
A cidade de Itapirapuã, no Oeste Goiano, passou a contar desde quinta-feira (8) com a Sala do Empreendedor. Uma parceria com a gestão municipal local e o Sebrae. Em uma solenidade na Prefeitura da cidade, que contou com a presença da população, de autoridades do município e de Jussara, o evento foi uma troca de conhecimento e a promessa de ser o início de uma parceria que trará muitas oportunidades para os empreendedores de Itapirapuã.
No dia da inauguração, um curso foi oferecido dentro programação do Mês do MEI. A palestra “Como se tornar um Empreendedor Individual” foi mais uma oportunidade para que as pessoas interessadas em cadastrar seu CNPJ conheçam um pouco mais sobre a arte de empreender.

O chefe de Gabinete do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Manoel de Castro Júnior, destacou que a ampliação das Salas do Empreendedor é uma diretriz da instituição. “Desde o início do mandato da nova gestão, o presidente José Mário, o vice-presidente André Rocha e todo o Conselho Deliberativo, determinou à Diretoria Executiva (Direx) que abrissem mais salas de empreendedores, que tentassem atender o maior número de municípios possíveis para ampliar o número de atendimento às micro e pequenas empresas”.
Manoel comentou ainda da meta de 2 milhões de atendimentos que foi colocada no início do mandato e que vale para os quatro anos e que tem sido cumprido com grandes resultados. “O número de empreendedores atendidos aumentou muito, o número de empreendedores revisitados também aumentou muito, e o conselho tem estado muito satisfeito com esses números apresentados pela diretoria”, disse.

A gerente substituta do Sebrae Goiás Regional Oeste, Lara Bianna, afirmou que os novos gestores municipais têm procurado mais o Sebrae para firmar parcerias. “Hoje estamos chegando a quase metade das cidades da regional com Salas do Empreendedor. Acredito que isso se dá muito pelo fato de que estão percebendo que o espaço é um incentivo para desenvolver a cidade como um todo. A cidade ganha benefícios com o projeto chamado Cidade Empreendedora. É um trabalho que destaca diversas instituições, coloca todo o município para trabalhar em prol do desenvolvimento social e econômico”.

O prefeito Cássio Roberto Hilário da Silva afirmou que a Sala do Empreendedor trará para os jovens a oportunidade de abrir seu próprio negócio. “A sala aqui vai aproximar esse sonho, essa possibilidade dos jovens e de pessoas de todas as idades. Antes as pessoas precisavam ir até Jussara, Goiás, ou até Goiânia, e agora vai poder vir aqui dentro da prefeitura, realizar o procedimento, abrir sua empresa, se precisar encerrar sua empresa, buscar também a impressão de guias, falar também sobre negócios, porque o Sebrae está aqui”, disse.
O secretário de Planejamento, Alcion da Silva Sobreiro, afirmou que a Sala do Empreendedor em Itapirapuã era um sonho do prefeito de trazer o Sebrae para a cidade e incentivar o pequeno empreendedor. “É um apoio que a Sala do Empreendedor vai dar para esse pessoal, além de orientar as pessoas que estão na informalidade as vantagens de criar seu CNPJ. Sem contar o atendimento de excelência que teremos com o espaço”, destacou.
Posicionamento que a presidente da Câmara de Itapirapuã, Natália Soares da Costa, concorda e ressalta ainda outros pontos positivos da implantação da estrutura para a cidade. “A sala é um local que vai impulsionar o empreendedorismo e a geração de empregos e o desenvolvimento social de nossa cidade. É um espaço de conhecimento. A sala vai abrir um leque para todas as dúvidas dos empreendedores da cidade e poderá orientá-los”, disse.

Presente também na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio de Jussara, Silvio Lopes, falou como a cidade que atua se desenvolveu depois que firmou a parceria com o Sebrae. “A Sala do Empreendedor de Itapirapuã, como foi em Jussara e outras cidades, significa desenvolvimento econômico e ajudar as pessoas a se formalizarem. Com esse espaço, enxergo para Itapirapuã um grande avanço para o empreendedor local. Estou aqui grato, gosto muito de Itapirapuã, e ter esse espaço da gestão pública junto com o Sebrae significa avanço e apoio ao pequeno”, ressaltou.
Conterrâneo de Itapirapuã e assessor da prefeitura de Jussara, foi Nilson Almir que apresentou ao prefeito Cássio a importância da implementação da Sala do Empreendedor para a cidade e da parceria com o Sebrae. “Eu vi o desenvolvimento que Jussara teve depois que firmou parceria com o Sebrae e quis trazer esse benefício para minha terra natal. Testemunhei ao prefeito as ações do Sebrae em Jussara e a importância. Ele acabou se convencendo, me abraçou e está aqui hoje o começo dessa parceria com a inauguração da Sala do Empreendedor”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn