ASN GO
Compartilhe

Sete municípios do Centro-Leste do estado se unem pela gestão de resíduos sólidos

Encontro Regional Temático em Silvânia reforça parcerias, troca de experiências e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe
Encontro faz parte do Programa Cidade Empreendedora (Fotos Rafael Ferreira)

Nesta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Silvânia se transformou em um ponto de encontro para gestores públicos, lideranças e técnicos de sete municípios goianos que decidiram unir forças em prol de um objetivo: melhorar a gestão de resíduos sólidos e fortalecer práticas de sustentabilidade. O Encontro Regional Temático – Gestão de Resíduos Sólidos faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae Goiás. O evento reuniu gestores públicos de Vianópolis, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Alexânia, Pirenópolis e Anápolis, além da cidade anfitriã, Silvânia.

A abertura oficial foi conduzida pelo Gerente do Sebrae na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, e pelo presidente da Câmara Municipal, Pastor Genilton. Também participaram o vice-prefeito, Fábio André da Silva, o secretário de Indústria e Comércio, Luciano Fiorari, e a secretária de Agricultura, Cláudia Inês Frota, entre outros secretários de Silvânia. Também pelo Sebrae, marcaram presença o analista responsável pelo evento, Fausto Silva, e Elaine Moura, analista de Gestão Pública do Sebrae Goiás.

O gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil

Logo no início, ficou claro que o foco não era apenas falar sobre reciclagem, mas discutir estratégias práticas, de curto e longo prazo, que realmente funcionem na rotina das cidades. Monturil destacou a relevância da atuação das lideranças na implementação de políticas públicas voltadas à criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com ênfase especial no papel dos Agentes de Desenvolvimento. “O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa que contribui muito para o crescimento e o desenvolvimento dos municípios”, enfatizou.

Coleta seletiva que realmente funciona

Um dos pontos mais enfatizados pelo engenheiro ambiental Maurício Fernandes, palestrante convidado, foi que a coleta seletiva só é eficiente quando há uma rede completa de ações — desde a separação feita pela população até o recolhimento e destinação final correta dos materiais. A experiência mostra que, se faltar qualquer etapa, o esforço se perde.

“Essa é a lógica que embasa as parcerias com cooperativas de reciclagem. Não basta conscientizar a população para separar o lixo se, na prática, o material não chega a um destino onde possa ser aproveitado”, disse o engenheiro. Esse alinhamento entre cidadãos, garis, coletores, cooperativas de reciclagem e gestores públicos foi apontado como fundamental.

Maurício Fernandes, engenheiro ambiental, foi o palestrante convidado do evento

Educação empreendedora e ambiental lado a lado

O encontro integra ações do Programa Educação Empreendedora, que, além de trabalhar conceitos de inovação e protagonismo, também aborda sustentabilidade e cidadania nas escolas. O foco é começar a mudança de mentalidade desde cedo.

Segundo os organizadores, trabalhar esses temas com crianças fomenta uma geração mais consciente e proativa. Isso também influencia diretamente as famílias e a comunidade. “Esse é um espaço para unir gestores, trocar experiências e criar soluções conjuntas para a gestão de resíduos sólidos. A força do coletivo é o que traz resultados concretos”, afirmou Fausto Silva, analista do Sebrae responsável pelo evento.

Além de representantes do Sebrae Goiás, secretários municipais e demais gestores públicos das cidades participaram do evento

Troca de experiências e soluções adaptadas à realidade local

Com a presença de gestores públicos e técnicos, o evento se tornou um verdadeiro ambiente de networking. As discussões passaram por experiências bem-sucedidas e desafios comuns, como a adaptação de projetos à realidade financeira e estrutural de cada município.

Maurício Fernandes trouxe exemplos práticos de planos de gestão de resíduos sólidos que aplicou em diferentes regiões do país. Com passagem como diretor de fiscalização ambiental em Camboriú (SC), ele compartilhou casos reais que mostraram que pequenas mudanças de procedimento podem gerar grande impacto.

Pastor Genilton abordou a importância de a cidade receber um encontro com foco tão relevante para o futuro das comunidades. Já Luciano Fiorari ressaltou o comprometimento do município com as políticas públicas. “Silvânia tem se comprometido cada vez mais com práticas sustentáveis. Este encontro reforça nossa responsabilidade em transformar boas ideias em ações efetivas”.

Elaine Moura, analista de Gestão Pública do Sebrae Goiás

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As discussões do encontro não ficaram restritas à prática local. Houve também um alinhamento às metas globais da Agenda 2030 da ONU. Segundo Elaine Moura, analista de Gestão Pública do Sebrae Goiás, o evento foi uma oportunidade para conectar as políticas públicas municipais à legislação ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O encontro é uma ferramenta estratégica para alinhar políticas públicas à legislação ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tornando cada ação mais efetiva”, reforçou Elaine. Entre os 17 ODS, ganharam destaque a Erradicação da fome, Educação de qualidade, Água potável e Saneamento de Cidades e Comunidades sustentáveis, que prevê consumo e produção responsáveis.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • encontro regional temático
  • gestão de resíduos
  • Programa Cidade Empreendedora