Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN GO Atualização
Compartilhe
ASN GO Atualização
Compartilhe
Mirante da Janela, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto Andre Dib/GoiásTurismo/Divulgação)

Durante quatro dias, 45 gestores do Sistema Sebrae de 13 estados estarão reunidos na Chapada dos Veadeiros para avaliar a experiência-piloto do Programa Território Empreendedor. A intenção é conhecendo in loco as cores e formas das paisagens, a força das águas e da natureza, a cultura e a história dos povos que habitam a região, localizada no Nordeste Goiano. A visitação teve início na Câmara de Vereadores de São João d´Aliança, e segue até dia 23/09.

O município, que fica a 356 km de Goiânia e a 154 km Brasília, é considerado o “Portal da Chapada dos Veadeiros”, polo turístico conhecido por suas cachoeiras, cânions, cavernas e paisagens naturais. Juntamente com os municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás e sua Vila de São Jorge, a região integra o Programa Território Empreendedor Nordeste Goiano.

O Sebrae Nacional propôs a versão piloto do Programa Território Empreendedor e convidou seis estados para participar: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Desde o ano passado os gestores trocam informações sobre as ações nos territórios em reuniões nas capitais. “Nesse quarto encontro, nós, do Sebrae Goiás, propusemos que todos conhecessem e ouvissem os resultados dos próprios atores dos territórios, que são os agentes públicos, os empresários e representantes da sociedade civil organizada”, explicou a gestora do Programa Território Empreendedor no Sebrae Goiás, Elaine Moura.

Além desses estados, gestores do Sebrae do Espírito Santo, Bahia, Pará, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Pernambuco também vieram conhecer e levar na bagagem a experiência de Goiás porque vão aplicar o programa em 2024. O encontro contou com a participação da prefeita do município, Débora Domingues, do prefeito de Flores de Goiás, Altran Lopes Avelar Nery, e de integrantes do Projeto LIDER Nordeste Goiano dos municípios de Mambaí (Bruno Fabrício Lopes de Queiroz e Iasminy Berquó), Posse (Ronaldo da Silva, da Universidade Estadual de Goiás-UEG) e de São João d´Aliança (secretária de Assistência Social e Cultura, Lilian Ferreira), além do representante do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Nordeste Goiano (CISBANGO), João Orestes. Eles apresentaram os avanços e os resultados da integração entre lideranças do poder público, setor privado e o terceiro setor.

A prefeita de São João d´Aliança, Débora Domingues: de cidade de passagem para cidade de destino (Foto Edmar Wellington)

O Projeto LIDER Nordeste Goiano foi desenvolvido durante dois anos com apoio do Sebrae Goiás, abrangeu 21 municípios e trabalhou com os macro-objetivos Ambiência Favorável aos Negócios e Empreendedorismo; Infraestrutura; Sistema de Produção de Alimentos; e Turismo, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, com o Território Empreendedor, a região vai avançar nas metas e projetos traçados.

A prefeita Débora Domingues contou que São João d´Aliança era conhecida apenas como cidade de passagem, mas que atualmente é uma cidade de destino. “Temos a maior cachoeira do Centro-Oeste (Cachoeira do Label), o maior cânion, o maior trecho de rafting, solo fértil, clima bom, muita água e estamos inseridos na rota turística da região”, explicou. Segundo ela, com o apoio do Sebrae e de iniciativas como o Projeto LIDER e o Programa Território Empreendedor, o município vai deixar de ser chamado de “corredor da miséria” para “corredor da prosperidade”.

“É importante trabalhar de forma integrada para que todos possam ter um desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável. E estamos investindo muito em infraestrutura, no zelo com a cidade para que desperte nas pessoas daqui o sentimento de pertencimento e possam fomentar nossos produtos”, enfatizou.

Presidente do Fórum de Turismo do Nordeste Goiano e da Associação do Nordeste Goiano, Bruno Fabrício Lopes de Queiroz: transformação (Foto Edmar Wellington)

O presidente do Fórum de Turismo do Nordeste Goiano e da Associação do Nordeste Goiano, Bruno Fabrício Lopes de Queiroz, de Mambaí, avalia que o Projeto LIDER foi uma das maiores iniciativas de desenvolvimento territorial que ele já teve conhecimento até hoje. “É impressionante a metodologia, a forma como ela é aplicada, que consegue envolver, sensibilizar e ao mesmo criar soluções apropriadas para cada situação. E envolver todas as forças que possuem poder decisório potencializa os resultados positivos”, afirmou. Bruno ressalta que apresentar esses resultados para um grupo tão seleto é motivo de muito orgulho, mas também de muita responsabilidade. “Estamos no nosso território, mostrando nossas conquistas e propondo soluções e práticas que deram certo. Isso é engrandecedor.”

Para o gerente regional do Sebrae do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, o Projeto LIDER foi realmente um marco na história da região porque uniu duas microrregiões, Chapada dos Veadeiros e Vão do Paranã, que historicamente se viam e atuavam de forma isolada. “Agora as duas regiões trabalham juntas com uma agenda para o desenvolvimento da região, tanto na iniciativa privada, como no setor público e o terceiro setor. Todos estão observando os desafios e as oportunidades, e com o encerramento do Projeto LIDER, o Programa Território Empreendedor vai manter esta chama acesa e continuar desenvolvendo vertentes como sustentabilidade, inclusão produtiva e em outras áreas prioritárias”, explicou.

Charles Dumaresq, Cléber Chagas, Elaine Moura e Priscila Vilarinho, do Sebrae Goiás: suporte ao desenvolvimento regional (Foto Edmar Wellington)

O programa

O Programa Território Empreendedor possui uma metodologia criada pelo Sebrae Nacional que visa apoiar as lideranças de cada território para colocar em prática a agenda de ações que foi planejada pelos participantes do Projeto LIDER. O programa propõe três fases: a primeira se chama “Nosso Território”, que é um processo de levantar informações e dados de determinada região para, a partir daí, pensar o processo de desenvolvimento.

Na segunda fase, chamada “Conexões e Oportunidades”, os municípios que não passaram pelo Projeto LIDER têm a oportunidade de aplicá-lo para a formação de lideranças e a elaboração da agenda. A terceira etapa é chamada de “Transformação”, que é a que o Nordeste Goiano está experimentando. “Nas falas dos líderes é possível perceber que os projetos gestados já estão acontecendo e transformando a realidade das localidades. Isso mostra que o trabalho de governança tanto na implementação de políticas públicas como no empreendedorismo tem sido colocado em prática, gerando emprego e renda”, explica Elaine Moura.

Ela enfatiza que o Sebrae age como agente facilitador do processo, mas quem realmente faz a transformação e as articulações, quem idealiza os projetos e quem conhece o território são essas lideranças.

Depois das apresentações das lideranças do dia, o grupo conheceu a Sala do Empreendedor de São João d´Aliança, que foi inaugurada há um ano, e participaram de uma degustação dos produtos do Sítio Boca do Mato, da líder Iasminy Berquó.

Visitantes também conheceram a Sala do Empreendedor da cidade, importante ponto para os micro e pequenos negócios (Foto Edmar Wellington)

Líder de sucesso

Iasminy Berquó, empresária de Mambaí, município a 512 km da capital goiana e a 308 km de Brasília, proprietária de uma agroindústria de alimentos sem conservantes (pastas, geleias, licores e cremes à base de pequi e baru) no Sítio Boca do Mato, foi uma das líderes que apresentou resultados da sua participação no projeto. Segundo ela, a produção começou caseira e pequena e, aos poucos, ganhou força e atualmente vende para todo o Brasil, sendo que os produtos já chegaram até na Suíça. Agora ela se prepara para um novo desafio que é a exportação.

Iasminy Berquó, do Sítio Boca do Mato, se desenvolveu por meio do Projeto LIDER e agora representa um case de sucesso (Foto Edmar Wellington)

“O projeto trouxe uma conexão entre os participantes, o que possibilitou parcerias importantes e a união de pessoas em prol do fortalecimento das vocações do município e do meu empreendimento”, ressalta a empresária. O Sítio Boca do Mato não ficou apenas com a agroindústria de alimentos. O local é um complexo que também oferece hospedagem integrada à natureza, trilha interpretativa (enxergar o Cerrado) e o “Pequinique”, que oferece ao turista uma experiência de degustar os produtos produzidos no sítio à sombra de um jatobá centenário.

A expectativa de Iasminy é ver a região mais conhecida por todo o Brasil, gerando riquezas para as comunidades locais, que são regiões muito ricas em populações tradicionais, assentamentos rurais e extrativistas do Cerrado. “Fortalecer toda essa cadeia produtiva e também o turismo da região para que o Brasil e o mundo conheçam esse paraíso que é o Nordeste Goiano.”

Programação

Nesta quinta (21) pela manhã, está sendo a vez dos gestores dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul apresentarem as suas experiências. No período da tarde o grupo vai se deslocar para Alto Paraíso de Goiás para uma visita técnica à Aldeia Multiétnica e, em seguida serão recepcionados pelas autoridades locais. O dia conta também com a apresentação da Rota de Saúde & Bem-estar, com Priscila Vilarinho, gestora Estadual de Turismo do Sebrae Goiás. O encontro continua até o próximo sábado e vai passar pela Vila de São Jorge e pelos municípios de Teresina de Goiás e Cavalcante.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abrange oito municípios goianos, e conta com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é um dos principais destaques da região, oferecendo uma variedade de trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.611 hectares. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’água, além de cavernas, cânions, e rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens que se alteram ao longo das estações. O parque é listado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco por ser uma área de preservação excepcional do Cerrado – um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo.

Saiba mais sobre o Projeto LIDER clicando aqui>

Saiba como o Sebrae contribui para o desenvolvimento dos territórios clicando aqui>

Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo imprensa@sebrae.com.br
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.