ASN GO
Compartilhe

Sebrae lança curso de empreendedorismo inclusivo para deficientes visuais durante passeio ciclístico

Lançamento aconteceu na manhã deste domingo (10) durante parada para hidratação do grupo “Na Bike com DV” no estacionamento da instituição
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Bicicletas tanden permitem que o grupo de ciclistas promova a inclusão de deficientes visuais nos passeios (Fotos Silvio Simões)

Um grupo formado por quase 70 ciclistas, sendo 22 duplas com condutor e deficientes visuais que fazem parte do “Na Bike com DV (NBDV)”, fizeram uma parada para hidratação no estacionamento do Sebrae Goiás, na manhã deste domingo (10). Integrantes diversos, entre jovens, adultos e pessoas com 60+, estiveram no local e puderam descansar e saber mais da missão do Sebrae. O diretor técnico da instituição, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, acompanhado da família e de seu filho, mascote do grupo, destacou os esforços do Sebrae em promover ações de inclusão através de cursos inovadores, como o Empreendedorismo Inclusivo, pioneiro no Sistema Sebrae.

Para o diretor, a presença do grupo na casa do empreendedor foi um momento importante para que eles pudessem conhecer o curso Empreendedorismo Inclusivo, direcionado para pessoas com deficiência visual. “Vocês serão os grandes usuários dessa ferramenta que foi desenvolvida com muito empenho por uma equipe que aceitou o desafio. A intenção é que o Sebrae possa atender todos aqueles que queiram empreender”, afirmou Lessa. O diretor reforçou que o empreendedorismo é uma opção de carreira acessível a todos, independentemente das condições físicas.

O diretor Marcelo Lessa Medeiros Bezerra falou da importância do curso lançado em Goiás, inédito em todo o Sistema Sebrae

A gestora do curso, Emília Rosângela Vieira, da Unidade de Soluções do Sebrae, explicou que o curso, que combina teoria e prática, foi desenvolvido por meio de entrevistas com deficientes visuais, desde aqueles com baixa visão até os com cegueira total. O curso possui três módulos e aborda desde a capacidade empreendedora até dicas de tecnologia disponíveis para quem queira fazer a gestão de negócios. “O participante vai ter oportunidade de ouvir histórias inspiradoras de sucesso e podcasts com exemplos de histórias de superação sobre empreendedorismo inclusivo”, explicou.

“O curso tem como objetivo desmistificar a ideia de que empreender é um caminho reservado apenas para pessoas sem deficiência. Ele vem para reforçar que o empreendedorismo é uma opção de carreira acessível a todos, independentemente de sua condição física, e busca empoderar aqueles que desejam seguir por esse caminho, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para o sucesso no mundo dos negócios”, frisou Emília.

O presidente da NBDV, Supercílio Barros Filho, disse que o pedal de inclusão social busca parcerias para fortalecer o grupo e que o Sebrae é um parceiro que foi além do pedal como esporte, com a iniciativa de um curso que vai oportunizar milhares de pessoas a buscar o empreendedorismo como fonte de satisfação pessoal e como renda. Ele exemplificou para os ciclistas a importância do Sebrae no próprio negócio, de melhoramento genético em sua pequena propriedade rural. “Se não fosse o conhecimento e o acompanhamento do Sebrae eu não teria conseguido crescer e fortalecer o empreendimento”, afirmou.

Durante a solenidade, o diretor Marcelo Lessa recebeu do grupo um troféu pela parceria com a NBDV. “Esse troféu é simbólico diante da parceria que estabelecemos”, ressaltou o presidente, que convidou o grupo para o grito de guerra “Com DV somos mais fortes”. O diretor do Sebrae agradeceu o troféu e lembrou de uma provocação feita pelo pai, Domingos Sávio Afonso, de que as pessoas com deficiência também têm vontade de empreender e que cursos com acessibilidade poderiam ser criados para atender essa demanda.

Time do Sebrae e organizadores do passeio: reconhecimento pelos esforços conjuntos

“Tivemos essa conversa há meses, e como iniciativas como essa já estavam em planejamento no Sebrae, tivemos uma consultoria importante com o grupo NBDV para implementarmos o curso de Empreendedorismo Inclusivo. Isso despertou a instituição para a criação não só desse, mas de outros cursos para atender a diversidade”, enfatizou o diretor, que também agradeceu ao pai pelo incentivo.

O deficiente visual Sirlon Santos falou em nome dos colegas. Ele agradeceu ao Sebrae Goiás, à coordenação do grupo NBDV e à recepção que tiveram na manhã deste domingo. “O curso é uma oportunidade grande da gente empreender. Temos uma deficiência, mas somos inteligentes, temos muita capacidade e precisamos desse apoio para termos nossos próprios negócios gerar bens, riqueza e sermos felizes”,

Na Bike com Deficiente Visual (NBDV)

O grupo foi fundado em 2017 por amigos apaixonados por ciclismo, com objetivo de proporcionar a participação de pessoas com deficiência visual em passeios ciclísticos em Goiânia. As atividades são realizadas em bicicletas tanden, todo terceiro domingo do mês, partindo do Parque Areião. Durante os passeios, os condutores oferecem audiodescrições dos pontos turísticos e fazem paradas para descanso, onde narram a história e características dos locais, promovendo inclusão e diversão.

No Brasil, 6,978 milhões de pessoas têm deficiência visual, mas apenas 32,6% estão ativas no mercado de trabalho. Dessa forma, o curso (on-line e com duração de quatro horas) visa desenvolver as competências necessárias para transformar ideias em oportunidades de negócio e promover o empreendedorismo como uma carreira viável e inclusiva.

“Na Bike com DV” tem trabalho inclusivo em Goiânia

Sobre o curso

O curso é 100% gratuito em formato de ensino a distância (EAD). Conceitos básicos de empreendedorismo, análise de comportamentos-chave e descoberta do próprio perfil empreendedor fazem parte da primeira etapa. Na segunda, o participante vai aprofundar os conhecimentos em estratégias, como definir um modelo de negócio eficiente, identificar oportunidades de mercado e utilizar estratégias de marketing digital para potencializar a presença no mercado.

Na etapa final o foco são as tecnologias e a gestão empresarial que facilitam gerir os negócios e promovem a autonomia. “A ideia é que ao concluir o curso o participante possa criar e gerir o próprio negócio com mais conhecimento, inovação e capacidade de se adaptar às constantes alterações no mercado”, explica o gerente da Unidade de Soluções, Victor Antônio Costa.

SERVIÇO

Curso de Empreendedorismo Inclusivo

Inscrições: https://vitrine.sebraego.com.br/empreendedorismoinclusivo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Kalyne Menezes – (62) 99887-4106 |Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • deficientes visuais
  • empreendedorismo inclusivo
  • Goiânia
  • passeio ciclístico
  • Regional Central