A manhã desta terça-feira, 25, marcou a abertura das atividades do 9º Mercado SAPI, no Hub Goiás, com uma programação dedicada à qualificação de pequenas produtoras do Centro-Oeste. Um dos destaques foi a palestra conduzida por Luçany Bueno, consultora do Sebrae Goiás, voltada à gestão, inovação e sustentabilidade no audiovisual. A ação faz parte do Produtoras em Foco, programa de aceleração do próprio Mercado SAPI.

Doutora em Psicologia e mestra em Gestão do Patrimônio Cultural, Luçany apresentou um panorama das transformações do setor, especialmente diante da chegada de novas tecnologias, da inteligência artificial e dos desafios impostos pelos streamings. Ela reforçou que, apesar de atuarem com arte e cultura, as produtoras precisam ser reconhecidas como empresas e, portanto, adotar práticas estruturadas de planejamento, finanças, marketing e qualificação de pessoas. “Sem gestão, não há resultado. E resultado não depende do tamanho da empresa, mas da capacidade de implementar estratégias que funcionem”, destacou.

A analista do Sebrae Alice Galvão, responsável pela Educação Empreendedora na Regional Central, destacou a importância de levar formação em gestão para o setor audiovisual. Segundo ela, muitos profissionais têm grande domínio técnico e criativo, mas pouca experiência empreendedora. “Na faculdade e na prática laboral, eles não recebem esse preparo para gestão e liderança. Aqui, eles passam por uma imersão que acelera a empresa, não apenas o artista. É o ecossistema de inovação pegando na mão desses negócios para desenvolver o CNPJ, não só o criativo”, explicou.
Programa Produtoras em Foco
De acordo com Lidiana Reis, coordenadora do Mercado SAPI, o Produtoras em Foco tem como objetivo fortalecer empresas em fase de estruturação, especialmente aquelas que estão saindo do MEI e avançando na modelagem de negócio. Ela conta que, neste ano, nove produtoras de Goiás, Brasília, Manaus e Belém foram selecionadas. “A escolha considera o estágio de maturidade das empresas para que o grupo avance de forma equilibrada”, diz.

A coordenadora acrescenta ainda que o Programa não desenvolve projetos, mas sim empresas. “A gente faz uma seleção cuidadosa para garantir que o grupo funcione, porque o objetivo é estruturar negócios com dúvidas, dificuldades e necessidade de gestão. Essa imersão é para que cresçam como CNPJ, não apenas como criativos.”
Considerado o maior mercado audiovisual do Centro-Oeste, o evento segue até 28 de novembro, reunindo profissionais, estudantes e empresas do setor com rodadas de negócios, oficinas, masterclasses, debates, painéis, premiações e o 1º Pitching Universitário da região. Nesta edição, mais de 30 players nacionais e internacionais participam das rodadas, incluindo Globoplay, Canal Brasil, GNT e, pela primeira vez, a Audible (Amazon).
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
