ASN GO
Compartilhe

Sorvete na chapa faz sucesso e ajuda a revitalizar espaço degradado

Casal investiu em ponto comercial na praça central e resgatou local de lazer abandonado, beneficiando a comunidade da cidade
Por Natalia Nuñez, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

As oportunidades de empreender podem estar em qualquer lugar e aparecer a qualquer momento. A empresa Caracol Sorvete na Chapa, na cidade de Posse, no Nordeste Goiano, é a prova disso. A empresa nasceu da vontade de um casal de namorados em ter mais tempo para investir no relacionamento. Denilze Gobbi e Adriano Lima, agora casados, são pais do Felipe, de dois anos, e sócios de um empreendimento que, além de ser opção gastronômica, também levou mais lazer ao município.

A publicitária Denilze morava em Brasília e voltou para a cidade natal para administrar os negócios da fazenda da família. Lá conheceu Adriano, que tinha dois empregos. “Um trabalho ocupava o dia e o outro, a parte da noite. As folgas e férias dos dois empregos dificilmente coincidiam”, conta Denilze. Foi quando ela sugeriu que ele investisse em um negócio próprio para terem mais tempo juntos.

A ideia veio durante uma viagem a Porto Seguro (BA), quando conheceram o sorvete na chapa. “O Adriano queria que fosse só um carrinho na rua, mas não daria certo por causa da temperatura do ambiente e da estabilidade da energia elétrica necessária para armazenamento e processo de preparação do sorvete. Teria que ser um ponto fixo e precisaríamos de um imóvel bem localizado”, lembra.

A partir daí Denilze passou a pesquisar e fez diversos cursos on-line, em 2019. “No começo dava errado, porque nossa cidade é muito quente, então os processos ensinados não serviam aqui”, explica. A massa também não tinha o sabor ideal, segundo ela. “Então, foi na tentativa e erro. Fui adaptando receitas e repetindo o processo incansavelmente até descobrir como deixar no formato certo e com um sabor agradável”, destaca.

O resultado veio. A base criada por ela não contém gordura hidrogenada, corantes, gorduras trans, conservantes nem saborizantes. “É pura fruta com uma base neutra”, comemora. Conforme ela, o cardápio já oferece 20 sabores.

O cardápio oferece 20 sabores de sorvete na chapa

O primeiro ponto foi uma loja pequena no centro da cidade, e como o sorvete é enrolado, remete ao formato do caracol, daí que veio o nome. Denilze também desenhou o logotipo e projetou o layout da loja. Com tudo organizado e já casados, Denilze engravidou e deixou os negócios na mão do marido. Até que chegou o momento de pedir apoio ao Sebrae.

Crescimento

O casal, que já ganhou um prêmio local, foi levando adiante o projeto graças às capacitações do Sebrae. O sucesso do negócio foi resultado de trabalho e esforço, mas também de tudo que apreenderam em capacitações.

Fãs do Sebrae, eles participaram do Empretec, da Missão Nacional Fispal Food Service 2023 e do programa ALI Produtividade e receberam instrutoria e consultoria em gestão financeira e mídias sociais. “Os ensinamentos do Sebrae foram o fio condutor para que pudéssemos criar, passo a passo, o nosso negócio com segurança, coerência e perspectivas de crescimento”, afirma Denilze. A sorveteria passou por alguns momentos críticos, mas a aceitação imediata e ter sobrevivido ao desafio da pandemia, funcionando por sistema de delivery, fez o casal de empresários dar a volta por cima.

Com tanto sucesso, eles perceberam que precisavam de um espaço maior. Foi quando descobriram que a Praça da Liberdade, que fica na região central e dispunha de um quiosque, estava para licitação.

“Estudei o edital, fiz um projeto para revitalizar o parquinho infantil, as quadras e os banheiros públicos e transformar o pequeno quiosque em uma loja”, relata Denilze. Ganharam a concorrência, o negócio cresceu e a comunidade ganhou um espaço de lazer que estava abandonado.

“Outra ideia que tivemos foi fazer um totem, que geralmente fica na entrada das cidades, e a nossa ainda não tinha. O nosso, com os dizeres ‘Eu Amo Posse’, fica na praça e se tornou mais uma atração. O pessoal adora o cenário para tirar fotos”, afirma.

Hoje, a loja dispõe também de uma cozinha maior, que permitiu a expansão do cardápio para outras opções como cafés e lanches, possui mesas internas e externas, que contam com guarda-sol, e conforme Denilze, a sorveteria está durante todo o período cheia de clientes. Ela garante que o objetivo é ir cada vez mais longe.

SERVIÇO

Caracol Sorvete na Chapa
Instagram: @caracolsorvetenachapa.posse
Endereço: Avenida Nazário Ribeiro – quiosque central da Praça da Liberdade – Posse
Telefone: (62) 99904-9103

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • case
  • Nordeste Goiano
  • posse
  • sorvete na chapa
  • sorveteria