A Fecomércio realizou na manhã desta quarta-feira, 11, o evento “O Futuro do Varejo”, que apontou as principais tendências globais do setor, discutidas na National Retail Federation (NRF 2026), ao público goiano, em parceria com o Sebrae Goiás. Na ocasião, além de palestras com as consultoras Sara Elydio e Roberta Escher, compartilharam a experiência. Reconhecida como maior e mais influente feira de varejo do mundo, reúne anualmente líderes empresariais, especialistas e grandes marcas para debater inovação, tecnologia e os novos rumos do mercado varejista. A NRF foi realizada em Nova York entre os dias 8 e 15 de janeiro deste ano.

Ao receber os convidados, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, destacou que o evento representou o maior movimento já realizado pela entidade com foco na missão internacional. Uma comitiva formada por 40 empresários teve a oportunidade de conhecer, in loco, as principais inovações e tendências do varejo mundial.

Marcelo explicou que o evento em Goiânia cumpre um papel estratégico de transformar informação em direcionamento prático para o comércio local. “Foi uma oportunidade onde cada empresário presente pôde conhecer mais e entender como seu negócio irá caminhar. A inteligência artificial dentro dos negócios, a tendência do consumidor, a importância da loja física que continuará existindo junto com o comércio eletrônico”, destacou. Baiocchi reforçou ainda que iniciativas como essa evidenciam a força do varejo em Goiás, setor presente em todas as cidades e fundamental para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.
Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a participação goiana na NRF 2026, em Nova York, representou mais do que uma missão empresarial, foi uma estratégia de posicionamento. “Ao lado da Fecomércio-GO e de empresários do Estado, a comitiva acompanhou de perto as transformações que estão redesenhando o varejo global, especialmente aquelas pautadas por propósito, identidade de marca e uso cada vez mais inteligente da tecnologia”, afirmou.

Antônio Carlos avaliou o evento nos Estados Unidos, como uma grande oportunidade de antecipar tendências e, com isso, beneficiar o varejo no estado de Goiás. “Nós identificamos que o uso de inteligência artificial está cada vez mais próximo do consumidor, e, principalmente com a utilização pelos próprios lojistas, empresários e empreendedores”, disse. Segundo o diretor superintendente, o diferencial não está apenas na tecnologia em si, mas na maneira como lojistas e empreendedores passam a utilizá-la como ferramenta estratégica de gestão, relacionamento e tomada de decisão.
Na opinião de Antônio Carlos, o principal motivo para realização do evento pós-NRF, está no compartilhamento e disseminação do conteúdo e informações em que os especialistas integrantes da comitiva, fizeram o acompanhamento de todas essas inovações e tendências. “Agora nós estamos com a mão na massa, colocando em prática aqui no nosso estado e trazendo essa referência em primeira mão a todos os empresários que terão a oportunidade de estar conosco na nossa ação pós-NRF, mas também durante todo o ano quando estaremos trabalhando e acompanhando, por meio das nossas diversas soluções que são ofertadas aos empreendedores goianos”, concluiu.
Dona uma marca sólida, construída ao longo de mais de duas décadas, a empresária goiana Sílvia Ubelino, fundadora da Manga Rosa Pink, empresa 100% goiana, há mais de 25 anos no mercado, esteve presente na NRF 2026 e salientou que o futuro do varejo passa, necessariamente, por gestão estratégica e valorização de pessoas. Para ela, mais do que investir apenas em vendas, o empreendedor precisa estruturar processos simples e eficientes e qualificar sua equipe para algo que vai além da negociação: a construção de experiências memoráveis.

A empresária defende que equipes preparadas para interagir, ouvir e entender o cliente são determinantes para transformar atendimento em relacionamento e relacionamento em resultado. “Hoje, a venda não é o fim. Ela é consequência de uma experiência bem vivida dentro da loja”, destacou.
Sílvia também ressaltou a importância de o empresário buscar apoio técnico e capacitação contínua. Incentivadora da conexão constante com a instituição como forma de acessar conhecimento, inovação e ferramentas práticas para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. “O Sebrae é verdadeiramente o melhor amigo do empreendedor”, afirmou.
Tecnologia e inovação no varejo atual
A consultora Roberta Escher destacou em sua palestra que “de fato o futuro é agora, o varejo é o agora, não é o passado e não é o futuro, é a gente entender como vamos colocar todas essas dinâmicas de tecnologia, de inovação no varejo atual”, assinalou. Segundo Roberta, a participação na feira é relevante porque traz insights de soluções e de tecnologias. “Muitas delas, a gente acha que está distante, mas estão muito próximas, inclusive com fornecedores brasileiros prontos para nos atender dentro do nosso mercado de varejo local”, assinalou.

Por sua vez, Sara Elydio deixou três mensagens-chaves para o varejista. “Primeiro, tecnologia como meio e não como fim. Use a inteligência artificial como estrutura básica no teu negócio. E tudo o que você for fazer, se for dar trabalho para o cliente ou para você, não é tecnologia. Tem fricção, deixa quieto”, informou.
Já a segunda tendência é colocar o humano para ser humano no papel de protagonista, com foco no relacionamento, na empatia e na comunicação. “Não tenha medo de se mostrar para seu cliente de forma verdadeira e real. Uma coisa que o pessoal está adorando é ver os bastidores. Mostre como está a loja. Use o TikTok como canal. Se você não está no TikTok, a tua loja está fadada ao fracasso. Então crie seu TikTok, não tenha medo de falar sobre, olha gente, chegou uma coleção, o que vocês acham, o que vocês acharam, já acharam”, orientou.

A terceira tendência, é ter a loja como ponto de show e de relacionamento. “É sobre ser um espaço, sobre ocupar o terceiro lugar na vida do seu cliente. Pensa comigo, primeiro lugar é a casa, segundo é o trabalho, o terceiro lugar, você precisa que seja a sua loja, um lugar de conversa, de troca, de aprendizagem e de momentos bons, que depois viram venda e conversão. Afinal de contas, nenhuma inteligência, nenhuma tecnologia tira isso. E o ser humano está sedento por relacionamento e pelo mundo analógico novamente”, arrematou Sara.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
