Na quinta-feira (8), o Sebrae Goiás participou da Caravana da Sudeco – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – realizada em Porangatu, na Região Norte do Estado. A ação, promovida pelo governo federal por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), aconteceu nas dependências do Cotec, com foco no fortalecimento da economia local.
A Caravana da Sudeco tem como proposta principal fomentar o desenvolvimento regional por meio de programas como o FCO e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), incentivando o crescimento de pequenos negócios com foco em competitividade e sustentabilidade.

Durante o evento, o Sebrae ofereceu consultorias gratuitas, orientações técnicas e atendimento voltado a micro e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores. Técnicos da instituição prestaram informações sobre abertura de empresas, regularização do MEI, emissão de declarações anuais e acesso a linhas de crédito com juros subsidiados. “O objetivo é levar orientação sobre como acessar crédito com responsabilidade. Além disso, estamos atendendo o MEI com serviços essenciais para a formalização e manutenção dos negócios”, destacou o analista do Sebrae Goiás, Plínio Pereira.
Desde 2019, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), gerido em Goiás pelo governo estadual, já investiu mais de R$ 23 bilhões em mais de 67 mil empreendimentos. Em Porangatu, foram R$ 370 milhões aplicados, com a geração de mais de 16 mil empregos diretos e indiretos.

A superintendente da Secretaria da Retomada, Leandra Adriano, que representou o governador Ronaldo Caiado na ocasião, reforçou a importância da iniciativa. “Estar aqui, junto com os bancos que operam nossas linhas de crédito, aproxima o empreendedor das oportunidades de financiamento”, afirmou.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, explica que a Caravana tem uma importância fundamental. “A Sudeco busca melhorar a vida da população e promover o desenvolvimento regional, direcionando empregos e combatendo as desigualdades regionais. Por isso, trazemos a Caravana para falar sobre crédito, linhas de financiamento do governo federal e opções de financiamento tanto para empreendedores urbanos quanto rurais, com taxas de juros subsidiadas”, disse Luciana.
Além do atendimento individual, o Sebrae participou de palestras e oficinas técnicas, com foco em gestão, inovação e estratégias para expansão de negócios. A presença da instituição também reforça o trabalho contínuo que já realiza no município. “O Sebrae está presente em Porangatu, apoiando desde o setor comercial até o industrial e o rural. Esse apoio tem feito diferença na vida dos nossos empreendedores”, disse a prefeita Vanuza Valadares.

O Sebrae Goiás atuou como ponte entre o empreendedor e as oportunidades de fomento, ao contribuir para fortalecer a gestão dos pequenos negócios, o que amplia a competitividade e estimula a inovação nos empreendimentos.
“Com certeza, o Sebrae ajuda bastante. Viemos hoje justamente para isso: para ter um norte, saber como começar do jeito certo. A ideia é não pegar um empréstimo sem planejamento ou se endividar. Agora também ficamos sabendo do aplicativo, que a gente nem conhecia, e vamos procurar nos capacitar ainda mais, para começar com o pé direito. Foi muito importante receber essa orientação sobre como iniciar corretamente, como formalizar”, relatou a empreendedora Kaline Ferreira, que foi atendida pelo Sebrae durante a caravana.

Ela recebeu explicações sobre a importância de fazer cursos, de se preparar e para saber como e onde investir. “Não adianta só saber fazer um bom produto: é essencial conhecer o mercado de trabalho. Eu sou de Porangatu e, por enquanto, vendo pelo Instagram, mas estou pensando em expandir”, contou.
Maria Aparecida é empresária e conseguiu o crédito por meio do Banco do Brasil, com o apoio de sua gerente Estilo Agro, Vânia Gomides. A empreendedora afirmou que o crédito transformou a vida dela e agora pode expandir seus empreendimentos na fazenda. Já Vânia ressalta que é um prazer poder participar do crescimento de cada produtor rural que acredita nas instituições financeiras.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn


