
O setor da beleza tem se despontado no mercado. De acordo com pesquisa do panorama do setor, divulgada em dezembro de 2024, pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil é o terceiro maior consumidor do mercado ficando atrás dos Estados Unidos e China. Ainda conforme o levantamento, o segmento gera cerca de 6,9 milhões oportunidades de trabalho.
Diante desse cenário, o Sebrae desenvolve, desde 2024, o projeto Saúde, Beleza e Bem-estar. Tendo a capital goiana e a cidade de Anicuns como projetos pilotos, a iniciativa no Oeste Goiano teve 20 empresas participantes e superou as expectativas de crescimento.

A gestora do programa do Sebrae Goiás na Regional Oeste, Elenimar Borges, destacou que em Anicuns o projeto ocorreu em uma jornada de capacitações e consultorias entre os meses de maio a novembro. “Tivemos um resultado surpreendente na transformação dos negócios atendidos, inclusive superando a meta de faturamento que era de 10% e atingimos 27% na média, considerando esse aumento também na presença digital das empresas”.
Elenimar anuncia ainda que, para o ano de 2025, o projeto será implantado em São Luís de Montes Belos e voltado para o segmento de beleza e bem-estar. “No dia 10 de março teremos o lançamento e adesão de empresas interessadas (entre MEI, ME e EPP). O objetivo principal da jornada é promover a gestão dos pequenos negócios desses segmentos, através de capacitações, workshop com empresas e instituições parceiras, visita técnica, dentre outros, culminando em um grande encontro de negócios. Nossa expectativa e grande desafio para 2025 é alcançar resultados ainda melhores que em 2024, promovendo transformação para as 25 empresas que poderão se inscrever e participar do Projeto em São Luís de Montes Belos”, disse Elenimar.

Números da beleza
O Data Sebrae, atualizado dia 5 de fevereiro de 2025, aponta que 610 empresas da região do Oeste Goiano são cadastradas em atividade de estética e cuidados com a beleza. Desse total, 524 são MEI, 85 ME e 1 EPP. A maior concentração está em São Luís de Montes Belos, com 86 empresas cadastradas.
A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) destaca que em Goiás 44.943 empresas dos segmentos da área da beleza e estética tem como atividade principal salão de beleza e ressalta que, desse total, 39.786 são MEI.
O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, afirma que o mercado da beleza é um setor que não para de crescer. “Tem público em todas as camadas sociais: do bairro mais simples ao setor nobre de todas as cidades do país, não faltam salões de beleza e cabeleireiros. É um serviço que gera emprego e renda para muitas famílias, algumas até passando o ofício de geração para geração”.

Empreendedor vê no Sebrae uma porta para inovação do seu negócio
No interior de Goiás, mais especificamente em Sanclerlândia, o empreendedor Marcos Davi de Borba Silva não esconde a alegria de falar que venceu na vida com o seu salão de beleza que hoje é referência na cidade e região em que vive.
Sempre antenado nas tendências do mercado e na constante busca do aperfeiçoamento, Marcos Davi não poupa esforços para ofertar aos seus clientes um espaço aconchegante e sofisticados para atendê-los. Com o olhar visionário e em busca de qualificação, o empreendedor participou do projeto Saúde, Beleza e Bem-estar, em Anicuns, e destaca que um dos pontos que a iniciativa o auxiliou mais foi na questão de gestão financeira, em que tinha muita dificuldade.
Tudo começou na década de 2000, quando foi convidado para trabalhar nessa profissão em Goiânia. “Eu não pensava e nunca me imaginei ser profissional da área da beleza. Quando cheguei me surpreendi. Há 16 anos, a concepção de salão no interior era bem simples e, em Goiânia, esse conceito era diferente. Tudo estava concentrado em um centro. Você podia fazer, por exemplo, maquiagem, cabelo, unhas e depilação em um mesmo local. Eu vi um mundo novo na área da beleza. Fui só para conhecer e me apaixonei e fiz um curso de dois anos para me qualificar”, lembra.
O empreendedor no início montou seu negócio em Goiânia, porém as dificuldades e a saudade de estar próximo à família e às pessoas que amava fez com que Marcos Davi voltasse para a sua terra natal e abrisse seu salão em Sanclerlândia. E hoje, com quase 15 anos no mercado, fala com orgulho do seu empreendimento. “Meu investimento inicial foi de pouco mais de R$ 10 mil. Hoje meu salão, só em móveis e equipamentos, é dez vezes esse valor. Isso sem contar que daqui tiro o meu salário, da minha esposa e de meus colaboradores. No início era eu sozinho e a minha mãe, Angenilda, me ajudava lavando de graça os cabelos dos meus clientes. Atendia em um cômodo na casa da minha mãe. Aí resolvi alugar um espaço para atender com mais conforto. Depois me casei com a Glaucia, que também trabalha na área, e fomos ampliando nosso negócio até chegar onde estamos agora”.
O Sebrae entra na vida de Marcos Davi ainda no princípio de seu empreendimento, quando se transformou em MEI e já tinha feito alguns cursos em São Luís de Montes Belos, mas se aproximou ainda mais do Sebrae no programa Saúde, Beleza e Bem-estar. “Eu gosto muito de inovação, não importa as dificuldades. Gosto de estar bem informado, sabendo o que acontece. Quando eu fui na apresentação do projeto, em Anicuns, vi um grande potencial para meu empreendimento. Aprendi muito com a iniciativa. Além da parte financeira, que era minha maior dificuldade, também tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos de marketing digital e aperfeiçoar minhas redes sociais”, destaca.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn