ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás avança na interiorização e conquista 1 milhão de atendimentos

Trabalho intenso na capital, nas oito Regionais e nos 246 municípios do estado garantem meta atingida quatro meses antes do prazo definido pelo Conselho Deliberativo Estadual
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Ações de interiorização dos atendimentos foram essenciais para chegar a pequenos empresários e potenciais empreendedores em todo o estado (Foto Edmar Wellington)

O Sebrae Goiás celebra uma conquista histórica ao atingir a marca de 1 milhão de atendimentos, uma meta inicialmente prevista para ser alcançada apenas em dezembro deste ano. Esse feito notável é resultado de um esforço contínuo e dedicado, não apenas na capital e nas principais cidades das outras sete Regionais, mas também em diversas localidades do interior do estado, conforme estabelecido nas diretrizes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE).

A estratégia de interiorização do atendimento foi fundamental para esse sucesso. O Sebrae Goiás expandiu a atuação para áreas menos assistidas e garantiu que empreendedores de todas as regiões tivessem acesso ao suporte necessário para desenvolverem seus negócios. “Essa abordagem inclusiva e abrangente reflete o compromisso da instituição em promover o empreendedorismo em todos os 246 municípios do estado e nos distritos, locais onde muitos donos de pequenos negócios precisavam de atendimento”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Com os olhos voltados para o futuro, o CDE estabeleceu no início de 2023 uma meta ambiciosa de alcançar 2 milhões de atendimentos até 2026. “O Sebrae Goiás traçou estratégias e o trabalho incansável da diretoria e a execução imprescindível dos colaboradores impactaram de forma positiva o apoio aos pequenos negócios, impulsionaram o desenvolvimento econômico e social do estado e estimularam o desempenho de tantos empreendedores. E é com muito orgulho que podemos comemorar não só os números, mas o desempenho do trabalho realizado”, enfatiza o presidente do CDE, José Mário Schreiner.

Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, o alcance da marca de 1 milhão de atendimentos com bastante antecedência em relação ao cronograma oficial reflete a eficácia das estratégias implementadas pela instituição. De acordo com ele, várias diretrizes foram adotadas e potencializadas para que esse desafio fosse cumprido antecipadamente. “Algumas diretrizes foram a instituição estar presente em todos os municípios, ampliar ações da Educação Empreendedora, fortalecer o ecossistema de inovação e ampliar o estímulo e suporte para o desenvolvimento de novos negócios e para o fortalecimento dos negócios já existentes”, frisa.

Já para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, tomadas de decisões específicas fizeram parte da ampliação dos atendimentos e, consequentemente, da superação da meta. “Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e empresarial, ampliar a oferta de orientações para tomada de crédito para empreendedores em todos os níveis, levar novas tecnologias e tendências aos empreendedores de Goiás, fomentar o empreendedorismo jovem e inovador e ampliar as parcerias com empresas e instituições para potencializar a agenda do desenvolvimento do empreendedorismo foram pontos decisivos para o resultado”, diz.

O diretor superintendente Antônio Carlos também fez questão de citar que para chegar a esse número o planejamento e o acompanhamento constante das ações foram essenciais. De acordo com ele, em resposta à crescente demanda de atendimentos, a instituição expandiu significativamente a equipe e a infraestrutura. “A incorporação de novos agentes e a ampliação da rede de pontos de atendimento foram determinantes para suportar o volume elevado de atendimentos. Essa expansão incluiu a abertura de novos pontos de atendimento, como as Salas do Empreendedor, aumentando de 102 para 150, e a ampliação do corpo técnico, garantindo que o suporte fosse mais acessível”, explica.

Outros fatores importantes apontados por Antônio Carlos foram o fortalecimento com as parcerias com instituições, associações e sindicatos que foram essenciais para a realização de cursos, capacitações e treinamentos, beneficiando um número maior de pequenos e microempresários em todo o estado. “Acredito que uma gestão eficiente e transparente foi um pilar importante nesse processo, o que garantiu a qualidade dos serviços oferecidos. Destaco também que aplicamos 85% dos recursos diretamente nas atividades-fim, o que demonstra nosso compromisso com os atendimentos”, explica.

Segundo o presidente do CDE, José Mário, com a realização de 1 milhão de atendimentos antes do previsto, o Sebrae Goiás demonstra não apenas a capacidade de superar desafios, mas também seu compromisso em apoiar o desenvolvimento econômico e empresarial do estado. O avanço rápido no cumprimento das metas estabelece um padrão elevado para o restante do período e reafirma a importância da instituição como um alicerce fundamental para o empreendedorismo em Goiás. “A instituição segue com a missão de fortalecer o ambiente de negócios e promover o crescimento sustentável e inovador dos pequenos empreendimentos em todo o estado”, comemora.

Números de janeiro de 2023 a agosto de 2024

▪ 1 milhão de atendimentos, sendo 77% realizados de forma presencial e 23% de forma on-line

▪ Atendimentos realizados em 100% dos municípios goianos

▪ Mais de 245 mil atendimentos em consultoria

▪ Mais de 402 mil atendimentos com orientações técnicas

▪ Mais de 342 mil atendimentos com ações de capacitação (palestras, cursos, oficinas e seminários)

▪ Mais de 170 mil visitas de consultores, de forma presencial, aos pequenos negócios de Goiás, realizando diagnósticos e orientações para os empreendedores

▪ Mais de 5 mil consultorias de inovação e tecnologia foram realizadas por meio do Sebraetec, produto do Sebrae que conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadores de serviços tecnológicos para melhoria de processos, produtos e serviços ou para a introdução de inovações nas empresas e mercados nos pequenos negócios

MPEs em Goiás

De acordo com dados de 2024 da Receita Federal compilados pelo Data MPE Brasil, os pequenos negócios em Goiás estão distribuídos em: microempreendedores individuais (MEIs), com 51,3% (436.965); microempresas (MEs), com 34,8% (295.994); e empresas de pequeno porte (EPPs), com 4,38% (37.263); somando, todas, cerca de 90,5% de todas as empresas em Goiás (770.222).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • 1 milhão
  • atendimentos
  • interiorização