ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás discute gestão e inovação para pequenas produtoras do audiovisual no Centro-Oeste

Produtoras em Foco reuniu empresas na manhã desta terça-feira (25), no Hub Goiás, dentro da programação do 9º Mercado SAPI
Por Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

A manhã desta terça-feira, 25, marcou a abertura das atividades do 9º Mercado SAPI, no Hub Goiás, com uma programação dedicada à qualificação de pequenas produtoras do Centro-Oeste. Um dos destaques foi a palestra conduzida por Luçany Bueno, consultora do Sebrae Goiás, voltada à gestão, inovação e sustentabilidade no audiovisual. A ação faz parte do Produtoras em Foco, programa de aceleração do próprio Mercado SAPI.

Luçany Bueno, consultora do Sebrae Goiás, reforçou que as produtoras precisam adotar práticas estruturadas de planejamento, finanças, marketing e qualificação de pessoas (Fotos: Edmar Wellington)

Doutora em Psicologia e mestra em Gestão do Patrimônio Cultural, Luçany apresentou um panorama das transformações do setor, especialmente diante da chegada de novas tecnologias, da inteligência artificial e dos desafios impostos pelos streamings. Ela reforçou que, apesar de atuarem com arte e cultura, as produtoras precisam ser reconhecidas como empresas e, portanto, adotar práticas estruturadas de planejamento, finanças, marketing e qualificação de pessoas. “Sem gestão, não há resultado. E resultado não depende do tamanho da empresa, mas da capacidade de implementar estratégias que funcionem”, destacou.

Responsável pela Educação Empreendedora na Regional Central, Alice Galvão muitos profissionais têm grande domínio técnico e criativo, mas pouca experiência empreendedora

A analista do Sebrae Alice Galvão, responsável pela Educação Empreendedora na Regional Central, destacou a importância de levar formação em gestão para o setor audiovisual. Segundo ela, muitos profissionais têm grande domínio técnico e criativo, mas pouca experiência empreendedora. “Na faculdade e na prática laboral, eles não recebem esse preparo para gestão e liderança. Aqui, eles passam por uma imersão que acelera a empresa, não apenas o artista. É o ecossistema de inovação pegando na mão desses negócios para desenvolver o CNPJ, não só o criativo”, explicou.

Programa Produtoras em Foco

De acordo com Lidiana Reis, coordenadora do Mercado SAPI, o Produtoras em Foco tem como objetivo fortalecer empresas em fase de estruturação, especialmente aquelas que estão saindo do MEI e avançando na modelagem de negócio. Ela conta que, neste ano, nove produtoras de Goiás, Brasília, Manaus e Belém foram selecionadas. “A escolha considera o estágio de maturidade das empresas para que o grupo avance de forma equilibrada”, diz.

Lidiana Reis, coordenadora do Mercado SAPI explicou que o Produtoras em Foco tem como objetivo fortalecer empresas em fase de estruturação, especialmente aquelas que estão saindo do MEI e avançando na modelagem de negócio

A coordenadora acrescenta ainda que o Programa não desenvolve projetos, mas sim empresas. “A gente faz uma seleção cuidadosa para garantir que o grupo funcione, porque o objetivo é estruturar negócios com dúvidas, dificuldades e necessidade de gestão. Essa imersão é para que cresçam como CNPJ, não apenas como criativos.”

Considerado o maior mercado audiovisual do Centro-Oeste, o evento segue até 28 de novembro, reunindo profissionais, estudantes e empresas do setor com rodadas de negócios, oficinas, masterclasses, debates, painéis, premiações e o 1º Pitching Universitário da região. Nesta edição, mais de 30 players nacionais e internacionais participam das rodadas, incluindo Globoplay, Canal Brasil, GNT e, pela primeira vez, a Audible (Amazon).

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Mercado SAPI
  • Produtoras Em Foco