
O Sebrae deu início nesta terça-feira (06) às ações do Mês do MEI (microempreendedor individual) em Caldas Novas, no Sul Goiano, com uma série de atividades voltadas para capacitação, orientação e fortalecimento dos pequenos negócios. A programação faz parte de uma mobilização nacional do Sebrae que acontece todos os anos e busca apoiar quem já é MEI e incentivar a formalização de novos empreendedores.
Na abertura, os participantes tiveram acesso ao curso “Gestão de Pequenos Negócios”, que abordou temas essenciais para quem deseja estruturar, organizar e melhorar os resultados do seu empreendimento. Durante a formação, foram apresentadas ferramentas de controle financeiro, planejamento, estratégias de marketing, boas práticas de gestão e ainda cenário e tendências da globalização.
Camila Elias, analista do Sebrae na Regional Sul, reforçou o objetivo da instituição com as ações que fortalecem e desenvolvem os pequenos negócios. “Nosso papel é apoiar o empreendedor desde o início da jornada, oferecendo conhecimento e ferramentas para que ele possa crescer de forma estruturada e sustentável”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Gizélia Custódio, agradeceu o apoio do Sebrae e enalteceu seu trabalho. “O Sebrae é um grande aliado na promoção do empreendedorismo local, e as ações do Mês do MEI reforçam ainda mais nosso compromisso com os pequenos negócios e consequentemente ajudam a impulsionar a economia da nossa cidade”, afirmou.
Durante todo o mês de maio, empreendedores formais e informais terão acesso gratuito a atendimentos especializados, oficinas, palestras e consultorias voltadas para gestão, inovação e finanças e toda a regional sul do estado. Em Caldas Novas no dia 14/05 acontece a oficina “Faça Seu Fluxo de Caixa e Controle Seu Capital de Giro”; no dia 21/05, a oficina “Como Vender Mais Através da Presença Digital”; e no dia 28/05, a oficina “IN BOOK: Sucesso do Cliente”. Todas acontecerão no auditório da Associação Comercial e Industrial, a partir das 19h.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Sala do Empreendedor, no Mais Crédito ou no link de inscrições no site do Sebrae (veja no fim deste texto). A programação completa está disponível nos canais oficiais da prefeitura e do Sebrae.

Perfil do MEI
Levantamento realizado pelo Sebrae Goiás para analisar o perfil dos pequenos negócios aponta para um crescimento de 183% no número de microempreendedores individuais (MEI) registrados no Estado nos últimos dez anos. O aumento foi de 208 mil em 2015 para 589 mil em 2025. “O número de MEI ativos é de mais de 456 mil, o que demonstra a grandeza dessa modalidade empresarial, que desempenha um papel essencial não apenas no desenvolvimento econômico, como também no desenvolvimento social do estado e do país”, ressalta o gerente da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae Goiás, Francisco Lima Júnior.
Segundo a pesquisa, as atividades econômicas que concentram os maiores contingentes de MEI são: cabeleireiros, manicure e pedicure (6%); comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (6%); promoção de vendas (5%); obras de alvenaria (4%) e preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente (3%). Na divisão entre setores econômicos, a liderança é do setor de serviços (53%), seguido pelo comércio (27%), indústria (11%) e construção civil (9%).
Em Caldas Novas, são mais de 15 mil empresas, sendo 7.660 delas microempreendedores individuais.
SERVIÇO
Confira aqui a programação completa do Mês do MEI
https://vitrine.sebraego.com.br/mei/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sul | Caldas Novas e Catalão: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn