ASN GO
Compartilhe

Sebrae promove palestra sobre a reforma tributária e reúne profissionais de diversos setores em Goianésia

O consultor Mauro Santos falou sobre simplificação do sistema, a unificação de impostos, o fim da cumulatividade, o encerramento da guerra fiscal entre estados entre outros assuntos
Por Caio Santos, de Goianésia
ASN GO
Compartilhe

Consultor Mauro Santos, consultor do Sebrae Goiás ministrou palestra com tema “Nova reforma tributária: o que muda na prática” (Fotos: Caio Santos)

O Sebrae realizou, na noite de terça-feira, 3, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goianésia (CDL), uma palestra voltada à discussão prática da nova reforma tributária. O encontro reuniu profissionais, entre contadores, empresários, empreendedores, gerentes bancários e representantes de diferentes segmentos econômicos, interessados em compreender os impactos das mudanças previstas na legislação.

Para Flávia Santos, analista do Sebrae, a expressiva participação do público reforça a relevância do tema para o ambiente empresarial. “A gente já começou o ano de 2026 com essa pauta importante da reforma tributária. Já imaginei que seria um dos assuntos mais pedidos em nossas capacitações, e assim foi como esperado. O auditório lotado, com mais de 100 pessoas, mostra que o empreendedor e o empresário estão atentos às mudanças, e o Sebrae cumpre seu papel ao levar informação e capacitação”, afirmou.

Flávia Santos, analista do Sebrae, ressaltou a importância da pauta para os empreendedores de pequenos negócios

Com o tema “Nova reforma tributária: o que muda na prática”, a capacitação foi ministrada por Mauro Santos, contador por formação, especialista em auditoria contábil, finanças e gestão empresarial, empresário da área contábil e consultor credenciado do Sebrae, com mais de 15 anos de atuação junto à instituição.

Durante a palestra, Mauro apresentou os principais objetivos da reforma tributária, entre eles a simplificação do sistema, a unificação de impostos, o fim da cumulatividade, o encerramento da guerra fiscal entre estados, a promoção da justiça social e a inclusão de instrumentos voltados à defesa do meio ambiente. Entre os pontos debatidos estiveram a redução a zero das alíquotas para produtos que compõem a cesta básica nacional e a adoção do cashback, mecanismo que prevê a devolução parcial ou total de tributos pagos por pessoas físicas, contribuindo para reduzir a regressividade da tributação sobre o consumo e favorecer a distribuição de renda.

O público recebeu orientações específicas sobre os reflexos da reforma para diferentes regimes tributários. No caso do Microempreendedor Individual (MEI), foi abordada a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal para todas as operações a partir de 2027, a manutenção do modelo atual da contribuição previdenciária, entre outros pontos. Já para as empresas optantes pelo Simples Nacional, a partir de 2027 será possível escolher entre recolher o IBS e a CBS por meio da guia do Simples ou pelo regime não cumulativo.

Durante o encontro, o especialista apresentou os impactos práticos da reforma tributária e profissionais de diversas áreas como contadores, empreendedores, gerentes bancários e representantes de diferentes segmentos econômicos

Ao comentar os desafios do novo modelo, Mauro Santos ressaltou que o período de transição exigirá atenção redobrada. “Acredito que a maior dificuldade seja o regime híbrido, o período transitório, em que vamos conviver com impostos que serão extintos, como ICMS, ISS, PIS e Cofins, ao mesmo tempo em que começam a vigorar os novos tributos, CBS e IBS. Nesse intervalo, teremos uma maior quantidade de impostos em circulação, o que tende a tornar esse momento mais complexo para contadores e empresários”, explicou.

Em outro trecho da palestra, o especialista avaliou que, após a consolidação do novo sistema, o modelo tende a se tornar mais transparente para o contribuinte. “Com a reforma tributária, a forma de cálculo dos impostos será mais simples. Teremos menos tributos, menos alíquotas e menos legislações paralelas. Isso facilita a compreensão do que está sendo pago e amplia a possibilidade de fiscalização social sobre o uso desses recursos”, completou.

Entre os participantes, a iniciativa foi avaliada como estratégica para a atualização profissional. Para João Vitor Souza Moura, gerente pessoa física do Sicoob Coopercred em Goianésia, o contato com o conteúdo técnico fortalece o atendimento aos cooperados. “É muito importante estarmos sempre atualizados. Hoje participamos com gerentes de diferentes áreas e com a equipe contábil. Esse conhecimento nos permite orientar melhor nossos cooperados, levando informação clara e segura para quem está na ponta”, afirmou.

A palestra integra a agenda de capacitações do Sebrae voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo regional, oferecendo subsídios técnicos para que empresários e profissionais se preparem, com antecedência, para as mudanças que serão implementadas gradualmente nos próximos anos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

-

  • Goianésia
  • Reforfa Tributária
  • Sebrae Regional Norte