ASN GO
Compartilhe

Seminário realiza alinhamento para atuação no Programa Cidade Empreendedora

Durante a reunião, analistas e agentes discutiram ações de políticas públicas que estão previstas para o ano de 2023
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O seminário realizado em Goiânia reuniu analisas e agentes de diversas partes do estado (Fotos Silvio Simões)

O Sebrae Goiás realizou, nesta quarta-feira (1º), o Seminário de Alinhamento para Atuação no Programa Cidade Empreendedora – Agentes Territoriais Sebrae. O evento foi feito no SJ Premium hotel e contou com a presença de analistas e agentes de diversas partes do estado. O objetivo é a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

A responsável pela área, Elaine Moura, destaca que as politicas públicas e o desenvolvimento territorial são assuntos que estão dentro do Sistema Sebrae em todos estados. “Neste caso trabalhamos com um cliente que é do Sebrae, mas que muitas vezes as pessoas não sabem. São eles: os setores público e não-governamental”, disse. “Isso significa que não atendemos enquanto CNPJ eles, mas sim quem melhora o ambiente de negócios para este CNPJ”, completou.

Entre os exemplos atendidos estão as prefeituras e as secretarias municipais e órgãos governamentais estaduais que trabalham com processo de empreendedorismo. “Com este público-alvo, a ideia é reunir este grupo de atores que de alguma forma interagem com este cliente”, explica. Entre os presentes na reunião estavam os agentes territoriais do Sebrae, que fazem parte do quadro de empresas credenciadas, a equipe de politicas publicas e desenvolvimento territorial, a equipe da unidade de atendimento regional e as equipes de microrregionais com seus respectivos gerentes e analistas.

Elaine Moura, responsável pelo programa

A ideia, segundo Elaine, é que de março a novembro a equipe esteja “engrenada”, entendendo o papel de cada um destes atores. “Assim, alcançaremos o que queremos: que é um ambiente melhorado para os empreendedores nos municípios goianos”, enfatizou.

Ações

O início do programa é sempre feito com a realização da reunião no mês de março. “Este alinhamento é realizado antes de sairmos a campo, pelos municípios contemplados”, explicou. Conforme ela, outros encontros são feitos ao longo do ano para um monitoramento.

Ao todo, a meta é atender pelo programa neste ano 112 cidades. “Esses municípios representam mais de 90% da população empresarial do estado”, afirmou. Para as ações realizadas, ela explica que a seleção dos municípios participantes é definida de acordo com a densidade territorial e depende se a cidade tem um processo mais maduro de politicas públicas. A perspectiva a cada ano, segundo Elaine, é de continuidade da participação dos municípios goianos. “A melhoria do ambiente de negócio é algo contínuo”, frisou Elaine.

Conexão

A analista Glenda Oliveira Garcia

A analista do Sebrae Goiás Glenda Oliveira Garcia aponta que na sede do Sebrae, em Goiânia, é feita essa “conexão” com o que está acontecendo nas cidades do interior goiano e o que existe de estratégia dentro do ambiente de negócios. Esse ano, segundo ela, o programa está mais “robusto”.

O intuito final, segundo ela, é que o desenvolvimento dos locais atendidos possa gerar uma maior renda para quem vive naquele município. “Um prefeito bem engajado, que trabalha coisas básicos como saneamento, por exemplo, possibilita a melhoria da qualidade de vida e também motiva a empreender”, analisou.

Segundo ela, as ações já estão definidas e são divididas nos formatos Cidade Empreendedora Essencial, que é a versão gratuita; e Cidade Empreendedora de Transformação, que é uma versão um pouco mais elaborada, que tem soluções nacionais, inclusive, em que é possível explorar um pouco mais para municípios que têm interesse em pagar. A contrapartida neste caso é de 30%. Por fim, também há a Cidade Empreendedora Evolução, que também é paga, com a mesma porcentagem, mas para isso a cidade precisa ter participado da versão paga do ano anterior, seguindo uma evolução como o próprio nome já diz.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • alinhamento
  • Cidade Empreendedora
  • Goiânia
  • políticas públicas
  • seminário