ASN GO Atualização
Compartilhe

Salão Kiras: empresária transforma salão de beleza de “três paredes” em franquia

Walkiria Barros deu início ao Salão Kiras em um cômodo fechado por uma cortina e, hoje, o negócio está em constante expansão
Por Taissa Gracik, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Walkiria Barros, proprietária do Salão Kiras, acredita que uma pessoa não se torna empreendedora, mas sim que ela nasce empreendedora. Essa descrição representa justamente uma das características mais fortes da empresária: a resiliência de tentar por diversas vezes, mas nunca desistir de empreender.

Em 1999, mesmo com o receio da família em apoiar uma ideia nova e arriscada, Walkiria decidiu abrir o próprio salão de beleza. Tudo começou em um cômodo de “três paredes”, já que a quarta foi criada com uma cortina. Na época, a especialidade da empresária eram os alisamentos. Porém, um incidente no cabelo da irmã de Walkiria mudou toda a perspectiva que ela tinha até então.

A empreendedora optou por se especializar em cabelos crespos e fortalecer a identidade de mulheres que, assim como sua irmã, precisavam encontrar uma forma de empoderamento para ressaltar as características naturais que possuíam. Foi a partir daí que Walkiria resolveu ingressar na graduação de Gestão da Beleza e realizar cursos dentro e fora do estado de Goiás, percorrendo o país em busca de conhecimento.

Com muita perseverança e com base em muitos sonhos, o Salão Kiras começou a prosperar. A alegria e o propósito da empresária fizeram com que muitas outras pessoas buscassem o salão para o resgate de suas próprias histórias e da autoestima. “Eu tenho uma cliente que hoje está com 24 anos. Aos 11 anos, a mãe dela a trouxe ao Kiras para cortar o cabelo que estava todo alisado. Ela não queria cortar de forma alguma. Eu me sentei na frente dela e disse o quanto ela ficaria maravilhosa e que se alguém falasse alguma coisa na escola sobre o cabelo novo, era só ela me ligar que eu resolveria o problema. Nós cortamos e, quando ela viu o resultado, me abraçou e chorou. Ela ficou tão linda”, contou Walkiria.

“O Kiras não é um salão de beleza. O Kiras é um transformador de pessoas. Não tem explicação a sensação de ver o cliente se olhar no espelho com o cabelo natural e chorar. Não é só um cabelo, é uma marca que representa a libertação do preconceito e de todas as palavras dolorosas que a pessoa já ouviu”, ressaltou.

O destaque que o Kiras ganhou no decorrer do tempo foi tamanho que, hoje, a proprietária do salão já conta com uma linha própria para cabelos crespos. A linha comercial inclui uma variedade de produtos para cuidados capilares, tais como shampoos, máscaras capilares, manteiga capilar, ativador de cachos, spray finalizador, condicionadores e loções. “Foi a partir da dificuldade em encontrar bons produtos para cabelos crespos que resolvi desenvolver uma linha própria. Cada item foi cuidadosamente pensado para atender às necessidades específicas desses cabelos e celebrar a beleza em todas as suas formas”, comentou Walkiria.

Sempre com um sorriso no rosto, Walkiria atende, diariamente, diversas clientes

Com mais de 400 clientes fixos, o negócio segue em expansão. O Kiras vai virar uma rede de franquias e, em breve, outras regiões contarão com os serviços do salão de beleza. Nessa trajetória de empreendedorismo, construção, ampliação e resgate de autoestima, Walkiria contou com o apoio do Sebrae em diversos momentos. A empresária participou do Sebrae na Sua Empresa, um programa em que um consultor especializado vai até a empresa identificar pontos fortes e fracos e apresentar soluções para melhorias; de uma consultoria gerencial para formatação de franquia; de atendimentos online e cursos e palestras presenciais.

Além disso, com o apoio do Sebrae Goiás, Walkiria participou de missões empresariais como as realizadas na Beauty Fair e Hair Brasil em 2011, que proporcionaram oportunidades de networking e acesso a novas oportunidades de negócios. Todas as experiências da empreendedora fizeram com que o Kiras se tornasse o que é hoje: um ambiente que cuida com responsabilidade do cabelo de cada cliente, sem deixar de lado a humanidade, o amor ao próximo, a transparência e a alegria que contagia o local.

SERVIÇO

Salão Kiras – Instagram: @salaokiras

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

  • beleza
  • Empreendedorismo
  • empresária
  • salão de beleza