O Sebrae Goiás e o grupo AVE promoveram, na quinta (04) e sexta-feira, (05), uma conferência voltada a franquias. O evento reuniu cerca de 300 pessoas para palestras motivacionais e uma feira, onde empresas apresentaram produtos disponíveis para franquias em diversos segmentos, mas principalmente pet shops e beleza. Os visitantes interessados em empreender também tiveram oportunidade de atendimento na Sala do Empreendedor. A representante do Sebrae no evento, Camilla Carvalho, ressaltou que a instituição está sempre presente onde tem possibilidades para as MPEs. “Onde tem pequeno negócio, a gente está junto”, frisou.
“Fechamos parceria de estar juntos com o grupo neste evento, com olhar tanto para as marcas franqueadoras, quanto para as lojas franqueadas. Nosso objetivo é trazer conhecimento e fazer atendimento. Vamos estar aqui nos dois dias com quatro palestras com temas sobre finanças, liderança, empreendedorismo e marketing. Na parte da exposição, estamos com estande de atendimento para empreendedores e empresários”, disse. Ela também assinalou ser o início de uma grande parceria. “A gente pretende seguir ao longo dos meses, atendendo também as pequenas franquias que fazem parte do grupo”, concluiu.
O CEO do AVE, Ademar Júnior, enfatizou que a convenção é o momento de reunir todos os franqueados do Brasil, com representantes de mais de 12 estados. São mais de 300 franqueados do grupo, nas diversas bandeiras. “É um momento de confraternizar, de planejar o futuro, alinhar as expectativas, para que possamos continuar crescendo, como tem sido nos últimos anos”, afirmou.
Magalhães, diretor Executivo do Grupo AVE descreveu o evento como a realização de um sonho e o cumprimento das promessas feitas aos franqueados, destacando o compromisso do grupo com a qualificação e a alta performance. Para Magalhães, o Sebrae é uma fonte inspiradora para o grupo. “Tem na sua política servir, disseminar conhecimento, além de ser um órgão que nos apoia. Nós mesmos, do grupo AVE, quando iniciamos, tivemos nossa primeira consultoria com o Sebrae. Se hoje estamos onde estamos, agradecemos ao Sebrae, que nos encorajou a começar nossa primeira franquia”, disse.
Lucas Andrade, diretor administrativo e financeiro da Goiás Fomento, explicou o papel da instituição em apoiar projetos de empreendedores por meio de fomento financeiro subsidiados pelo governo do estado. “Atuamos dentro do território estadual. Vocês poderão obter maiores informações de como obter recursos para ampliar seus negócios”, disse.
O franqueador Guilherme Naves, da Bem Cosméticos, há um ano no mercado, ressaltou o quanto a convenção do grupo AVE promove o relacionamento entre os próprios franqueadores, com troca de experiências e informações, e oportunidade de negócios. “Além disso, fazer parte de um grupo como a AVE possibilita termos parcerias de todas as bandeiras, como com o Sebrae, que é tão importante para a qualificação dos nossos franqueados”, assinalou.
Eliésio Ferreira Alves, franqueado da Droga Shop, na cidade de Mineiros, disse que o encontro é importante por causa da oferta de diversos produtos de parceiros. “Eles trazem preços muito bons para a gente comprar. E, também, é uma oportunidade de troca de ideias com os colegas. Isso é muito importante, porque nos fortalece bastante, além do que é apresentado nas palestras, para colocarmos no dia a dia. É muito vantajoso”, completou.
Walkiria Jardim de Barros, da Kiras Cabelos Poderosos, que já está com a marca no mercado e disponível para franqueados, ressaltou a importância de participar do evento em que muitos já vivenciam a realidade das franquias. “É um evento voltado realmente para esse tipo de crescimento. É muito importante participar de um encontro dessa magnitude”, disse.
O casal de arquitetos Pryscilla Mendes Alexandrino e Allan da Silva Mariano aproveitou todas as atividades oferecidas durante o evento. Pryscilla explicou que foi ao Avecon em busca de alternativas para a frustração com a empresa de arquitetura. “Viemos em busca de outros ares”, disse.
Contudo, a empresária explicou que ao ser atendida pelo analista do Sebrae Rodson Witovicz pôde perceber que no seu caso, o ideal é reestruturar a própria empresa. Para tanto, já se dispôs a participar dos cursos oferecidos pela instituição. “Percebi que ainda existe futuro para a empresa. E entendi que poderei aplicar os novos conhecimentos no que já existe. Entendi que é possível empreender dentro dela”, concluiu.
Ciclo de palestras
No período da tarde, foram realizadas duas palestras com consultores do Sebrae. O primeiro tema abordado foi “Empreendedorismo em Franquia”, com o mestre em administração Peterson Castro. O consultor orientou os interessados em empreender no mercado de franchising a focarem nos detalhes do know-how da empresa, entrar em contato com franqueados e ex-franqueados, visitar as lojas e realizar pesquisa no Reclame Aqui. “É importante levar a franquia de interesse para passar por análise Circular de Oferta de Franquia (COF) junto ao Sebrae”, acrescentou, como orientação às pessoas que querem empreender como franqueados.
A psicóloga Fabiana Dias, em sua palestra, tratou do tema “Liderança Empresarial”, na qual pontuou sobre o cenário desafiador e a importância dos líderes saberem como trabalhar para alcançar a transformação das pessoas por meio da empatia. “A forma de se relacionar requer esforço contínuo para atender clientes internos e externos”, afirmou. Além disso, Fabiana ressaltou a necessidade da mudança de mentalidade frente aos negócios e como as crenças limitantes devem ser evitadas, de forma que o trabalho deixe de ser encarado como sacrifício, mas sim como uma necessidade.
No período da manhã, após a abertura oficial do evento, também foram promovidas duas palestras. Com abordagem a partir de exemplos e situações do dia a dia, a psicanalista clínica e sexóloga Ângela Sirino tratou de saúde emocional, fundamental para sobrevivência em todas as áreas da vida, inclusive no ambiente empresarial. A segunda palestra do dia foi proferida pelo escritor Fernando Albuquerque, com foco principal na gestão.
Em sua contribuição, o secretário de Administração e Turismo do município de Goiânia, Valdery Júnior, ressaltou a necessidade de desenvolver confiança com os colaboradores e a importância da visão do trabalho em conjunto para o sucesso dos empreendimentos. Cada dia da convenção foi encerrado com apresentações musicais.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn