas por meio da costura ou colagem é que os produtos criados por Rosa CanaBrasil vão ressurgindo com novos sentidos, com a força de toda uma história. Cada peça que a artista confecciona se torna, mais do que um acessório externo. Se transforma em algo que faz parte da história de cada cliente.

“Nós artistas temos que potencializar isso. O vestimento não é só o consumo e sim que você está vestindo uma coisa que faz parte de você. Isso desperta muitas lembranças, desperta a sua essência. E parafraseando Manoel de Barros ‘Meu quintal é maior que o mundo’. Muitas pessoas querem conhecer sua essência do quintal e trazer as histórias guardadas que precisam sair. Busco trazer isso para as minhas peças”, explicou a artista.

Cada peça que a artista confecciona se torna, mais do que um acessório externo e passa a fazer parte da história de cada cliente

A busca pelo conhecimento e a conexão com as pessoas são os conselhos de Rosa CanaBrasil para os novos empreendedores. “Acho importante roda de conversas com empreendedoras para falar das suas dores e perceber que essa dor não é só sua e que outras empresárias também passam por ela. Muitas das vezes estamos com algum problema grande e a gente acha que só nós passamos por isso. Quando a gente se reúne e percebe que é um problema que outras pessoas passam também. É muito importante estar nessa roda com outras pessoas, com trocas. E se fortalecer com outros conhecimentos, experiências. É exatamente nesses lugares que agregamos bastante e conseguimos nos fortalecer”, finalizou.

SERVIÇO:

Instagram: @bricorepro

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
  • Sebrae Goiás