
A Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional/Políticas Públicas do Sebrae Goiás promove na segunda (7) e terça-feira (8), a primeira turma do curso de Formação Avançada de Agentes de Desenvolvimento que atuam nos municípios. A finalidade é proporcionar, cada vez mais, destaque desses profissionais no território em que atuam, juntos aos atores públicos e à comunidade empreendedora.
O treinamento é uma ferramenta para que os agentes se percebam como intraempreendedores e estejam motivados a participar ativamente do processo de captação de recursos, além de estar habilitados para elaborar estratégias e planejar suas ações em prol do desenvolvimento local.

A coordenadora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Elaine Moura, explica que o curso é dirigido aos agentes de desenvolvimento. “Eles são atores que atuam e que lideram no campo da melhoria do ambiente de negócios nos municípios”, disse.
Elaine detalha que esses agentes de desenvolvimento são ligados às prefeituras, mas são colocados a postos para o Programa Cidade Empreendedora, que trabalha vários eixos relacionados à melhoria do ambiente de negócios. “Por exemplo, o eixo da educação empreendedora, da simplificação e da inclusão socioprodutiva”, explicou.
“A nossa ideia com esse curso é aproveitar esse início de gestão pública dos mandatos municipais para que aqueles que já eram ADs e já desempenhavam esse papel possam reciclar um pouco sobre esse processo e que eles possam, com isso, garantir uma melhor performance no âmbito municipal e do Programa Cidade Empreendedora. Para aqueles que estão iniciando a atuação como AD é uma oportunidade para nivelamento”, pontua.

Para Mário Wilson Oliveira de Aguiar, consultor credenciado na área de políticas públicas, atuando como Agente Territorial Sebrae (ATS) na Regional Sul, a formação de AD avançado é importante para auxiliar no desempenho das atividades. “O Agente de Desenvolvimento já tem uma formação básica, que ele faz via universidades corporativas, que o habilita para poder iniciar as suas atividades”, explica.
Mário detalha que, “no curso AD avançado, como o próprio nome diz, a gente aprofunda um pouco mais. Ele vai trabalhar questões que impactam mais no dia a dia do município. E isso, por consequência, é o que a gente procura”.
O consultor destaca que a atividade do Sebrae no município é voltada à busca permanente pela melhoria do ambiente de negócio. “Para isso, a gente precisa de políticas públicas mais consistentes. A partir do momento que a gente capacita esses agentes de desenvolvimento para impactarem de forma mais profunda as políticas públicas do município, não só o nosso trabalho, mas também o próprio empreendedor vê de forma efetiva o resultado dessas políticas no município”, arremata.

O curso foi conduzido pelo consultor Romulo Rende, credenciado na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. Ele explica que o curso Avançado de Formação de ADs pretende entregar aos profissionais, instrumentos para terem a sua atuação no município valorizada, em que irão atuar como negociadores, captadores de recursos, planejadores e estrategistas. O curso busca melhorar a atuação deles enquanto agentes de Desenvolvimento e em como influenciar o território a partir do papel de articuladores que eles devem desempenhar como agentes de transformação. “Eles já têm uma série de ações operacionais. O dia a dia deles ali, na questão de registro e tudo mais. Esse curso pretende dar a eles uma dimensão maior”, diz.
Romulo detalha que além das questões operacionais, o curso contribui para que os ADs se tornem pessoas com maior influência no território, “com uma atuação voltada mais para a área externa, com visitas a empreendedores, articulação com parceiros estratégicos, que vão fazer com que questões relevantes para o município e para a região sejam alcançados”. Por fim, o consultor destaca que a formação representa para os agentes de Desenvolvimento, “assumir esse papel mais avançado e elevado. Por isso, curso avançado”.

O agente de Desenvolvimento de Ipameri Carlos Alberto Pereira ressalta a importância do curso que proporciona mais qualificação e informação para ele a para a equipe que o acompanha na formação. “A gente sabe que o Sebrae sempre está inovando. Como agente de Desenvolvimento, superintendente da Sala do Empreendedor e a equipe fazem parte desse curso avançado. É de suma importância nós estarmos buscando isso e levando e aperfeiçoando nosso trabalho”, reitera.
Para Carlos Alberto, o curso irá proporcionar uma entrega cada vez melhor aos empreendedores do município. “O Sebrae nos dá essa oportunidade de aprender mais e fazer um bom trabalho para melhorar o que levamos aos empresários do nosso município e região”, resume.

Agente de Desenvolvimento de Niquelândia, Selma Aparecida Barbosa de Miranda assinala que essa capacitação do Sebrae auxilia na interação com os pequenos comerciantes com os meios que eles possuem. “Nós temos um município de grande extensão territorial e temos vários tipos de receita. Então o MEI, a Sala do Empreendedor, influenciam os produtores a quererem criar e empreender em áreas de produção de coisas da roça, coisas naturais, com maior segurança”, destaca.
Selma é servidora efetiva do município, lotada na Secretaria de Governo, com quase 20 anos de atividades junto aos pequenos negócios no município, e explica que o Sebrae tem exercido papel importante quando auxilia nas orientações no que tange às compras governamentais, para que os empreendedores possam participar das licitações municipais. “Eles podem participar mais no atendimento na área de merenda escolar”, exemplifica.

Já Laiz Marques, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço de Trindade, participa da formação com grandes expectativas, como já havia manifestado à analista da Regional Metropolitana do Sebrae, Nadyene Albernaz. “Essa capacitação representa muito para mim. Eu já estava muito ansiosa por esse momento. Sem dúvida, é algo rico e de grande valia para o meu desenvolvimento profissional. Sei que, a partir daqui, poderei promover ainda mais, por meio de políticas e práticas, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município de Trindade”, conclui.
Próximas turmas:
Turma 2: 28 e 29 /04
Turma 3: 27 e 28 /05
Turma 4: 09 e 10/06
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn