ASN GO
Compartilhe

“Sebrae é um agente transformador”

Conselheiros e diretores do Sebrae Goiás conhecem experiências paulistas de governança corporativa, educação empreendedora e atendimento
Por Redação
ASN GO
Compartilhe

 

Uma comitiva formada por conselheiros e diretores do Sebrae Goiás participou de visita técnica a São Paulo, com o objetivo de conhecer as ações exitosas do Sebrae na implantação do sistema de governança corporativa, criação da escola de empreendedorismo e no novo sistema de atendimento ao empresário nos Escritórios Regionais.

O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do SEBRAE/SP, Tirso de Salles Meirelles, recebeu a comitiva e fez questão de parabenizar o Presidente do CDE de Goiás, Ubiratan da Silva Lopes pela iniciativa. “Temos que zelar pela integração nacional. Esse intercâmbio é muito rico e só fortalece o Sistema Sebrae”, observa Tirso, apontando a instituição como a maior agente transformador do Brasil.

Ubiratan Lopes explicou que o Sebrae/SP é um exemplo para o país, tanto que a estruturação do Gabinete do CDE em Goiás absorveu muito do que é praticado pelo Conselho paulista. “É missão do Conselho zelar pela governança e pelo_ compliance,_ mesmo que para isso tenha que tomar decisões duras e pontuais, a fim de se preservar a imagem e a reputação da instituição”.

A Estrutura Organizacional do SEBRAE/SP conta com 955 empregados, sendo 599 (62%) deles lotados nos 33 Escritórios Regionais espalhados pelo Estado (seis deles na Capital). O Presidente Tirso, no entanto, disse que a meta do CDE, até o final de 2022, é elevar para 80% o quantitativo de empregados dedicados exclusivamente aos Escritórios Regionais.

Em São Paulo, a comitiva contou com o Presidente do CDE, Ubiratan Lopes; o vice-presidente do CDE, Osvaldo Moreira Guimarães; os conselheiros Pedro Alves de Oliveira e André Luiz Baptista Lins Rocha (FIEG), João Teodoro Pádua (UFG); a presidente do Conselho Fiscal, Divina Marcelo da Silva (FAEG); os conselheiros fiscais Antônio Eurípedes de Lima (SEAD), Humberto Rodrigues de Oliveira (FIEG); os diretores Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Superintendente) e João Carlos Gouveia (Tecnologia e Gestão): o Chefe de Gabinete do CDE, Wilson Lopes de Menezes, e o Auditor, Marcos Fernando Passos.

SEBRAE AQUI

O SEBRAE/SP não considera a Sala do Empreendedor como estrutura de atendimento da instituição. Em vez disso, foi criada a figura do SEBRAE AQUI, um posto avançado onde um parceiro local (prefeitura, associação, sindicato) fornece a estrutura física e o agente de orientação, e o Sebrae entra com a comunicação visual, equipamentos e mobiliário

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

A Unidade de Relacionamento com o Cliente é responsável por manter os websites e ações digitais, o e-commerce, o Customer Relationship Management (CRM), além da Gestão de Patrocínios e da Feira do Empreendedor. A meta para esse ano prevê aumentar a cobertura em 161.289 novos clientes.

ESCOLA SUPERIOR DE EMPREENDEDORISMO

A Unidade de Cultura Empreendedora já capacitou 14.698 professores em 200 municípios, desde 2016. Para esse ano, a expectativa é de 460.000 alunos sejam atendidos em mais de 900 escolas no Estado.

ESCRITÓRIO REGIONAL SOROCABA

O Escritório Regional (ER) do Sebrae em Sorocaba (687.357 habitantes a 103km da Capital) é fruto de um projeto que levou dois anos para sua conclusão, incluindo visitas de benchmarking, elaboração de projetos, entrevistas com empreendedores e a implantação do espaço.

PARQUE TECNOLÓGICO

Uma das principais parcerias do Escritório Regional se dá com o Parque Tecnológico de Sorocaba. Instalado em uma área de 1,8 milhão m², o Parque conta com um prédio central de 25 mil m², divididos em módulos, onde abriga empresas, universidades e laboratórios de pesquisa que desenvolvem novos produtos ou serviços, além de um Centro de Convenções, área para exposições e convivência.