
O Sebrae Goiás promoveu na quarta-feira (27) a capacitação “Curadoria de Brechós”, com Kalindy Rodrigues, no auditório da Casa do Empreendedor, com presença maciça de empresárias do setor. O evento marca o encerramento das três capacitações oferecidas pela Trilha com Empresárias (os) dos Brechós, em que foram realizados encontros on-line e presenciais.
A analista da Regional Central Beatriz Dorneles, responsável pela Trilha com Empresárias (os) dos Brechós, ressaltou que as atividades coroam a parceria bem-sucedida com Thais Moreira, idealizadora do Encontro de Brechós.

Beatriz detalhou que as capacitações oferecidas às empresárias e empresários de brechós ocorreram em três momentos. O primeiro foi o Curso Aprender a Empreender Social, com quatro encontros on-line. Na sequência, foi ministrada a oficina “Entenda o Perfil do seu Cliente”, realizada na Sala Empreendedor em Ação, na sede do Sebrae. A capacitação de encerramento com Curadoria para Brechós, conduzida pela maranhense Kalindy Rodrigues, que é o terceiro momento, é resultado da presença marcante da empresária nas redes sociais e na expertise construída pela vivência no próprio brechó.
“Essa curadoria para brechós é muito importante, porque não adianta, às vezes, nossas empresárias estarem nesse negócio ou querendo montar um brechó sem muito conhecimento do que é preciso fazer. Por isso, Kalindy trouxe muitas informações, de forma bem clara”, esclareceu a analista.

Por sua vez, Thaís contou que o projeto foi iniciado há 10 anos, com apenas 10 brechós. Atualmente, a iniciativa consegue reunir mais de 100 brechós nos eventos realizados mensalmente em Goiânia. “Hoje estamos aqui para finalizar essa capacitação feita com o Sebrae, que proporciona às brechoseiras maiores condições de encarar melhor o seu mercado, venderem mais e de terem mais experiências de compra e venda, além da melhoria no atendimento”, ressaltou.
Para a empresária e estilista Suellen Santos, proprietária do brechó Grongo Closet, situado no Jardim América, essa trilha foi uma importante oportunidade de aprendizado de como conduzir os negócios para alcançar os resultados financeiros do negócio. Atuante no mercado on-line há cerca de três anos, ela abriu a loja física há aproximadamente um mês. “Nós estávamos com dificuldade com a precificação, harmonização da loja. As dicas do curso de hoje foram muito interessantes para esse processo”, salientou.

Brechó na prática
Durante a capacitação, Kalindy abordou pontos importantes, como a definição de público. “Essa é uma questão muito importante para a dona de qualquer negócio. Como eu vou definir o público? Eu quero vender pra todo mundo. Mas quem quer vender pra todo mundo não vende pra ninguém. Portanto, a gente precisa realmente focar no público pra crescer ali”, orientou.
Em seguida, a palestrante abordou algumas estratégias importantes na organização da loja, escolha das peças e, por fim, a precificação, que é considerada um gargalo para vários empresários. “É preciso saber precificar, porque assim se consegue identificar o lucro, comprar, investir e, assim, crescer”, explicou.
Por fim, Kalindy destacou a importante contribuição do Sebrae sobre a formalização de empresas. “Isso traz profissionalismo e mudança de mindset também, porque no momento que se torna profissional e assume um compromisso de ser MEI, de ter que pagar aquela mensalidade, a gente busca formas de vender, de crescer. Parece que isso vira a chave”, concluiu.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn