ASN GO
Compartilhe

Sebrae lança Trilha da Moda em Trindade e projeta fortalecimento do setor em 2026

Evento reuniu empreendedores e apresentou o programa que vai impulsionar negócios locais de março a novembro, com 100 horas de consultorias personalizadas e muito mais conhecimento
Por Adrianne Vitoreli, de Trindade
ASN GO
Compartilhe

A Regional Metropolitana do Sebrae Goiás realizou o lançamento oficial do Trilha da Moda 2026, que vai acontecer em Trindade, de março a novembro de 2026. A iniciativa promete transformar o cenário da moda local por meio de capacitações, inovação e fortalecimento dos empreendimentos do setor. O encontrou reuniu dezenas de empreendedores locais na Secretaria de Indústria e Comércio, na noite de quinta-feira, 4, com a palestra “Tendências de Consumo 2026”, ministrada pela consultora de moda Lu Moreira, que trouxe reflexões sobre comportamento, sustentabilidade, autenticidade e os novos perfis de consumidores da moda.

A palestra da consultora de moda Lu Moreira trouxe reflexões sobre comportamento, sustentabilidade, autenticidade e os novos perfis de consumidores da moda (Fotos: Divino Batista)

O Trilhas da Moda do Sebrae Goiás vai capacitar empreendedores locais ao longo de nove meses, com foco em inovação, faturamento e fortalecimento coletivo. O projeto é uma ação articulada pela instituição, com apoio da Prefeitura de Trindade, por meio da Secretária de Indústria e Comércio, que oferece uma jornada completa de desenvolvimento para marcas, profissionais e negócios da moda. A Trilha contempla formações técnicas, mentorias, consultorias e eventos estratégicos voltados à profissionalização e à competitividade do setor.

Durante o lançamento, a gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira, destacou que a trilha é uma resposta às demandas reais dos empreendedores goianos: “É uma construção coletiva, pensada para fortalecer o ecossistema da moda com ações práticas e conectadas às tendências de mercado”, explicou. Em Trindade a trilha será formada por 15 empresas e a meta é aumentar o faturamento em até 15% ao fim do projeto. “Em Goiânia, conseguimos resultados acima de 40% com o desenvolvimento da trilha que ajuda e apoia os empresários a performar melhor do que no ano anterior”, ressaltou a gestora estadual.

Thaís Oliveira, gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás enfatizou que a Trilha da Moda contempla formações técnicas, mentorias, consultorias e eventos estratégicos voltados à profissionalização e à competitividade do setor

O secretário municipal de Indústria e Comércio, José Viana, reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico local. “Trindade tem vocação empreendedora e a moda é uma das nossas potências. A trilha chega para consolidar isso e será um divisor de águas para a nossa cidade porque, sem dúvida, irá fortalecer muito nosso polo têxtil que possui diversos segmentos, como modinha, acessórios, indústrias, facções, jeans e voltará a ser pujante como era há muitos anos”, avaliou.

Para José Viana, o setor é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico do município, gera emprego, renda e um contexto de oportunidades. “Aproveito para agradecer todas as parcerias com o Sebrae durante esse ano e acredito muito que o segmento de moda terá a chance de alavancar com mais essa parceria entre prefeitura e Sebrae. O evento marca o início de uma nova etapa para o setor em Trindade, com foco em valorização da identidade local, inovação e geração de oportunidades para quem faz moda no município. A secretaria de Indústria e Comércio está aqui para somar os esforços e apoiar”, reforçou.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, José Viana ressaltou que o setor de moda é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico do município, gera emprego, renda e um contexto de oportunidades

O lançamento da Trilha da Moda em Trindade, explica Renata Lopes, analista e gestora de Moda da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, foi um momento de mobilização e inspiração para os empreendedores do setor como comércio varejista, indústria e serviços com foco em novas oportunidades, conexões e aprendizado. A gestora conta que é o terceiro ano que trabalha com a Trilha e que nos dois primeiros o trabalho foi desenvolvido em Aparecida de Goiânia, com 20% e 37% respectivamente no primeiro e no segundo ano. “Nós teremos quatro consultorias dentro das áreas de Gestão e administração de processos, Marketing, Gestão financeira e Transformação digital. Um consultor apadrinha uma empresa e passa a fazer um diagnóstico de qual setor precisa de mais atenção e mudanças. O tempo dedicado em cada um dos assuntos é escolhido de acordo com a maior dificuldade que a empresa apresenta”, enfatiza.

Renata Lopes, gestora de Moda da Regional Metropolitana do Sebrae conta que serão 100h de consultoria distribuídas em quatro áreas: Gestão e administração de processos, Marketing, Gestão financeira e Transformação digital

Mensalmente, os empresários também participam de um evento chamado Café com Moda, em que têm a oportunidade de fazer conexões, trocar boas práticas e ainda participam de uma palestra ou oficina, com temas da atualidade, ‘Como avaliar meu Instagram, ‘Vendas online’, ‘Marketplace’, ‘Como ampliar a estratégia de marketing do seu negócio’ e ‘Gestão financeira’. “Temos uma meta de aumento de 15% de faturamento. Em 2024 nós tivemos em Aparecida 20% de aumento de faturamento, em 2025, 37%. Tenho certeza de que em 2026 também vai ser um sucesso aqui em Trindade”, acredita Renata.

Trindade foi destacada pela gestora do município pela Regional Metropolitana do Sebrae, Nadyenne Albernaz, como um polo estratégico da moda, com forte presença de confecções, facções e comércio varejista e atacadista. Ela ressaltou ainda a importância da Casa da Costura, que forma novos empreendedores a cada semestre, e da parceria consolidada com a Prefeitura e a Sala do Empreendedor, que já oferecem atendimentos expressivos.

A gestora de Trindade pela Regional Metropolitana do Sebrae, Nadyenne Albernaz, a Trilha da Moda chega para integrar esse setor e potencializar ainda mais o desenvolvimento local, fortalecendo o segmento de forma coletiva

Para Nadyenne, trazer a Trilha da Moda para o município em 2026 significa unir e fortalecer o segmento de forma coletiva. “Trindade tem vocação para a moda e um grande número de empreendedores. A Trilha da Moda chega para integrar esse setor e potencializar ainda mais o desenvolvimento local, fortalecendo o segmento de forma coletiva.”

“A Trilha vem em boa hora”, garante a empresária Débora Lopes Vieira que já fez a pré-inscrição

A empresária Débora Lopes Vieira, que trabalha com modinha, participou da apresentação e trabalha no segmento há 16 anos com confecção e há cinco anos com loja. “Meu maior desafio é fazer a gestão da empresa da forma correta. Com a trilha vou conseguir fazer a gestão financeira, controlar meu estoque, melhorar a precificação, a marca e quero entrar em um marketplace. Essa jornada de conhecimento chegou em boa hora e já fiz minha pré-inscrição”, garantiu Débora

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Regional Metropolitana do Sebrae Goiás
  • Trinha da Moda