
No setor de bares e restaurantes, os pequenos negócios representam 98,5% das empresas no Brasil, segundo dados da Receita Federal de fevereiro de 2025. Neste cenário, os microempreendedores individuais (MEI) representam 57,1%, enquanto as microempresas (ME) correspondem a 37% e as empresas de pequeno porte (EPP) são 4,3% do total. Em Goiás, entre 2022 e 2024, houve o crescimento do setor em 17%, o que deixa o estado com 45.805 empresas, das quais 99,2% são pequenos negócios. Devido à importância do setor, o Sebrae Goiás lançou o Boletim de Tendências em Bares e Restaurantes.
O documento tem como objetivo ajudar o empreendedor a garantir a competitividade dos negócios da área. Daniela Pereira Caixeta, gestora estadual do projeto de Varejo de Alimentação do Sebrae Goiás, diz que, com o potencial do segmento no estado de Goiás, o boletim pretende apoiar os pequenos negócios que buscam se adaptar e se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. “Com a rotina intensa do dia a dia, muitos empresários enfrentam dificuldades para acompanhar as mudanças e inovações do setor. As tendências para 2025 do Boletim destacam a indispensabilidade de adaptação a esses novos cenários”, explica.
A gestora ressalta a importância de aliar inovações tecnológicas, como a digitalização dos serviços e personalização do atendimento. Confira a seguir as tendências para o setor.

1 – Alimentação Saudável
Uma geração mais adepta ao bem-estar saúde e sustentabilidade. Isso reflete no aumento da procura por opções saudáveis e sabores inovadores de bebidas não alcoólicas. De acordo com o boletim, os consumidores, especialmente os mais jovens, buscam reduzir calorias e açúcares, o que também resulta em consumo de bebidas funcionais e esportivas, além de coquetéis e cervejas sem álcool.
2 – Regionalismo e Turismo Gastronômico
A valorização do regionalismo reflete no aumento da demanda por experiências autênticas e conectadas à identidade cultural de cada localidade. Autenticidade e turismo gastronômico são valorizados pelos clientes, o que impulsiona bares e restaurantes a investirem em menus que incorporem ingredientes típicos, festivais gastronômicos e harmonizações com bebidas regionais.
3 – Experiência personalizada
Oferecer uma experiência personalizada não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Os consumidores, além do ato de comer e beber, buscam um serviço mais próximo, atento e customizado. Uma estratégia eficaz é usar dados e tecnologia para antecipar e compreender o comportamento do consumidor. Essa iniciativa, com uso de inteligência artificial (IA), funciona como um suporte. Ma as combinação perfeita nesse sentido é aliar tecnologia, personalização e atendimento diferenciado.
4 – Flexibilidade
Segundo o boletim, diversificar modelos de negócios pode ajudar no crescimento das empresas do setor. As dark kitchens e cloud kitchens são alternativas eficientes e de baixo custo no mercado de food service. Com foco exclusivo para delivery, esses modelos não necessitam de espaços físicos para atendimento ao público, o que reduz custos e amplia o alcance dos serviços. O crescimento do delivery reflete também na busca dos consumidores por maior praticidade e conveniência.
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